Hidroginástica Emagrece? Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Hidroginástica oferece muitos benefícios para pessoas acima do peso e obesas. Uma vantagem da hidroginástica é que ela pode envolver as extremidades superiores e inferiores através de movimentos amplos enquanto minimiza o estresse nas juntas.

O ambiente aquático pode oferecer estratégias criativas e de sucesso para ajudar na perda de peso, especialmente para pessoas acima do peso e obesas com limitações de levantamento de peso ou com juntas sensíveis.

Adultos acima do peso e obesos podem ter limitações funcionais que resultam em dificuldade para fazer atividades tradicionais com pesos. Fazer hidroginástica emagrece e é comumente recomendado devido às potenciais qualidades terapêuticas da água, que incluem reduzir o peso e o estresse do corpo.

Entretanto, dados limitados apoiam a ideia de que hidroginástica é melhor que outras formas tradicionais de exercícios para adultos acima do peso e obesos. Em um contexto que incluía a recomendação de redução de alimentos, notou-se que a hidroginástica emagrece de forma e intensidade similar às atividades em terra, como caminhada.

Entretanto, a atividade na água pode criar barreiras, como o acesso a uma piscina, conforto do participante na água, e fatores de imagem corporal relacionados a vestimentas aquáticas. Assim, ao invés de recomendar hidroginástica amplamente para adultos acima do peso e obesos, a decisão de fazer atividades na água e não em terra deve ser determinada por necessidade clínica e a preferência do participante.

Exercício Cardiovascular

Exercícios cardiovasculares te ajudam a perder peso, melhoram a resistência e tonificam seus músculos, mas você pode achar difícil fazer certas atividades como correr sem se machucar ou se cansar demais. Exercícios sem pesos, por outro lado, permitem que você trabalhe seu coração sem estressar seu corpo. A água oferece um ambiente amigável para as juntas porque ela suporta seu corpo, permitindo que você faça movimentos que possam ser difíceis ou impossíveis em terra. Experimente Aeróbica Aquática, Nado Shaw ou Caminhada Aquática.

Treino de Resistência

Treinos de resistência te ajudam a melhorar a postura, consumo de calorias, aparência e desempenho de músculos durante atividades diárias. Exercícios na piscina melhoram sua força muscular porque todo movimento empurra a água. Tente equipamentos como o macarrão, luvas, alteres, e faixas de látex para aumentar a intensidade dos seus esforços na água conforme você ganha força e resistência. Experimente Aeróbica Aquática, Alongamento Aquático ou Pilates Aquático.

Exercícios de Flexibilidade

Exercícios de flexibilidade ajudam a melhorar a postura, movimentos e humor. Alongamentos simples antes e depois dos exercícios ajudam a prevenir ferimentos musculares e nas juntas. Yoga Aquática, Pilates Aquático e Ai Chi também ajudam a melhorar o humor, postura, movimentos e força. Embora muitas posições de yoga e movimentos de flutuação precisem de habilidade, força e resistência, instrutores de yoga também oferecem aulas que enfatizam movimentos sem peso para estudantes com problemas físicos na piscina. Experimente Yoga Aquática, Pilates Aquático ou Ai Chi.

Calorias Queimadas

Quanto a hidroginástica emagrece depende dos exercícios e do seu peso quando você começa a sessão. De acordo com a Clínica Mayo, hidroginástica queima em média:

  • 402 calorias por hora para alguém que pesa 72 kg
  • 501 calorias por hora para alguém que pesa 91 kg
  • 600 calorias por hora para alguém que pesa 109 kg

Isso é em adição às aproximadamente 2000 calorias queimadas por dia pelas funções metabólicas do corpo, e às calorias queimadas em exercícios de resistência e outros exercícios que você faz em adição a hidroginástica.

Calorias e Perda de Peso

A quantidade de peso perdido com a hidroginástica depende do número de calorias queimadas e de calorias ingeridas com sua dieta. Você tem que queimar aproximadamente 7000 calorias a mais do que você ingere para queimar 1 quilo. Já que a hidroginástica queima em média 400 a 600 calorias por hora, fazer hidroginástica emagrece de forma mais lenta do que com exercícios mais intensos como corrida e pular corda. Uma dieta com redução de calorias acelera o processo; o desenvolvimento de músculos com a hidroginástica também te ajudará a perder peso ao aumentar a sua taxa metabólica, o que resulta em mais calorias queimadas ao longo do dia.

Considerações Alimentares

Perder peso requer que você queime mais calorias do que você consome, e os alimentos que contêm essas calorias ajudam a determinar a saúde geral e o sucesso da dieta. Para suportar a atividade e manter a tonificação muscular e da pele e ossos, coma alimentos ricos em nutrientes. Certifique-se de substituir a energia gasta após um exercício com um lanche saudável, como uma fruta ou iogurte desnatado. Conte com grãos inteiros, frutas e vegetais frescos e proteínas magras. Fique longe de alimentos processados, e alimentos ricos em gordura ou sal.

