Leite Condensado Engorda? E o Light?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Um ingrediente comum encontrado em diversas receitas doces como brigadeiro, beijinho, pudim e outros tipos de sobremesa é o leite condensado. Responsável por acentuar ainda mais o sabor doce desses tipos de pratos, o produto pode acabar não sendo visto com muitos bons olhos pelas pessoas que seguem uma dieta para emagrecer ou se preocupam em estar sempre em boa forma e não querem ganhar uns quilinhos a mais.

Mas será que o leite condensado engorda de verdade? Ou com os devidos cuidados e utilizando o produto com moderação é possível consumi-lo e manter os quilinhos em excesso bem longe do corpo? É exatamente isso o que a gente vai tentar desvendar neste artigo.

As calorias do leite condensado 

Em apenas uma colher de sopa – ou 20 g – de leite condensado existem 62 calorias. Partindo da ideia de que as pessoas não vão simplesmente consumir uma colher ou uma lata de leite condensado puro – ou pelo menos não deveriam –, precisamos pensar nas calorias dos ingredientes que acompanham uma receita de leite condensado.

Um dos pratos populares no Brasil e que leva o leite condensado como um dos principais componentes de sua receita é o brigadeiro. Ao lado da margarina, do chocolate em pó e do granulado, o produto dá origem a um doce delicioso, mas que não colabora em nada com a dieta, já que uma unidade da sobremesa possui cerca de 68 calorias e uma colher de sopa de brigadeiro tem aproximadamente 80 calorias, recheadas com muito açúcar, carboidratos e sódio, que em excesso não são amigos da boa forma e muito menos da saúde.

Porém, antes que você resolva jogar a sua lata de leite condensado no lixo, vale ressaltar aqui que consumir o produto como acompanhamento de uma fruta, de maneira bem esporádica, não prejudica tanto assim a dieta.

Por exemplo, você pode acrescentar ½ colher de sopa de leite condensado a uma porção equivalente a uma xícara de morangos e ter um prato de 80 calorias que você pode comer no intervalo entre uma refeição e outra e no lanchinho da tarde.

E para quem ainda está no começo da dieta e tem dificuldades para reduzir drasticamente o consumo de doces da rotina, essa é uma forma de satisfazer o desejo pelo açúcar, comendo algo mais nutritivo que um brigadeiro, por exemplo. Até porque o morango oferece nutrientes como fibras, proteínas, potássio, cálcio, vitamina C, ferro e magnésio ao organismo.

A composição

Para continuar a entender como o leite condensado engorda e em que situações ele pode ser utilizado, nós precisamos conhecer do que o produto é composto.

Comecemos então pelas gorduras. Em uma colher de sopa de leite condensado existem 2 g de gorduras, das quais a maior parte corresponde às saturadas. É preciso tomar cuidado ao consumir produtos que contenham um teor alto desse tipo de gordura, tendo em vista que ela afeta negativamente a saúde cardiovascular, ao causar o aumento do colesterol no sangue e, por consequência, traz problemas como ataque do coração, entupimento e estreitamento das artérias.

Ao utilizar o leite condensado é fundamental tomar bastante cuidado para não exagerar nas porções e não ultrapassar o consumo diário recomendado de gorduras saturadas. De acordo com a Associação Americana do Coração, esse valor não deve ser maior do que 5 a 6% das calorias consumidas em um dia.

Ou seja, se uma pessoa ingere 2 mil calorias por dia, ela deve comer apenas 120 calorias ou 13 g de gorduras saturadas diariamente.

O número de carboidratos presentes em uma porção correspondente a uma colher de sopa de leite condensado também não é modesto: o valor é de 10 g, todos provenientes do açúcar. Apesar de serem fonte de energia, os carboidratos também podem ser armazenados como gordura no corpo e como podem ser fornecidos ao organismo a partir de alimentos mais saudáveis, como as frutas, por exemplo, o leite condensado não se mostra uma das melhores formas de se adquirir esse nutriente.

Além disso, o açúcar do leite condensado é do tipo refinado, que segundo uma publicação divulgada no The New England Journal of Medicine (Jornal de Medicina da Nova Inglaterra, tradução livre), ao ser ingerido em excesso na alimentação pode trazer problemas em relação ao peso, à saúde cardiovascular e levar ao desenvolvimento de diabetes.

