Home » Suplementos » Emagrecimento » Feno-Grego: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Qual Comprar

Feno-Grego: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Qual Comprar

feno-grego

Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. O feno-grego, hoje, está presente na agricultura dos países do Mediterrâneo, Argentina, França, Índia, norte da África e nos Estados Unidos. Neste, é vendido sob inúmeras utilidades: como uma comida, condimento, planta medicinal e forrageira.

  Continua Depois da Publicidade  

O feno-grego pode chegar de 0,3m a 0,8m de altura e possui flores brancas, que surgem no começo do verão e desenvolvem-se em uma longa, delgada e amarelo/marrom espécie de casca que abriga sementes de feno-grego, as quais são utilizadas no comércio.

Para que serve

O feno-grego possui diversos benefícios. É considerado anticancerígeno, redutor dos níveis de glicose para diabéticos e possui funções antioxidantes, que impedem danos causados por radicais livres. O feno-grego possui, em suas sementes, proteína, Vitamina C, niacina, potássio, diosgenina (composto que tem propriedades similares ao estrógeno), alcaloides, lisina e L-triptofano, assim como saponinas esteroides (diosgenina, yamogenin, tigogenin e neotigogegin).

Essa erva é considerada uma planta digestiva, associada ao melhor funcionamento do sistema digestório. Pode ser consumida com o intuito da perda de peso, pois é também um laxante natural e inibidor do apetite. Além disso, o feno-grego também diminui o desconforto do período menstrual e minimiza sintomas da menopausa. Pode ser utilizada para tratar anemia, anorexia, celulite, problemas de desenvolvimento infantil, gastrite, inflamações, intestino preso, furúnculos, caspa, queda de cabelo etc.

Um dos principais usos e benefícios do feno-grego, no entanto, é na estimulação da produção de leite em mulheres que amamentam, utilizado para esse fim há séculos. As mães já costumam sentir o aumento de produção de leite 24-72 horas após a primeira dose de feno-grego. A dosagem de 3500mg por dia tem sido a ideal para produzir tais efeitos.

  Continua Depois da Publicidade  

Devido às propriedades estrógenas do feno-grego, suas sementes podem ser utilizadas para aumentar a libido e diminuir os efeitos de ondas de calor e de oscilações de humor, muito comuns na menopausa e na TPM.

Para balancear o colesterol

Estudos mostram que pessoas que tomam 56g de feno-grego diariamente alcançam mudanças significativas nos níveis de colesterol – em torno de 14% de redução. Depois de 24 semanas, as chances de que ocorram ataques cardíacos são diminuídas em 25%. As sementes podem ser consumidas junto às refeições ou na forma de cápsulas, ingeridas com água.

O feno-grego, assim, diminui o nível de colesterol ruim (LDL), diminuindo também as chances de problemas cardiovasculares; age, também, contra as diabetes do tipo 1 e 2, diminuindo a taxa de glicose no sangue.

Para problemas de pele

Pesquisas ainda indicam o feno-grego como um efetivo componente para tratar problemas de pele como abcessos, furúnculos, queimaduras, eczema e gota. Para inflamações de pele mais simples, basta encher uma colher com sementes de feno-grego e tritura-las para virarem pó. Em seguida, misturar esse pó com água morna, mergulhando um pedaço de pano limpo na mistura para depois aplicá-lo nas regiões afetadas da pele.

Para tratar refluxos e azia

As sementes do feno-grego contêm uma grande quantidade de mucilagem, composto que ajuda a acalmar inflamações gastrointestinais, revestindo a mucosa do estômago e do intestino. Polvilhe uma colher de chá de sementes de feno-grego em seu alimento, ou tome uma colher de chá de sementes e engula-os com água ou suco antes de qualquer refeição. Isso servirá como um remédio eficaz contra a azia ou o refluxo.

Benefícios para as mulheres

Além de todos os benefícios já citados, o fenugreek ainda é utilizado como ingrediente de vários chás e outros produtos que ajudam a balancear os hormônios femininos e/ou aumentar os seios. Para isso, recomenda-se adicionar o feno-grego na dieta do dia-a-dia; uma sugestão é consumir 3g de semente diariamente.

  Continua Depois da Publicidade  

Outro efeito do feno-grego é o de aumentar a produção do leite materno. Estudos mostram que ele é capaz de aumentar mais de 500% essa produção após 24-72 horas do seu consumo. A quantidade recomendada é de 1 cápsula de semente de feno-grego (500mg) 3 vezes ao dia.

O feno-grego ainda é muito utilizado por mulheres na hora do parto, pois estimula as contrações uterinas. Mulheres grávidas devem consumi-lo para esse fim apenas com o consentimento de seus médicos.

Feno-grego ajuda a emagrecer?

As sementes dessa erva são ricas em polissacarídeos conhecidos como galactomannan, o qual também é utilizado em suplementos alimentares. Pesquisas mostram que esse composto gera a sensação de saciedade, o que ajuda no processo da perda de peso. A pesquisa ainda mostra que o feno-grego possui mais de 75% de fibras solúveis, o que também auxilia para a sensação de saciedade. 

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais

Feno-grego é considerado seguro para mães que estão na fase de amamentação, se usado com moderação. Contudo, mesmo sendo praticamente um produto natural, essa planta possui efeitos colaterais a longo prazo ou se consumida de forma errada. Alguns exemplos são: suor, urina e/ou leite materno cheirando xarope de bordo (maple syrup), desconforto intestinal e náuseas, aplicações externas podem gerar reações cutâneas indesejáveis etc.

Caso a pessoa tenha alergia a amendoim ou grão-de-bico, deve-se evitar o feno-grego, pois esses alimentos são da mesma família da erva. Diabéticos ou hiperglicêmicos devem utilizá-lo com cautela, pois o feno-grego diminui o nível de glicose no sangue. Asmáticos não devem seguir a indicação de que a inalação de feno-grego ajuda com a doença, pois essa prática poderá até piorá-la.

Outro cuidado que deve-se ter ao consumir o fenugreek é com relação a outras drogas ou ervas que são tomadas regularmente, pois estas podem afetar na absorção da erva. É importante consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que este seja natural.

Qual comprar e como usar

Usufruir dos benefícios do feno-grego não é difícil. Ele pode ser comprado em muitas lojas de comidas saudáveis e naturais.

As principais versões vendidas desse produto são o chá, onde o feno-grego está em sua forma mais fraca, bastando 1 colher da erva na hora do preparo, e na forma de sementes, sendo utilizadas para compressas. Coloque várias sementes em 1 copo de água e as amasse. Em seguida, coloque-as em um pano limpo e quente.

As pílulas do feno-grego devem ser consumidas com água. A quantidade recomendada vai de 2-3 cápsulas, 3 vezes por dia à 6-12 cápsulas por dia.

Referências adicionais:

Você já utilizou o feno-grego para algum dos benefícios a que a erva é atribuída? Obteve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (314 votos, média: 3,89 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

36 comentários

  1. Tenho problema de intestino preso colo inritado gostaria de saber se posso tomar feno grego em pó, usando uma colher de cha na vitamina que faço pela manhã com mamão linhaça aveia .

  2. Dulcinea Cruz Pereora

    Vi na internet que feno grego com leite e aniz estrelado faz crescer os seios e os gluteos ..É vetdade?

  3. Valéria Marcia Cardoso Zachél

    Posso fazer o chá com as sementes? posso comer após hidratado, assim com a faço com a chia?

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*