Genotropin – O Que é, Como Funciona e Efeitos Colaterais

Especialista:
atualizado em 24/07/2020

Genotropin é o nome comercial da Somatropina, o hormônio do crescimento sintetizado em laboratório e que tem a mesma função do hormônio produzido pelo corpo humano.

Produzido pela hipófise, o hormônio do crescimento atua em diversas partes do corpo para promover o crescimento ósseo e muscular em crianças.

Em adultos, o hormônio não causa crescimento em estatura, mas ajuda a manter uma estrutura corporal normal e também participa do equilíbrio do metabolismo.

Para que Serve

O Genotropin é indicado para crianças com déficit de crescimento e para adultos com deficiência na produção de hormônio de crescimento, que pode ser resultado de doenças, cirurgias ou tratamento com radioterapia.

Como funciona o Genotropin?

Ao ser liberada pela hipófise, a somatropina segue pela corrente sanguínea até atingir o fígado, órgão que será estimulado a produzir uma proteína conhecida como IGF-1 (fator de crescimento semelhante à insulina, em inglês).

Uma das funções da IGF-1 é estimular a multiplicação das células cartilaginosas (condrócitos) localizadas nas extremidades dos ossos longos. Em crianças, essa propriedade permite o crescimento dos ossos, aumentando a estatura da criança até a chegada da puberdade, quando a cartilagem na extremidade dos ossos é convertida em tecido ósseo e fica imune ao funcionamento do IGF-1.

O IFG-1 tem ainda função anabolizante, já que atua nas células musculares imaturas, acelerando a formação de tecido muscular, e também promove síntese de novas proteínas nas células maduras.

E além dessas funções ligadas ao crescimento ósseo e muscular, a somatropina ainda participa do metabolismo, reduzindo a quantidade de gordura estocada nas células adiposas e regulando os níveis de açúcar no sangue.

Genotropin nos esportes

Há muitos anos o hormônio de crescimento é utilizado por atletas que querem melhorar a performance e reduzir o tempo de recuperação muscular após exercícios extenuantes.

Por se tratar obviamente de uma vantagem sobre os demais competidores, o hormônio foi proibido por diversas organizações esportivas e seu uso é considerado como doping.

Contraindicações

O Genotropin não deve ser utilizado por gestantes e pacientes com histórico de tumores benignos ou câncer. E se você apresenta ou tem predisposição a diabetes, converse com seu médico antes de iniciar o tratamento com Genotropin.

Efeitos Colaterais

Alguns dos efeitos colaterais do Genotropin incluem a elevação da glicemia do sangue, o que pode levar ao surgimento do diabetes tipo 2 durante o tratamento com o medicamento. Dores musculares e nas articulações, inchaço e síndrome do túnel do carpo também podem ser um efeito colateral do Genotropin.

O uso da somatropina em doses inadequadas também pode levar a um aumento nos ossos da mandíbula e nas extremidades dos dedos, condição conhecida como acromegalia.

O uso prolongado do hormônio de crescimento pode predispor o organismo à formação de tumores, uma vez que estimula a diferenciação e o crescimento celular.

É seguro?

A utilização deste como qualquer outro medicamento é seguro se feito com a prescrição e acompanhamento médico.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (120 votos, média: 3,93 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário