Ingrediente Comum em Alimentos Processados Provocou Câncer em Ratos em Estudos

Especialista:
atualizado em 04/03/2020

Substâncias que são úteis para aumentar a validade de produtos e a vida útil na prateleira definitivamente podem não ser tão saudáveis. Agora, pesquisadores reportaram no jornal Cancer Research que emulsionantes criaram condições ideais para desencadear o crescimento de câncer de cólon em ratos.

Os emulsionantes são produtos químicos adicionados à mistura de ingredientes oleosos e à base de água em alimentos processados para mantê-los consistentemente misturados, ou seja, para que eles não se separem e mantenham-se homogeneizados.

Os alimentos processados geralmente contêm vários deles. As regulamentações alimentares limitam a quantidade de cada emulsionante presente em determinado produto alimentar entre 1% e 2%, mas não restringem o número de emulsionantes permitidos.

Emilie Viennois, do Institute of Biomedical Sciences da Georgia State University, que liderou a pesquisa, mostrou em trabalhos anteriores que os emulsionantes mudaram as boas bactérias que vivem no estômago de ratos. Essas mudanças promoveram a síndrome metabólica, que é um fator de risco para certas doenças crônicas como diabetes, obesidade, doenças cardíacas e inflamação, incluindo a doença inflamatória intestinal (DII). Alguns casos de DII podem desencadear o crescimento de tumores.

Em seu estudo mais recente, Viennois queria conectar os pontos e se concentrar na possibilidade dos emulsionantes aumentarem o risco de câncer – especificamente o câncer de cólon.

Após três meses alimentando os animais com dois emulsionantes comuns – polissorbato 80 e carboximetilcelulose – em sua água, ela descobriu que os animais que os consumiam apresentavam alterações nos seus micróbios intestinais que eram relacionadas ao crescimento tumoral.

Usando um modelo teórico para as condições que promovem o câncer do cólon, ela descobriu que os níveis elevados de inflamação criados pelas mudanças microbianas formam o ambiente perfeito para o desenvolvimento do câncer. “Nós acreditamos que isso pode criar um nicho para o desenvolvimento de tumores”, diz ela.

Se o mesmo efeito ocorre ou não em pessoas ainda não é claro. Mas Viennois observa que a maioria dos alimentos processados contêm vários tipos diferentes de emulsionantes, e em seu estudo ela só testou dois emulsionantes nos ratos. Ela está continuando seu trabalho para entender melhor o papel que os emulsionantes desempenham no crescimento tumoral nos animais, e também está colaborando com outros grupos para pesquisar esta relação em pessoas. Ela planeja averiguar como as populações de bactérias intestinais mudam, bem como o peso corporal e os níveis sanguíneos de câncer e marcadores metabólicos.

Por enquanto, porém, “eu diria às pessoas que tentassem cozinhar em vez de usar produtos da indústria alimentícia”, diz ela, já que muitos alimentos processados contêm emulsionantes. “Ao menos misture alimentos processados com alguns alimentos caseiros para que você não tenha uma enorme exposição a emulsionantes em uma refeição.”

Você tem o costume de consumir muitos destes alimentos processados que possuem emulsionantes? Tem medo do provável efeito destes produtos no organismo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário