Karatê Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas

O karatê é uma arte marcial que foca em movimentos da parte superior de seu corpo. Com essa prática, você poderá notar um pequeno ganho de poder, além favorecer o equilíbrio.

Ela é uma arte marcial japonesa que proporciona o desenvolvimento de movimentos do corpo em função de defesa e contra-ataque. O karatê é a combinação de dois Kanji: “Kara”, que significa vazio, e “tê”, que significa mão, logo, o sentido é de “mãos vazias”. Essa arte marcial vai além do que imaginamos, pois é reconhecida como um modo de vida que vai além das implicações de autodefesa.

Há diversos benefícios do karatê para a nossa saúde e boa forma, afinal uma arte marcial não deixa de ser uma atividade física. Será que uma delas é que a prática do karatê emagrece? Vamos conferir a partir de agora.

Benefícios do karatê

Composto por movimentos como socos, voadoras, chutes e golpes dados com velocidade, força e intensidade, o karatê ainda pode trazer outros benefícios como o desenvolvimento e a tonificação muscular, melhoria da coordenação, da flexibilidade e da postura motora, maior equilíbrio emocional e psicológico, melhora da respiração, da disciplina e concentração, fonte de motivação, enrijecimento muscular e contribuição para a definição do corpo.

Karatê emagrece?

Sabe-se que praticar atividades físicas contribui com a eliminação de calorias e, consequentemente, com a perda de peso. Logo, dá para concluir de o karatê emagrece, já que se trata de um exercício físico.

Uma aula com duração de uma hora pode fazer você eliminar entre 600 a 900 calorias. Se o esporte for praticado, por exemplo, duas vezes por semana, esse gasto calórico poderá ser de 1200 a 1800 calorias. Entretanto, vale ressaltar que não é somente praticar karatê que trará o emagrecimento.

Isso porque enquanto o karatê emagrece a partir do ponto de vista do gasto de calorias, do outro lado, é preciso ter cuidado com a alimentação para que as calorias perdidas não sejam rapidamente repostas. Por exemplo, de que adiantará praticar uma hora da luta e perder as 600 a 900 calorias, se logo após a aula a você tomar 300 ml de refrigerante com aproximadamente 127 calorias e comer um x-salada de 498 calorias, resultando em um consumo calórico de 625,5 calorias? Não adiantará muita coisa, não é mesmo?

Por isso, quer você escolha o karatê, ou qualquer outra modalidade para queimar calorias e emagrecer, tenha em mente que a prática sozinha não será responsável pela perda dos quilos a mais indesejados. Ainda assim será necessário seguir uma dieta controlada, equilibrada e saudável.

Autoestima

As aulas de karatê podem te ajudar a sair da zona de conforto, buscando quebrar suas barreiras físicas e mentais, principalmente se você for persistente e estabelecer sempre metas a serem superadas. Aprimorar as suas habilidades pode ser uma iniciativa para você planejar e reconhecer a melhora em seu desempenho, não só nas aulas, mas benefícios que podem se estender a diversos campos de sua vida.

Dicas

Empolgou-se ao saber que à prática do karatê emagrece e ficou com vontade de entrar para as aulas? Calma, pois antes de sair comprando o seu kimono e começar a sonhar com a faixa preta, fique atento às seguintes dicas em relação à prática desta arte marcial:

  • Antes de tudo, marque uma consulta médica e verifique se você está apto a praticar a modalidade. Esse conselho serve para qualquer esporte e é importante para evitar problemas de saúde e eventuais lesões;
  • Procure uma boa escola de karatê. Converse com os donos sobre seu desejo de entrar no esporte, pesquise entre alunos, ex-alunos e na internet sobre a reputação da academia e dos professores, descubra o método de ensino e matricule-se em um lugar onde você tenha total apoio para aprender bem as técnicas da luta de forma segura;
  • Obedeça as orientações do professor. Especialmente se você for novato, é fundamental ter alguém do seu lado que saiba o que deve ser feito, para que você não somente aprenda as técnicas corretas para aproveitar os bons efeitos da luta com eficiência, mas também como forma de evitar executar movimentos errados e sofrer com machucados e lesões.

Você conhece alguém que pratique e afirme que fazer aula de karatê emagrece? Tem vontade de experimentar esta arte marcial também? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,86 de 5)
Loading...

1 comentário em “Karatê Emagrece? Benefícios, Calorias e Dicas”

  1. Fiz Karate durante 3 anos da minha vida(tive que parar por causa da faculdade, mas agora que terminei estou tentando voltar a treinar), durante este tempo, treinava diariamente por pelo menos 2 horas, não conseguia engordar de jeito nenhum, comecei a me pesar e calcular o ganho de calorias comendo e a perda treinando, e olha se eu não comece igual um cavalo eu estaria ferrado, porque pelos cálculos eu perderia praticamente 1,5Kg por semana(caso eu mantivesse uma dieta de 1.800 a 2.000 calorias diárias), eu tinha 60Kg e mal conseguia manter o peso comendo muito(2.800 calorias diariamente), agora que estou a cerca de 4 anos sem treinar, ganhei uns 15Kg desde aquela época, é um pouco difícil, mas vou voltar a treinar, porque é muito bom praticar Karate, recomendo e muito a quem só quer perder peso e/ou aprender a lutar.

Deixe um comentário