O leite condensado também possui certo teor de proteínas, são 1,5 g a cada colher de sopa. A mesma porção ainda contém 54 mg de cálcio, 36 mg de potássio e 5 mg de magnésio.

Entretanto, ele não pode ser categorizado como uma boa fonte de nutrientes, tendo em vista que seu teor calórico é grande e a quantidade de carboidratos e gorduras presentes no ingrediente.

Não podemos esquecer de falar sobre o sódio: existem 20 mg desse nutriente em uma colher de sopa do produto. Temos então mais uma razão para fazer um controle rigoroso da quantidade de leite condensado consumida, já que ao ultrapassar o consumo diário de 2,3 mil mg de sódio, colocamos o organismo em risco de ter a pressão arterial aumentada e desenvolver doenças como osteoporose, hipertensão, catarata, acidente vascular cerebral, pedra nos rins e câncer de estômago.

Agora que vimos que o único problema não é simplesmente a questão se o leite condensado engorda ou não, mas como os seus componentes podem prejudicar a nossa saúde e boa forma se o consumirmos de maneira exagerada, vamos conhecer um pouco mais sobre o leite condensado diet e o leite condensado light e ver se eles podem ser bons substitutos na dieta.

Leite condensado diet engorda? 

O lado positivo de usar o leite condensado diet no lugar da versão tradicional do produto é que o seu número de calorias é menor: são fornecidas 39 por colher de sopa. Além disso o número de gorduras também é um pouco mais baixo – são 1,8 g – e o de carboidratos é bem menor – são 5,2 g – na mesma proporção.

O grande prejuízo está na quantidade de sódio, que é maior. Existem 31 mg por porção, equivalente a uma colher de sopa, o que faz que o seu uso tenha que ser bastante comedido não somente para não engordar, mas também para não colocar o nível de sódio no organismo lá nas alturas.

Leite condensado light engorda? 

Por sua vez, o leite condensado light contém 55 calorias, 12 g de carboidratos e zero de gordura em uma porção correspondente a uma colher de sopa. Já o seu teor de sódio é de 26 mg por essa proporção.

É complicado definir qual das três versões do produto é a melhor para consumir, tendo em vista que apesar de ser o menos calórico e ter menos carboidratos, o leite condensado diet possui mais teor de sódio do que os outros dois. Por outro lado, o light não tem nada de gordura, mas possui mais calorias que o diet e um número de carboidratos e sódio que também não é baixo.

E a versão tradicional só vence na categoria teor de sódio, já que tanto as suas calorias, quanto seus teores de gorduras e carboidratos também são elevados.

No final das contas, o que vai valer será a intenção do consumidor em relação ao produto. Se ele quiser algo sem gordura, sua escolha provavelmente será o light. Se a intenção for diminuir as calorias, o melhor se mostra o diet e se o usuário se preocupa em não consumir sódio em excesso, a versão tradicional pode ser a melhor opção.

De qualquer modo, ao escolher o produto algo que não pode ser perdido de vista é que realmente o leite condensado engorda, além de também ter potencial para prejudicar a saúde. Dessa maneira, o ideal é consumir esporadicamente e em poucas quantidades.

Você é uma pessoa viciada em leite condensado? Não consegue viver longe dos doces que o contêm? Qual versão você tem mais costume de comprar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (21 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

5 comentários em “Leite Condensado Engorda? E o Light?”

  1. 1.280 calorias em uma lata. É uma bomba calórica. Coma pouco. Cuidado com as passadas de pano e enrolação dos “experts”.

  2. Começa a comer chocolate amargo um dia sim outro não, vc vai se acostumar com o gosto amargo e vai sentir menos falta de doce, eu fiz isso e já diminui mto a vontade de comer doce, bjs espero ter ajudado

  3. Bom dia, sim sou viciada em comer Leite Condensado e como todos os dias. E fico muito triste pois não consigo parar de comer, pois já tentei ficar sem e substituir por outras coisas e não consigo parar. Já procurei Nutricionista para me ajudar a saber se falta algo em meu organismo para enter o porque desta vontade e não descobri nada Preciso tanto de ajuda, pois agora com esta reportagem que li agora fico mais preocupada ainda…

    • Oi Juliana,faz a versão diet,tem receita no youtube,é menos calórico, mas tb não pode abusar.Ab

    • Mistura leite em pó instantâneo, fica uma delícia, eu chamo de “laminha”: 6 colheres de leite em pó para uma lata de leite condensado, é só misturar e mandar pra dentro! Mas engorda…