Flogo rosa – Para que serve, como usar e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2021

Esse remédio para lavagem íntima é um ótimo anti-inflamatório que alivia irritações vaginais. Saiba para que serve o flogo rosa, como usar e cuidados.

  Continua Depois da Publicidade  

O flogo rosa é um remédio de uso tópico muito útil para mulheres com vaginite e outras infecções vaginais. A benzidamina é o princípio ativo responsável pelo efeito anti-inflamatório e analgésico e anestésico do remédio.

Aliás, a benzidamina assegura rápido alívio para mulheres que sentem ardência na vagina.  Mas, além de ser usado para lavar a região íntima, o flogo rosa também pode ser usado para um banho de assento.

Enfim, saiba mais sobre esse remédio anti-inflamatório e conheça as infecções que ele pode ajudar a tratar.

Para que serve o flogo rosa

saúde íntima feminina

Este produto é mais conhecido no tratamento de vulvovaginite aguda, que é uma inflamação ginecológica muito comum.

Além disso, o remédio também pode ser usado nos seguintes casos para:

  1. Ajudar no tratamento de infecções fúngicas como a candidíase e a tricomoníase;
  2. Higienizar a região íntima depois do parto vaginal;
  3. Garantir a higiene da vagina antes ou depois de uma cirurgia íntima.

A benzidamina presente no flogo rosa atua localmente aliviando sinais e sintomas desagradáveis, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Ardência;
  • Irritação;
  • Desconforto.

Além disso, o flogo rosa ajuda a higienizar a região íntima e a prevenir infecções.

Como usar o flogo rosa

É possível encontrar o produto de duas formas: em pó ou em líquido. Em ambos casos, é preciso diluir o produto em água antes do uso. 

Versão em pó

É importante ler as instruções presentes no rótulo ou bula do remédio. Em geral, são 1 ou 2 envelopes de flogo rosa em pó para cada 1 litro de água.

Depois de dissolver bem, use a solução para lavar a região íntima 1 ou 2 vezes por dia. Ou então, use para um banho de assento.

Versão líquida

No caso do flogo rosa líquido, é preciso diluir de 10 a 20 mL do remédio em 1 litro de água. A recomendação de uso é a mesma: 1 ou 2 vezes por dia.

Cuidados

Apesar de parecer inofensivo e até bastante higiênico usar o flogo rosa, não é bom usar o produto por muito tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Em algumas mulheres, o uso prolongado do medicamento para lavagem íntima pode causar coceira e irritação local – justamente os sintomas que o remédio deve ajudar a tratar.

Por isso, pergunte ao seu ginecologista por quantos dias você deve fazer a lavagem íntima. Além disso, não deixe de ir ao médico, pois dependendo da inflamação, pode ser necessário tomar remédios prescritos.

De toda forma, quando usado sob orientação médica, o flogo rosa promove um alívio rápido de sintomas desagradáveis preservando a flora vaginal normal.

Fontes e referências adicionais

Você já usou o flogo rosa por indicação médica? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário