Karatê emagrece? Benefícios, calorias e dicas

Especialista da área:
atualizado em 13/07/2021

O karatê é uma arte marcial japonesa criada no século 18 na ilha de Okinawa. Os habitantes dessa região desenvolveram essa luta porque o governo havia proibido o uso de armas.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, a palavra karatê significa “mãos vazias”. Essa arte marcial envolve movimentos de defesa e contra-ataque. Mas será que além de ser uma forma de autodefesa o karatê também emagrece?

Benefícios do karatê

Karate emagrece

O karatê pode trazer diversos benefícios para a nossa saúde e boa forma, afinal uma arte marcial não deixa de ser uma atividade física. Confira agora todas as vantagens que essa prática pode trazer para você e saiba se o karatê emagrece mesmo.

O karatê é composto por movimentos como socos, voadoras, chutes e golpes dados com velocidade, força e intensidade, e dessa maneira o karatê pode trazer muitos benefícios, como:

  • Desenvolvimento e tonificação muscular;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhora da postura;
  • Mais equilíbrio emocional e psicológico;
  • Melhora da respiração;
  • Desenvolvimento da disciplina;
  • Aumento da concentração;
  • Ganho de motivação.

Karatê emagrece?

Sabe-se que praticar atividades físicas contribui com a perda de peso. Logo, podemos concluir que o karatê emagrece, já que se trata de um exercício físico.

Uma aula com duração de uma hora pode fazer você eliminar entre 600 a 900 calorias. Entretanto, vale ressaltar que não é somente praticar karatê que fará você perder peso, já que para isso acontecer é necessário seguir uma dieta saudável e equilibrada, além de consumir menos calorias do que se gasta.

Por exemplo, de que adiantará praticar uma hora da luta e perder as 600 a 900 calorias, se logo após a aula a você tomar 300 ml de refrigerante com aproximadamente 127 calorias e comer um hambúrguer duplo de 498 calorias, resultando em um consumo calórico de 625 calorias? Não adiantará muita coisa, não é mesmo?

Em uma hora de prática do karatê, pode-se eliminar de 600 a 900 calorias. Portanto é uma ótima atividade para quem deseja emagrecer.

Por isso, quer você escolha o karatê, ou qualquer outra modalidade para queimar calorias e emagrecer, tenha em mente que a prática sozinha não será responsável pela perda dos quilos a mais indesejados.

Superação

As aulas de karatê podem te ajudar a sair da zona de conforto, buscando quebrar suas barreiras físicas e mentais, principalmente se você for persistente e estabelecer sempre metas a serem superadas.

Dicas

Você se empolgou ao saber que a prática do karatê emagrece e ficou com vontade de entrar para as aulas? Calma, pois antes de sair comprando o seu quimono e começar a sonhar com a faixa preta, fique atento às seguintes dicas em relação à prática desta arte marcial:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Antes de tudo, marque uma consulta médica e verifique se você pode praticar essa modalidade. Esse conselho serve para qualquer atividade física e é importante para evitar problemas de saúde e eventuais lesões;
  • Procure uma boa escola de karatê. Converse com os donos sobre seu desejo de entrar no esporte, pesquise entre alunos, ex-alunos e na internet sobre a reputação daquela academia e dos professores, descubra o método de ensino. Dessa forma, você vai conseguir se matricular em um lugar que te dê total apoio para aprender bem as técnicas da luta de forma segura;
  • Obedeça às orientações do professor. Especialmente se você for novato, é fundamental ter alguém do seu lado que saiba o que deve ser feito, para que você possa aprenda as técnicas corretas e evitar lesões e machucados.

Você tem vontade de experimentar esta arte marcial também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Karatê emagrece? Benefícios, calorias e dicas”

  1. Estou há 1 mês praticando o karatê, começando aos 30 anos. To amando. Pq não descobri o karatê antes, hehehe? Espero continuar nessa atividade para sempre. Quanto a balança, ainda não percebi muita diferença, mas pelo menos sigo no peso ideal. Não faço dieta nenhuma. Mas notei diferença em relação a flexibilidade, força, e saúde mental. To mais confiante, e mais disposta. Foi a melhor escolha que fiz.

    Responder
  2. Conheci karatê na adolescência, fazia aulas todos os dias, eu competia representando o estado, infelizmente na época não tinha informação nutricional, depois do treino comia baguncinha e sorvete, mesmo assim eu mantida meu corpo aceitável, não ganhava peso, TB não perdia, foi uma época boa, hoje depois dos 30, estou retomando os treinos, não tá sendo fácil, a força não é mais a mesma, mas vou me adaptando.

    Responder
    • Muito bem Dani!
      Eu tbm já passei dos 30,e depois de ter praticado por mais de 10 anos,parei por 12 anos,e já estou de volta!!
      Fácil não tá sendo,se fosse não seria karatê!
      Oss!!!

      Responder
  3. Fiz Karate durante 3 anos da minha vida(tive que parar por causa da faculdade, mas agora que terminei estou tentando voltar a treinar), durante este tempo, treinava diariamente por pelo menos 2 horas, não conseguia engordar de jeito nenhum, comecei a me pesar e calcular o ganho de calorias comendo e a perda treinando, e olha se eu não comece igual um cavalo eu estaria ferrado, porque pelos cálculos eu perderia praticamente 1,5Kg por semana(caso eu mantivesse uma dieta de 1.800 a 2.000 calorias diárias), eu tinha 60Kg e mal conseguia manter o peso comendo muito(2.800 calorias diariamente), agora que estou a cerca de 4 anos sem treinar, ganhei uns 15Kg desde aquela época, é um pouco difícil, mas vou voltar a treinar, porque é muito bom praticar Karate, recomendo e muito a quem só quer perder peso e/ou aprender a lutar.

    Responder