Gyrotonic – O Que é, Benefícios, Exercícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Gostaria de fazer yoga? Prefere tai chi chuan? Acha melhor dança? Também gosta de natação? Tudo isso pode ficar bem caro. Fora os deslocamentos de lá pra cá, conciliar os horários, trânsito… No final, muita gente acaba desistindo, mas, e se tudo isso puder ser feito num mesmo local, na mesma hora e no mesmo aparelho?

O Gyrotonic permite toda essa diversificação, otimizando o tempo dos praticantes, ao mesmo tempo que mescla modalidades distintas, possibilitando benefícios diversos numa única sessão.

O que é Gyrotonic?

gyrotonic4

Num primeiro momento, a impressão é que se trata de um dos aparelhos da prática de Pilates, mas proporciona movimentos bastante diferenciados.

É um equipamento que proporciona condicionamento físico a partir de uma série de exercícios com movimentos circulares, rotacionais e de torção, coordenados juntamente com a respiração, através de roldanas, cabos, manivelas e pesos. Esses movimentos podem atingir uma amplitude de 360º.

A diferença entre os exercícios praticados no Gyrotonic é a sua tridimensionalidade, ou seja, nos aparelhos convencionais, os movimentos possíveis são lineares, como abrir e fechar, subir e descer, levantar e abaixar. No caso do Gyrotonic, é possível trabalhar, inclusive, grupos musculares não atingidos por aparelhos comuns.

Para se ter uma ideia da versatilidade desse aparelho, consegue-se praticar nele 150 tipos de exercícios diferentes.

A prática no método Gyrotonic vai além de fatores estéticos ou desenvolver musculatura. Devido à associação com o yoga e o tai chi chuan, há também um envolvimento dos órgãos internos, que são muito focados durante as práticas orientais.

A sensação do praticante é muito parecida aos exercícios praticados dentro d’água. Há uma resistência a ser vencida, no entanto, nada traumático, tudo muito parecido com uma dança.

Não à toa foi desenvolvido por um ginasta, yogui, nadador, bailarino e acupunturista, o romeno Juliu Horvath, no final dos anos 70.

Habilitações Profissionais

gyrotonic2

Os modismos acabam trazendo pessoas pouco habilitadas para desempenhar algumas funções. Nesse caso, por ainda se tratar de uma prática relativamente nova, o Gyrotonic não é encontrado em qualquer academia, nem tampouco há muitos profissionais habilitados a falar sobre ele.

Os espaços que oferecem esses exercícios devem ter, além do equipamento, profissionais habilitados, como fisioterapeuta ou um educador físico, que tenha conhecimento acadêmico e prática no aparelho para poder prestar os esclarecimentos necessários aos praticantes, pois cada bloco de exercícios deverá ser planejado sob medida para o aluno.

Para que esse profissional indique os tipos de exercícios que devem ser praticados no aparelho, no mínimo, ele deverá explicar ao aluno os benefícios dos movimentos sugeridos.

Portanto, a escolha desse profissional deve ser criteriosa. Informe-se, não somente por telefone. Vá pessoalmente ao local onde as aulas são oferecidas, procure conversar pessoalmente com a pessoa que vai lhe iniciar na prática do Gyrotonic.

Esclareça dúvidas, pergunte. Só tome uma decisão se perceber segurança nas respostas e domínio sobre o aparelho.

Gyrotonic x Gyrokinesis

É possível praticar o método sem o aparelho, de forma mais limitada, no solo, com ausência dos pesos, mas promovendo também benefícios. Nesse caso, o nome passa a ser Gyrokinesis.

Alguns profissionais da área costumam aliar as duas técnicas, visando uma integração, ensinando movimentos de Gyrokinesis para o praticante fazer em sua casa, longe do Gyrotonic. O objetivo é uma incorporação dos movimentos à rotina diária, tornando-se um hábito.

Seja através do uso de aparelho ou no solo, os praticantes relatam benefícios já na primeira aula, como redução de dores articulares, coluna mais ereta, respiração mais compassada e fluída.

Gyrotonic Durante a Gravidez

Muito útil. Os músculos abdominais transversais funcionam como um espartilho, que circundam o corpo e protegem as costas. As mulheres grávidas precisam muito fortalecer esse grupo de músculos, porque eles são extremamente distendidos durante a gravidez. Eles formam uma espécie de rede nessa fase.

Esse fortalecimento ajudará na hora do parto e depois dele também, facilitando a recuperação física da mulher, principalmente na região abdominal.

Benefícios

  • Desenvolve a coordenação, bem como a bilateralidade.
  • Reabilitação pós trauma.
  • Melhora e desenvolvimento de condicionamento físico.
  • Combater o estresse.
  • Estimulação cardiovascular.
  • Recuperação de desvios da coluna.
  • Fortalecimento de articulações e da musculatura.
  • Aumentar e melhorar a circulação sanguínea e linfática.
  • Modelagem corporal.
  • Ganho de massa muscular.
  • Prevenir dores.
  • Desenvolver força e flexibilidade.
  • Promover uma reeducação postural, através do alinhamento da estrutura óssea.
  • Melhorar o equilíbrio.
  • Alongamento global.
  • Acelerar o metabolismo por estimulação aeróbica.
  • Aumentar a mobilidade.
  • Melhorar a coordenação motora.

Aula de Gyrotonic

gyro3

As sessões variam, mas costumam durar 45 minutos divididos em 6 estágios:

  • Aquecimento;
  • Exercícios para a coluna;
  • Exercícios para membros inferiores;
  • Exercícios para membros superiores;
  • Exercícios respiratórios;
  • Relaxamento.

Contraindicações

Até o momento, não houve nada que pudesse ser considerado impróprio na prática do Gyrotonic.

Não há restrições de idade, peso, ou algo nesse sentido. Está liberado para homens, mulheres, crianças, idosos, a não ser que haja alguma ordem médica que impeça a prática.

Dicas

  • Cabe ao praticante informar ao profissional qualquer intercorrência ou desconforto durante a prática.
  • Procure se informar sobre o tipo de alimentação que deve ser consumida antes dos exercícios, para não haver problemas por parte do praticante.

Considerações Finais

Para quem procura novidade, essa é a escolha. Além de todas as qualidades aliadas ao Gyrotonic, há também a diversidade de movimentos, o que torna a aula divertida e dinâmica. Vale a pena ao menos experimentar!

Você já tinha ouvido falar no Gyrotonic? Conhece alguma academia que pertença um aparelho desse? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 3,82 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

2 comentários em “Gyrotonic – O Que é, Benefícios, Exercícios e Dicas”

  1. Pratico Gyro no Respirarte, ( Vila Mariana, perto do metro Santa Cruz).
    mudou a minha forma de ver os movimentos e conhecer melhor meu corpo. Recomendo muito!

  2. Oi, achei muito bom o gyrotonic, gostaria de saber se for possível me informar sobre aonde encontrar e o valor do aparelho. Sou de Santa Rosa, RS. Obrigado