Má Alimentação Durante a Adolescência Pode Já Afetar a Fertilidade de Homens no Futuro

Especialista da área:
atualizado em 28/01/2020

Meninos adolescentes com o sonho de um dia ter filhos podem querer repensar nos seus lanches depois da escola.

  Continua Depois da Publicidade  

Um novo estudo liderado pela Universidade de Harvard descobriu que comer uma típica “dieta ocidental” – aquela cheia de alimentos ricos em gordura e alimentos processados, como pizza, batatas fritas e carne vermelha – na adolescência leva a uma menor contagem de espermatozóides e maiores danos a células produtoras de espermatozóides – as células de Sertoli.

Vale ressaltar que uma mudança na dieta com o tempo pode aumentar a contagem de espermatozóides dentro de três meses, mas os danos às células de Sertoli são permanentes.

A equipe da Universidade de Harvard apresentou o estudo, que ainda não foi publicado em uma revista especializada, no encontro anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) em Viena, nesta semana.

Como funcionou o estudo

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados médicos coletados em cerca de 3.000 homens com idade média de 19 anos antes de se juntarem às forças armadas dinamarquesas.

Cada homem completou um questionário que o classificava como adepto a um desses 4 tipos de dietas:

  1. A dieta ocidental acima mencionada;
  2. Uma dieta vegetariana tradicional;
  3. Uma dieta decente, composta principalmente de frango, peixe, legumes e frutas;
  4. Uma dieta “escandinava” (típica dos próprios dinamarqueses), de carnes processadas, grãos integrais, peixes e laticínios.

Os pesquisadores descobriram que a concentração de espermatozóides, volume e motilidade dos homens com a dieta ocidental foram os piores, e testes hormonais levaram à descoberta dos danos a suas células de Sertoli.

Essas descobertas mostram o poder da dieta para a maneira como os testículos funcionam com o tempo. A má alimentação desde os anos mais jovens na vida já promove uma mudança que fica com você para o resto da vida. Evite isso!

Você costumou ter uma dieta pobre desde os anos mais jovens da vida? Pretende mudar sua alimentação agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Má Alimentação Durante a Adolescência Pode Já Afetar a Fertilidade de Homens no Futuro”