feno-grego

Feno-Grego: Para Que Serve, Efeitos Colaterais e Qual Comprar

Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais antigas plantas medicinais cultivadas, seu uso é terapêutico desde a antiguidade. O feno-grego, hoje, está presente na agricultura dos países do Mediterrâneo, Argentina, França, Índia, norte da África e nos Estados Unidos. Neste, é vendido sob inúmeras utilidades: como uma comida, condimento, planta medicinal e forrageira.

O feno-grego pode chegar de 0,3m a 0,8m de altura e possui flores brancas, que surgem no começo do verão e desenvolvem-se em uma longa, delgada e amarelo/marrom espécie de casca que abriga sementes de feno-grego, as quais são utilizadas no comércio.

Para que serve

O feno-grego possui diversos benefícios. É considerado anticancerígeno, redutor dos níveis de glicose para diabéticos e possui funções antioxidantes, que impedem danos causados por radicais livres. O feno-grego possui, em suas sementes, proteína, Vitamina C, niacina, potássio, diosgenina (composto que tem propriedades similares ao estrógeno), alcaloides, lisina e L-triptofano, assim como saponinas esteroides (diosgenina, yamogenin, tigogenin e neotigogegin).

Essa erva é considerada uma planta digestiva, associada ao melhor funcionamento do sistema digestório. Pode ser consumida com o intuito da perda de peso, pois é também um laxante natural e inibidor do apetite. Além disso, o feno-grego também diminui o desconforto do período menstrual e minimiza sintomas da menopausa. Pode ser utilizada para tratar anemia, anorexia, celulite, problemas de desenvolvimento infantil, gastrite, inflamações, intestino preso, furúnculos, caspa, queda de cabelo etc.

Um dos principais usos e benefícios do feno-grego, no entanto, é na estimulação da produção de leite em mulheres que amamentam, utilizado para esse fim há séculos. As mães já costumam sentir o aumento de produção de leite 24-72 horas após a primeira dose de feno-grego. A dosagem de 3500mg por dia tem sido a ideal para produzir tais efeitos.

Devido às propriedades estrógenas do feno-grego, suas sementes podem ser utilizadas para aumentar a libido e diminuir os efeitos de ondas de calor e de oscilações de humor, muito comuns na menopausa e na TPM.

Para balancear o colesterol

Estudos mostram que pessoas que tomam 56g de feno-grego diariamente alcançam mudanças significativas nos níveis de colesterol – em torno de 14% de redução. Depois de 24 semanas, as chances de que ocorram ataques cardíacos são diminuídas em 25%. As sementes podem ser consumidas junto às refeições ou na forma de cápsulas, ingeridas com água.

O feno-grego, assim, diminui o nível de colesterol ruim (LDL), diminuindo também as chances de problemas cardiovasculares; age, também, contra as diabetes do tipo 1 e 2, diminuindo a taxa de glicose no sangue.

Para problemas de pele

Pesquisas ainda indicam o feno-grego como um efetivo componente para tratar problemas de pele como abcessos, furúnculos, queimaduras, eczema e gota. Para inflamações de pele mais simples, basta encher uma colher com sementes de feno-grego e tritura-las para virarem pó. Em seguida, misturar esse pó com água morna, mergulhando um pedaço de pano limpo na mistura para depois aplicá-lo nas regiões afetadas da pele.

Para tratar refluxos e azia

As sementes do feno-grego contêm uma grande quantidade de mucilagem, composto que ajuda a acalmar inflamações gastrointestinais, revestindo a mucosa do estômago e do intestino. Polvilhe uma colher de chá de sementes de feno-grego em seu alimento, ou tome uma colher de chá de sementes e engula-os com água ou suco antes de qualquer refeição. Isso servirá como um remédio eficaz contra a azia ou o refluxo.

Benefícios para as mulheres

Além de todos os benefícios já citados, o fenugreek ainda é utilizado como ingrediente de vários chás e outros produtos que ajudam a balancear os hormônios femininos e/ou aumentar os seios. Para isso, recomenda-se adicionar o feno-grego na dieta do dia-a-dia; uma sugestão é consumir 3g de semente diariamente.

Outro efeito do feno-grego é o de aumentar a produção do leite materno. Estudos mostram que ele é capaz de aumentar mais de 500% essa produção após 24-72 horas do seu consumo. A quantidade recomendada é de 1 cápsula de semente de feno-grego (500mg) 3 vezes ao dia.

O feno-grego ainda é muito utilizado por mulheres na hora do parto, pois estimula as contrações uterinas. Mulheres grávidas devem consumi-lo para esse fim apenas com o consentimento de seus médicos.

