O café pode ter várias utilidades no nosso dia a dia. Você pode tomar uma xícara bem quentinha de manhã naqueles dias mais frios, consumir depois do almoço para ajudar a dar aquela acordada para voltar ao trabalho ou tomar no lanchinho da tarde para acompanhar uma fatia de bolo e um bom papo entre amigos.
É possível ainda usar o café em uma série de receitas como bolos de café, sorvetes, vitaminas, brigadeiros, pudins, mousses e licores, por exemplo. Mas será que também podemos aproveitar o ingrediente nos cuidados para a pele, por meio de uma máscara de café para espinha, por exemplo?
Será que a mascará de café para espinha funciona?
O aparecimento das espinhas é provocado pela acne, um problema que surge quando secreções oleosas das glândulas sebáceas tampam as pequenas aberturas dos folículos capilares.
A condição pode ser causada por uma série de fatores como o excesso de produção de oleosidade da pele, o acúmulo de bactérias, a tendência à inflamação, a desregulação hormonal e a propensão ao acúmulo de células e tecidos mortos.
Segundo a co-fundadora de uma linha de cuidados para a pele à base de café, Erika Geraerts, quando uma esfoliação de café é aplicada em movimentos circulares, a junção da cafeína e do movimento estimulam o fluxo sanguíneo, o que pode auxiliar a diminuir problemas como a acne.
Entretanto, não são todos da área de estética que defendem que a mascará de café para espinhas é eficiente e segura.
Em artigo publicado na internet, a esteticista especialista no tratamento da acne Angela Palmer até mencionou alguns benefícios do café associados à pele, porém, explicou por quais motivos a máscara com o ingrediente não é a melhor solução para as espinhas.
Conforme a especialista no tratamento da acne, o café é rico em antioxidantes, o que é uma boa notícia para a pele, já que os antioxidantes auxiliam a combater o envelhecimento.
“O café também pode ajudar a manter a pele hidratada por meio da redução da perda de água trans-epidérmica (uma maneira chique de se referir ao modo pelo qual a umidade evapora da pele)”, afirmou a esteticista.
Palmer disse ainda que, embora eles não possam servir como um substituto para os protetores solares, extratos de grãos passados de café já foram apontados por estudos como capazes de poder auxiliar a proteger a pele contra os danos dos raios ultravioleta-B (UVB).
Entretanto, ao falar sobre a acne, a especialista no tratamento da condição levantou uma bandeira vermelha em relação ao uso do café na pele. “Ao contrário do que dizem uma infinidade de vídeos online, o café definitivamente não vai resolver a sua acne”, alertou a esteticista.
Palmer explicou que os esfoliantes, incluindo os naturais, não são capazes de limpar a acne por si só. Ainda que esses esfoliantes possam remover a camada superficial da pele, eles não conseguem penetrar os poros da pele, destacou a esteticista. De acordo com ela, é justamente nesses poros que as máculas da acne começam.
“A acne não é causada por óleo ou sujeira na superfície da pele. No lugar disso, ela é um bloqueio mais profundo dentro do poro. Isso, acompanhado de uma proliferação de bactérias e inflamações causadoras da acne, causa aquelas espinhas que todos nós conhecemos e odiamos”, esclareceu a especialista no tratamento da acne.
A mascará de café para espinha pode fazer mal à pele
Além de não funcionar, utilizar uma máscara esfoliante de café para tentar dar um jeito nas espinhas pode acabar piorando a situação da pele.
“Esfoliar, não importa com qual frequência, não vai eliminar aqueles fatores que causam a acne. Mais do que isso, uma esfoliação com grãos de café pode ser bastante agressiva e pode irritar os ataques de acne já inflamados”, explicou a esteticista especialista no tratamento da acne, Angela Palmer.
Para a esteticista, a melhor escolha para resolver a acne são os produtos de venda livre (não sujeitos a receita médica) cuja eficiência tenha sido provada para quem tem crises de leves acne e tratamentos tópicos para acne ou medicamentos orais prescritos pelo médico para a acne de nível moderado a severo.
“Eles podem não ser ‘faça você mesmo’ ou da moda, mas eles funcionam, e você vai ficar mais feliz com os resultados”, finalizou a especialista no tratamento da acne.
O melhor a se fazer
Mais sábio e seguro do que sair procurando como fazer uma máscara de café para espinha é marcar uma consulta com um bom médico dermatologista.
Na consulta, o profissional irá dar o diagnóstico a respeito do seu quadro de acne, em particular, e indicar um tratamento que, além de ser eficiente, também seja seguro para você e sua pele.
Sem consultar o dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento para as espinhas, corre-se o risco de aderir a um método que seja contraindicado e provoque efeitos colaterais, justamente porque não foi atrás de uma ajuda especializada e profissional.
Falando nisso, vale aproveitar para lembrar que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir a opinião, o diagnóstico e a prescrição que devem ser passados por um médico.