Dicas e Exercícios para perder peso com hidroginástica

Para entender completamente os benefícios e dicas de como a  hidroginástica emagrece, você precisa entender suas técnicas e por que ela é um dos métodos mais eficazes para perda de peso rápida.

Simplificando, a hidroginástica é feita na água. A água cria resistência natural, o que permite que a pressão nas juntas e músculos seja colocada na água. Enquanto a resistência da água faz com que esse seja um exercício de baixo impacto, ela também ajuda a fortalecer e criar músculos. Porque o músculo queima gordura naturalmente, esse é um elemento chave para um programa de perda de peso com hidroginástica.

Caminhada na Água

Um dos melhores exercícios aquáticos para começar é a caminhada na água. Com essa técnica, você deve se certificar de que a água fique na altura da cintura. Então, você pode começar caminhando de um lado da piscina para o outro, certificando-se de que suas costas estão eretas e seus braços estão se movendo para a frente e para trás, como você faria normalmente quando caminha. Por ser um exercício aquático básico, é uma boa escolha para pessoas que estão começando a hidroginástica. Caminhada na água ajuda no processo de perda de peso ao fortalecer algumas áreas chave do seu corpo, incluindo seus ombros, braços, abdômen, coxas e costas.

Kickboard

Outro exercício aquático que pode te ajudar a perder peso rápido é o kickboard. Nesse exercício, você coloca seus braços e torso na prancha de kickboard. Então, você pedala pela piscina usando apenas suas pernas. De novo, a resistência da água age contra o movimento das suas pernas, então a parte inferior do seu corpo receberá o maior impacto desse exercício.

Exercícios de Resistência

Alguns exercícios aquáticos não requerem mais do que água. Você simplesmente usa seu corpo contra a resistência natural da água e reduz e fortalece seu corpo. Uma técnica que você pode tentar é marchar no lugar. Durante esse exercício, você começa em pé, com suas pernas juntas. Você então levanta seu joelho esquerdo a um ângulo de 90 graus e o leva de volta para baixo. Então repita com a perna direita.

De forma similar, tente começar na mesma posição em pé, mas dessa vez leve sua perna esquerda para o lado e então de volta ao centro, trabalhando seus músculos laterais. Então repita com a perna direita. A coxa é uma área de grande preocupação para aqueles tentando perder peso, então esse é um bom exercício.

Você conhece alguém, ou você mesmo já optou pela hidroginástica para perder peso? Quais foram os resultados, e por que a escolha pela hidroginástica? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (166 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

9 comentários em “Hidroginástica Emagrece? Benefícios e Dicas”

  1. Estou fazendo uma dieta sem carboidratos há 2 meses, onde faço tem academia só que não gosto. Optei por fazer exercícios na piscina da chácara. Faço em média 2 a 3 vezes por semana. Já perdi o total de 8kg, e um absurdo de medidas.Acredito que a perda de medidas se deve aos exercícios na piscina.

  2. Eu faço hidro a cinco anos e adoro, e conheço muitas pessoas que tbm adoram e não abandonam de jeito nenhum ,pq é a atividade mais agradável que existe. E ainda emagrece.

  3. No meu caso já sou magra, faço para manutenção, mas o que noto e que as dores na coluna e enxaqueca vão embora.

  4. hidroginástica regular é muito saudável e compensadora nos nossos dias para quem a pratica e recomendo vivamente [eu pratico quatro vezes semanais é formidável e saudavél.

    • Hidroginástica é fabuloso para a saúde prática hidroginástica o quanto antes para teres boa forma eu pratico 4 vezes por semana fabuloso

  5. Há trinta dias comesei a prática da hidroginástica e já estou obtendo grandes resultados já emagreci quarto quilos acompanhado de uma dieta balanceada e estou super satisfeita !

  6. Eu estou para me matricular em uma academia de hidroginástica, todos os médicos os quais eu já passei me recomendaram esse exercício, o problema é que eu tenho medo de água, mas estou disposta a superar o medo pela minha saúde, sou obesa mórbida e não consigo executar outro tipo de atividade física, sinto mtas dores e meus pés incham, estou a quase dois anos sedentária, eu sempre fui gorda, mas nunca tive o peso que tenho hj.

    • Amiga, não precisa ter medo…a água não morde…kkkkkk…brincadeiras a parte…Este exercício e muito bom, eu faço 3 vezes por semana e amo a hidroginástica…faça um teste…e igual chocolate quando provamos nunca mais largamos.

  7. Muito boa as dicas sobre hidroginástica para emagrecer.
    Acredito que se quem busca emagrecer tiver foco e praticar com regularidade esta atividade, pode sim emagrecer de forma saudável e ter um corpo em forma.

    Parabéns pelo trabalho.