Feno-grego ajuda a emagrecer?

As sementes dessa erva são ricas em polissacarídeos conhecidos como galactomannan, o qual também é utilizado em suplementos alimentares. Pesquisas mostram que esse composto gera a sensação de saciedade, o que ajuda no processo da perda de peso. A pesquisa ainda mostra que o feno-grego possui mais de 75% de fibras solúveis, o que também auxilia para a sensação de saciedade. 

Efeitos colaterais

Feno-grego é considerado seguro para mães que estão na fase de amamentação, se usado com moderação. Contudo, mesmo sendo praticamente um produto natural, essa planta possui efeitos colaterais a longo prazo ou se consumida de forma errada. Alguns exemplos são: suor, urina e/ou leite materno cheirando xarope de bordo (maple syrup), desconforto intestinal e náuseas, aplicações externas podem gerar reações cutâneas indesejáveis etc.

Caso a pessoa tenha alergia a amendoim ou grão-de-bico, deve-se evitar o feno-grego, pois esses alimentos são da mesma família da erva. Diabéticos ou hiperglicêmicos devem utilizá-lo com cautela, pois o feno-grego diminui o nível de glicose no sangue. Asmáticos não devem seguir a indicação de que a inalação de feno-grego ajuda com a doença, pois essa prática poderá até piorá-la.

Outro cuidado que deve-se ter ao consumir o fenugreek é com relação a outras drogas ou ervas que são tomadas regularmente, pois estas podem afetar na absorção da erva. É importante consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento, mesmo que este seja natural.

Qual comprar e como usar

Usufruir dos benefícios do feno-grego não é difícil. Ele pode ser comprado em muitas lojas de comidas saudáveis e naturais.

As principais versões vendidas desse produto são o chá, onde o feno-grego está em sua forma mais fraca, bastando 1 colher da erva na hora do preparo, e na forma de sementes, sendo utilizadas para compressas. Coloque várias sementes em 1 copo de água e as amasse. Em seguida, coloque-as em um pano limpo e quente.

As pílulas do feno-grego devem ser consumidas com água. A quantidade recomendada vai de 2-3 cápsulas, 3 vezes por dia à 6-12 cápsulas por dia.

Referências adicionais:

Você já utilizou o feno-grego para algum dos benefícios a que a erva é atribuída? Obteve bons resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (298 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

33 comentários

  1. Preciso saber como posso comprar feno grego

  2. Gostaria de saber onde posso comprar as cápsulas de feno grego.

  3. O feno grego tbém pode ajudar a ganhar peso ?

  4. Vi que também é indicado para crescer o cabelo, é verdade isso? to com medo de comprar atoa :/

  5. Preciso comprar urgente

  6. Comprei o feno grego na forma de chá (po) queria saber como preparar e quantas vezes tomar!

  7. Eu li que é bom para reduzir o colesterol, crescer cabelos, emagrecer e fazer os seios crescerem. Apesar de contar 70 anos, quase 71, ainda tenho cá as minhas vaidades e como trabalho fora costumo me cuidar para não parecer uma velha desleixada. Comprei feno grego no mercado público. Vende pacotinhos de sementes de 40 gramas por 3 reais. Comprei vários pacotinhos. Só que as sementes são muito duras. Tem videos no Youtube ensinando como se utiliza, deixando de molho e usando depois, mas eu sou muito prática e queria usar logo, sem deixar um dia ou dois de molho. Tentei transformar as sementes em pó no liquidificador! Não deu certo, elas são muito duras. Dai fui na Polishop do Shopping e comprei um moedorzinho de grãos de café!!! Bingo!! As sementes ficam tal qual farinha de trigo. Então eu coloco todas as noites uma colher de chá num copo, jogo dentro uma pastilha de cebion, porque o gosto é ruim, e encho o copo de água. Bebo assim. Também uma vez por semana eu uso duas colheres de sopa de sementes e quando virou pozinho eu coloco num potezinho e boto oleo de coco, de oliva, de amendoas, qualquer oleo que tenha em casa. Dai eu passo no couro cabeludo com aquele pincel de passar tintura. quando passei por toda a cabeça eu faço uma vigorosa massagem com as mãos e coloco uma sacola de plástico e vou ver tv por uma ou mais horas. Depois lavo normal. Gente estou com o cabelo sedoso. Acordo de manhã e saio pra rua sem pentear, ficou cheio de cachos. Estou feliz… Vi que na internet tem muitas lojas que vendem as sementes e também em po. Não recomendo a compra do pó. Ele perde as propriedades com o tempo. É melhor triturar na hora como eu faço. Até pensei em deixar de molho, guardar a agua, triturar, colocar de volta na agua e usar um recipiente que produza spay para passar durante o dia nos cabelos. Vou por em prática essa idéia… Beijos

  8. UBIRATAN ROSA PASSOS

    Ele não causa efeitos estrogênicos em homens?

