Maiores riscos da tatuagem para a saúde e como evitar

Especialista da área:
atualizado em 06/07/2022

Para decidir fazer uma tatuagem, o desenho, local e tamanho não são as únicas preocupações que devem ser consideradas. Ainda que seja uma prática comum atualmente, o processo de tatuar causa um dano às camadas superior e média da pele. Portanto, é preciso escolher bem o profissional e o estúdio onde irá fazer a sua.

Procure os profissionais licenciados. Converse com outras pessoas que já foram tatuadas pelo profissional que você escolheu e faça uma visita ao local com antecedência para conhecer o ambiente.

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, observe se o profissional sabe esclarecer sobre todos os riscos envolvidos e, essencialmente, se estará pronto caso ocorra algum efeito indesejado depois da tatuagem. Existem muitos profissionais qualificados e preparados para cuidar de todas as etapas de uma tatuagem e sua cicatrização. 

E cabe lembrar que os cuidados que vamos tratar aqui também se aplicam a procedimentos de maquiagem definitiva, que também são considerados um tipo de tatuagem. É o caso, por exemplo, da pigmentação de sobrancelha, pigmentação labial ou delineado definitivo na pálpebra dos olhos. Ela também é usada para cobertura de cicatrizes, marcas de nascença e vitiligo. 

Os riscos da tatuagem

Alguns riscos da tatuagem incluem:

  • Reações alérgicas, principalmente, com o uso dos corantes vermelhos, verdes, amarelos e azuis, que podem causar coceira e inchaço no local da tatuagem.
  • Infecções de pele associadas à inflamação, que podem gerar pus e febre em casos mais graves.
  • Granulomas, que aparecem como resultado de uma inflamação. 
  • Queloides, ou seja, um crescimento excessivo de uma cicatriz.
  • Doenças transmitidas pelo sangue, se o equipamento estiver contaminado, incluindo HIV, hepatites B e C, entre outras. 
  • Problemas na ressonância magnética, como inchaço ou queimação no local, ocorrem em casos raros quando o pigmento é de baixa qualidade ou contém algum elemento metálico em sua composição.

Outro risco associado a tatuagens está relacionado à camuflagem de possíveis sinais de câncer de pele. Ela pode esconder manchas e outros sinais, fazendo com que o câncer não seja identificado a tempo.

Reações alérgicas a tintas e corantes

Tatuador
As reações alérgicas são um dos riscos da tatuagem que chamam atenção

Os efeitos a longo prazo das tintas e corantes ainda não são totalmente conhecidos. Mais de 50 corantes já foram aprovados para uso em cosméticos, mas os riscos de eles serem injetados na pele não estão claros.

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns estudos já identificaram presença de níquel, chumbo e outros compostos associados ao câncer em algumas tintas, no entanto, mais estudos ainda precisam ser realizados para identificar quais taxas dessas substâncias podem causar danos consideráveis à saúde. 

Os pigmentos são as maiores causas de reações alérgicas, devido aos seus produtos que incluem cobalto (azul), cádmio (amarelo), dicromato (verde) e sal de mercúrio (vermelho). Outros sais metálicos também são utilizados, como alumínio, ferro, silício e titânio. 

Quando uma dessas substâncias entra em contato com a pele, pode gerar uma resposta tóxica. Essas reações podem acontecer dias ou até mesmo anos após a confecção da tatuagem, dependendo de diversos fatores que influenciam na toxicidade, como idade e sexo, por exemplo.

Busque tatuadores confiáveis

Certifique-se se o tatuador é licenciado, use luvas e troque-as por novas em cada procedimento. Observe se ele usa equipamentos adequados e retira agulhas e tubos de embalagens seladas antes do início da sessão de tatuagem.

É importante que tenha no estúdio uma autoclave de esterilização dos equipamentos não descartáveis e uma caixa para descarte adequado de objetos perfurocortantes, como as agulhas. Todas essas medidas indicam uma maior responsabilidade do estúdio.

Cuidados com a cicatrização 

Para garantir uma boa cicatrização, é necessário seguir as recomendações do seu profissional. Esses cuidados são essenciais:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Manter a pele tatuada limpa, usando um sabão comum e água.
  • Hidratar a pele com um hidratante sem perfume.
  • Evitar exposição ao sol por, no mínimo, 15 dias.
  • Evitar mergulhos em piscinas, banheiras, rios, lagos e praias enquanto a tatuagem não estiver cicatrizada.
  • Escolher bem as roupas para evitar que elas grudem ou “arranhem” a tatuagem.
  • Não coçar e não tirar nenhuma “casquinha” durante o processo de cicatrização, pois isso pode aumentar o risco de infecções, além de danificar a própria tatuagem. 
  • Evitar atividades físicas por 48 horas.
  • Evitar alimentos gordurosos, como carne vermelha, carne suína, mariscos e frituras.
  • Beber água e manter uma boa hidratação para melhorar a cicatrização.

Se perceber algo de errado com sua tatuagem, sempre informe seu tatuador para que ele lhe dê as devidas recomendações. Em casos de infecções ou inflamação da pele, procure um médico dermatologista.

Riscos da remoção

Remoção de tatuagem
Quem quiser remover alguma tatuagem deve buscar ajuda profissional qualificada

Se você optar pela remoção da tatuagem em algum momento, a maneira mais segura para fazer isso é utilizando lasers que fragmentam o pigmento da tatuagem. O uso do laser pode provocar dor, cuja intensidade varia de pessoa a pessoa.

A cor, o traço e estilo da tatuagem vão influenciar no tipo de laser escolhido para a remoção. O tempo e a quantidade de sessões também podem variar. Tudo precisará ser avaliado pelo médico dermatologista. Em alguns casos, esse procedimento pode não ser capaz de remover totalmente a tatuagem.

Outros métodos menos usados são através de técnicas de remoção mecânica ou química, que incluem a dermabrasão, uma raspagem da pele ou esfoliação através de produtos químicos, podendo ocasionar uma reação indesejada, como os queloides, por exemplo.

Tatuagens de henna

A planta de henna possui um pigmento que, quando interage com a pele, atua com a queratina dando uma cor marrom-avermelhada. O pó de henna é misturado com vários materiais, dependendo da região, incluindo óleos essenciais, suco de limão, raiz de beterraba, café seco e pó de carvão. A mistura é aplicada na pele por 30 minutos a 6 horas e a tatuagem temporária dura de 2 a 6 semanas. 

A mistura da henna com outros compostos muitas vezes desconhecidos podem gerar diversas reações alérgicas na pele onde foi aplicada.

  Continua Depois da Publicidade  

Agora que você conhece alguns riscos da tatuagem, a composição dos pigmentos usados e já sabe o que precisa para escolher um bom profissional, pode tomar uma decisão mais consciente e segura sobre o desejo de fazer aquela tatuagem, ou pela decisão de não fazê-la.

Fontes e referências adicionais

Você já fez tatuagem? Teve algum problema com ela? Conte nos comentários abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário