Grávida pode tomar sol? Cuidados e dicas

Especialista da área:
atualizado em 30/12/2021

Tomar sol faz muito bem para a saúde, pois esta é a melhor forma de obter vitamina D. Mas quando se está grávida, é importante ter alguns cuidados ao se expor ao sol.

  Continua Depois da Publicidade  

Existem muitas mudanças hormonais durante a gestação que aumentam o risco de manchas na pele durante a exposição à luz solar. Além disso, as grávidas são mais suscetíveis à queda de pressão e à desidratação, principalmente quando expostas ao sol.

Confira então se grávida pode tomar sol e quais são as dicas para se proteger. 

Grávida pode tomar sol?

Grávida pegando sol
O sol é uma excelente fonte de vitamina D, importante para grávidas

As grávidas podem tomar sol, desde que tomem alguns cuidados. Até porque em um país como o Brasil, é muito difícil ficar totalmente imune ao sol.

Além disso, o sol é uma excelente fonte de vitamina D, e sabe-se que baixos níveis desse nutriente prejudicam o sistema imunológico e diminuem a absorção de cálcio, que é um mineral essencial para o desenvolvimento ósseo do bebê. 

Ainda assim, é preciso evitar a exposição excessiva ao sol durante a gravidez.

Riscos de tomar sol durante a gestação 

As alterações hormonais, como o aumento do estrogênio, elevam a produção de melanina, o que aumenta o risco de surgimento de manchas escuras na pele (melasma). Essas manchas causadas pelos raios solares podem ou não desaparecer depois do nascimento do bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

O melasma é uma das mais temidas manchas que podem surgir na gestação em pessoas com predisposição genética e pioram com a exposição ao sol. São manchas no rosto nas áreas das bochechas, buço e testa.

Essas mudanças hormonais também elevam a perda de umidade através do suor, o que aumenta o risco de desidratação e ressecamento da pele.

Aliás, a desidratação pode causar um aumento na frequência cardíaca e reduzir a quantidade de oxigênio disponível para o feto.

A pele mais sensível durante a gravidez está mais suscetível a urticária, erupções cutâneas e queimaduras solares.

Por fim, alguns estudos sugerem que a exposição excessiva ao sol pode diminuir os níveis de folato. No início da gravidez, isso pode levar a abortos espontâneos ou defeitos do tubo neural do bebê.

Também vale lembrar que se a gestante estiver com a temperatura corporal alta por conta do sol, o feto também vai sentir sua temperatura subir e ficar sujeito à desidratação e até a danos cerebrais. 

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados e dicas

Grávida tomando sol
É importante tomar algumas cuidados na hora de pegar sol

É possível reduzir todos esses riscos tomando certos cuidados na hora de se expor ao sol:

  • Evite ficar muito tempo no sol
  • Use roupas frescas
  • Beba bastante água ou água de coco para prevenir a desidratação 
  • Evite sair nos horários em que o sol está muito forte
  • Prefira usar roupas brancas que absorvem menos o calor
  • Fique na sombra sempre que possível 
  • Use um spray de água para refrescar o corpo quando estiver no parque ou na praia 
  • Passe um filtro solar de amplo espectro que proteja a pele dos raios UVA e UVB e que tenha um FPS de no mínimo 50
  • Use óculos de sol, chapéu e roupas com proteção UV ao ir na praia.

Mesmo em dias nublados, use o filtro solar. Se possível, escolha um protetor solar físico que contenha ingredientes como dióxido de titânio e óxido de zinco em sua composição, pois eles ajudam a refletir os raios solares.

Por outro lado, os protetores químicos, podem causar irritação nas peles das gestantes mais sensíveis. Na maioria dos casos, não é necessário suspender o uso deles apenas por estar grávida, mas no caso de qualquer irritação na pele, o médico deve ser avisado

Ainda que seja tentador manter o bronzeado, evite câmaras de bronzeamento artificial e o uso de bronzeadores. Isso porque esses procedimentos podem causar queimaduras, manchas e trazer riscos para o bebê.

Também é bom caprichar nos cremes hidratantes para nutrir a pele, evitando assim o ressecamento causado pela exposição ao sol e prevenindo estrias. 

Por fim, tomando sol ou não, toda grávida deve fazer seus exames durante as consultas de pré Natal e suplementar tanto a vitamina D quanto o ácido fólico, se necessário. 

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você gosta de tomar sol? Quais cuidados você toma para proteger sua pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto ainda)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

Deixe um comentário