  9. Fenagrego pode ser usado por homens? Há alguma contraindicação?

  10. quero saber se aumenta a libido mesmo?

  11. tenho usado para problemas gastro intestinais tem sido otimo, vinha tomando medicacao pesada e vitamina com alta concentracao e estava com problemas gastricos, ele é melhor que o omeprazol e milantha,,,inclusive.
    sobre a semente ser dura, se deixar de molho em água, ela amolece em 3 horas temperatura ambiente,,,é uma semente sensivel melhor deixar em agua na geladeira e quando precisar é bom aquecer só o que vai utilizar,,,valeu,,,nao sei se faz essses milagres todos ai, mas sei que para o estomago e intestino está sendo otimo,,,

  12. Desconheço se há um umento de estrógeno em homens queria saber se é uma alternativa ao tribulus e mais eficaz por ser um suposto UP na libido e excitação!!! Se alguém dizer uso relata ae

  13. Alguém sabe como usar para diabéticos?

    • Li em um post ano passado que diabéticos não podem fazer uso do feno grego, se fazem uso de insulina… devido esse produto já possuir a ação de controlar a glicose naturalmente… aí a pessoa diabética poderá sofrer hipoglicemia.

  14. Maria Helena Ávila dias

    Boa tarde será possível me esclarecer se o feno grego pode diminuir o efeito da pílula anticoncepcional? Agradeço desde já.
    Cumprimentos

  15. Boa noite, gostaria de saber se o feno grego realmente ajuda a crescer os seios. Quero mandar manipular capsulas numa farmacia, e gostaria de saber quantas gramas da semente posso mandar fazer para essa finalidade.

  16. ines de lurdes c rodrigues

    ola eu gostaria de ter este produto aode eu encomtro este prodoto porfafor ne respoda

  17. Tem pra comprar na internet, ô caramba. Basta por no Google.

  18. TENHO S.I.I. SOFRO MUITO ESTA’VINDO MAIS CONSTANTE , SINTO O INTESTINO INFLAMADO COM DOR NO CORPO TODO, FRAQUESA NAS PERNAS, FICO GEMENDO NA CAMA !! TOMO LEITE DE MAGNESIA DE FHILIPE , COMO LAXANTE, MAS COMO E’ INFLAMACAO , AI PIORA, NAO SEI O QUE FAZER !!! TENHO 83 ANOS SEMPRE FUI CONSTIPADA, HA’ UNS TRES ANOS PIOROU !! SERA’ QUE O FENUGREEK , VAI AJUDAR-ME , GOSTARIA DE NAO PRECISAR MAIS DE LAXANTE E DE CRISTEIS !!! TUDO ISSO DEIXA MEU INTESTINO COM MUITA DORES. SOU VEGETARIANA POR UNS 20 ANOS , AS VEZES SINTO QUE AS FEZES ESTAO MOLE, MAS POR ESTAR INFLAMADO MEU INTESTINO NAO CONSEGUE EXPULSA-LAS, AI TOMO LAXANTE, SO’ DE VER O LAXANTE QUERO VUMITAR NAO AGUENTO MAIS , SALAMARGO, NADA !! QUANDO NAO TENHO DOR CONSIGO SENTIR A VIDA DO CONTRARIO QUE MORRER !!! MEDICOS DIZEM QUE NAO TEM CURA. MINHA FILHA ,COMPROU FENUGREEK DE 1500 MG. COMECEI ONTEM , QUANTOS POSSO TOMAR POR DIA PARA SERVIR DE LAXANTE !!! PECO AO NOSSO DEUS QUE ABENCOE A TODOS QUE AJUDAR-ME . MORO EM SEATLLE WA. USA. DESDE 1990 !!! NAMASTE .

  19. Tenho Síndrome do intestino irritável e sou 100% alérgica a lactose. Tenho muita diarréia, tomo trimebutina. Gostaria de tentar algo mais natural. O Feno-grego é indicado no meu caso?

  20. Gostaria de saber se o feno grego serve para quem tem
    Imunidade baixa?

  21. Tenho problema de intestino preso colo inritado gostaria de saber se posso tomar feno grego em pó, usando uma colher de cha na vitamina que faço pela manhã com mamão linhaça aveia .

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*