Importância de comer devagar e ter uma boa mastigação

Especialista da área:
atualizado em 21/07/2022

Comer devagar e mastigar bem os alimentos é muito importante para evitar ganho de peso excessivo e outros problemas de saúde

Mas, o que vemos atualmente são pessoas que costumam comer rápido e não prestam muita atenção à comida, geralmente preocupados em ler ou responder mensagens durante as refeições. 

  Continua Depois da Publicidade  

Isso pode levar ao aumento de peso pois, quando nos alimentamos, são liberados hormônios que regulam nosso nível de apetite e saciedade. Um desses hormônios é a leptina, que controla nossa sensação de saciedade.

A leptina demora cerca de 20 minutos para enviar a mensagem de saciedade ao cérebro, a partir do momento que iniciamos a refeição. Sendo assim, quando se come muito rápido, não é dado o tempo necessário para esses hormônios cumprirem suas funções, então, sentimos necessidade de comer mais do que realmente precisamos. 

Portanto, é necessário comer devagar para aproveitar melhor a sensação de saciedade.

Mastigar bem os alimentos reduz o ritmo da alimentação, o que também resulta em uma maior saciedade e ajuda a diminuir a quantidade de calorias ingeridas durante a refeição. Por esse ponto de vista, alguns estudos sugerem haver muitos benefícios em comer devagar e ter uma boa mastigação para o processo de emagrecimento.

Além disso, vários estudos já encontraram uma relação entre comer rápido e maior taxa de massa corporal. Mudar esses comportamentos alimentares da atualidade associados à maior ganho de peso e obesidade é uma das estratégias mais eficazes para emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Citamos abaixo 4 outros benefícios em comer devagar e mastigar bem a sua comida:

1. Aumenta o sabor da comida

Comer devagar
Comer devagar ajuda a tornar a refeição um momento agradável

É muito difícil conseguir saborear e aproveitar bem a comida se você estiver com pressa para terminá-la rápido.

O melhor conselho é que faça da sua refeição um momento de agrado para si mesma. Ter mais tempo para saborear a comida torna a refeição um evento mais prazeroso e menos estressante. 

2. Melhora a digestão

A base para uma refeição mais lenta é conseguir mastigar bem a comida, resultando em uma melhor digestão dos alimentos. 

Não é à toa que os especialistas afirmam que a digestão começa pela boca, então, quando você dissolve bem os alimentos através da mastigação, melhor o estômago e o intestino irão processar a alimentação.

Além disso, uma boa mastigação reduz consideravelmente os problemas digestivos, como constipação, por exemplo.

  Continua Depois da Publicidade  

3. Melhora a absorção de nutrientes essenciais

Com o processo de digestão funcionando bem devido a uma boa mastigação, também é possível usufruir dos benefícios de uma melhor absorção dos nutrientes presentes na alimentação.

Quando bem digeridos, os pequenos nutrientes presentes na comida ficam mais fáceis de serem absorvidos pelo corpo. Dessa forma, você aproveita completamente as propriedades benéficas de cada alimento.

4. Reduz a ansiedade

Comer com calma
Não ter pressa para comer pode fazer bem até mesmo para a saúde mental

Comer devagar dando atenção aos vários aspectos que envolvem a alimentação é um ótimo exercício de atenção plena. Ficamos mais conectados com o momento presente quando damos maior atenção à mastigação, ao sabor, às texturas da comida, aos cheiros, aos sons que ouvimos quando mastigamos diversos tipos de alimentos, etc.

Criar esse hábito é muito útil para reduzir o estresse e a ansiedade causados pelo “piloto automático” do dia a dia. 

Dicas para conseguir comer mais devagar

  • Reserve um lugar calmo e tranquilo para fazer suas refeições.
  • Desligue telas e aparelhos eletrônicos, como televisão e smartphones durante a refeição.
  • Não espere sentir muita fome para então comer. Quando você faz uma refeição sentindo muita fome, fica mais difícil comer devagar.
  • Estabeleça um limite mínimo de 20 minutos para fazer a sua refeição.
  • Fique mais atento à sua mastigação. Saboreie e tente engolir apenas quando toda a comida estiver bem dissolvida. A contagem de mordidas pode ser um método para mastigar mais os alimentos, no entanto, querer contar as mordidas pode ser mais difícil e pode tirar o prazer de uma refeição tranquila.
  • Opte por alimentos mastigáveis, como nozes, frutas e vegetais. Alimentos mastigáveis dão mais sensação de saciedade do que alimentos em forma líquida ou pastosa, como sopa e caldos.
  • Faça pausas na mastigação para beber água a fim de facilitar a digestão. Evite refrigerantes ou outras bebidas com gás e muito açúcar, pois podem atrapalhar sua digestão e apetite.
  • Solte seus talheres enquanto estiver mastigando. Essa dica parece boba, mas é uma das melhores maneiras para se acostumar a comer mais devagar.

Por fim, pratique uma alimentação mais consciente através do mindfulness. Ter mais atenção durante a refeição deve ser uma prática diária. 

Pode ser que você não consiga de imediato seguir todas essas dicas, porém, você pode começar com uma refeição por dia. Experimente ter uma atenção maior durante o seu café da manhã, por exemplo, durante 1 semana e depois expanda para as outras refeições do dia.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você tem o hábito de comer devagar? Já sabia que não ter pressa para comer é tão importante? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário