Propriedades dos Alimentos

Mingau de maisena engorda?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

Quem busca uma melhor qualidade de vida, além de praticar regularmente uma atividade física, precisa adotar bons hábitos alimentares. Criar novos cardápios para as refeições pode ser um desafio, pois além de definir quais alimentos poderão ser incluídos no programa alimentar, é preciso saber a quantidade exata que eles devem ser consumidos para evitar ganho de peso.

O mesmo raciocínio serve para as pessoas que sofrem com o problema contrário, ou seja, a falta de peso. Por mais que engordar pareça uma tarefa simples, afinal bastaria aumentar o consumo calórico, é importante mencionar que existem pessoas que sofrem com a falta de apetite e, em alguns casos, mesmo comendo não engordam com tanta facilidade.

Além disso, tanto a perda quanto o ganho de peso, precisam ser feitos de maneira saudável. É fundamental que a pessoa não simplesmente engorde, mas sim, o faça de maneira saudável, fornecendo ao organismo os nutrientes que ele necessita para o seu bom funcionamento.

É justamente por isso que vamos falar um pouco sobre um ingrediente presente na despensa da casa de muita gente, o mingau de maisena, e tentar descobrir se ele pode ou não atrapalhar a manutenção da boa forma e se ele também pode trazer benefícios para as pessoas que estão abaixo do peso e precisam engordar. Afinal, o mingau de maisena engorda? Vamos entender agora.

Mingau de maisena engorda?

A maisena (que na realidade é o nome de uma marca fabricante do produto) é uma farinha de amido de milho, geralmente consumida como mingau, acrescida de leite e açúcar e em alguns casos canela, para polvilhar.

continua depois da publicidade

Uma porção equivalente a uma xícara de mingau de maisena (240 ml) possui 255 calorias, além de aproximadamente 43,18 g de carboidratos, 5,4 g de proteínas e 6,15 g de gorduras.

Consumir esse tipo de mingau uma vez ou outra no lugar de uma refeição e em pequenas porções pode até não prejudicar tanto a dieta de quem precisa emagrecer, porém, é preciso ter muito cuidado ao incluir regularmente este prato em uma dieta, principalmente, se ele for acompanhado de outros alimentos, pois o teor calórico será consideravelmente alto.

No entanto, não é só com a quantidade de calorias que devemos nos preocupar, também é necessário prestar bastante atenção no alto teor de carboidratos que o alimento possui. Sabemos que os carboidratos são uma excelente fonte de energia para o corpo, contudo, o seu consumo em excesso acaba sendo armazenado como gordura e ocasionando ganho de peso.

Outro ponto importante que deve ser destacado em relação ao amido de milho é o seu alto índice glicêmico, que indica que a sua digestão é muito rápida, não garantindo saciedade por muito tempo.

continua depois da publicidade

E se eu quiser engordar?

Mingau de maisena com frutas

No entanto, se a sua intenção é engordar, o mingau de maisena pode ser bastante útil para o seu plano de alimentação. Além de conter uma grande quantidade de carboidratos e possuir um alto valor calórico, no amido de milho é possível encontrar diversos nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas A, E e do complexo B e minerais, como o potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Caso você escolha adicionar o mingau de maisena a suas refeições com o objetivo de engordar, não se esqueça que é sempre importante conversar com um médico e/ou nutricionista para que a sua dieta seja o mais saudável possível.

Confira a seguir como preparar uma receita de mingau de maisena:

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de chá de leite integral ou desnatado;
  • 4 colheres de sopa de maisena/amido de milho;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Canela para polvilhar.

Modo de preparo:

continua depois da publicidade
  1. Dissolva a maisena em uma xícara de leite;
  2. Coloque a outra xícara de leite e ⅔ da xícara de leite com maisena em uma panela em fogo brando. Mexa o tempo todo até atingir o ponto de fervura;
  3. Mexa mais um pouco para engrossar. Caso deseja que a consistência fique ainda mais grossa, adicione o ⅓ restante da mistura de leite e amido de milho;
  4. Misture até o mingau ficar homogêneo, retire do fogo, espere esfriar e sirva-se. Bom apetite!

Você tem necessidade de engordar de forma saudável, e tem o costume de incluir o mingau de maisena em sua dieta? Comente abaixo!

3.9 de 5 (58 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Dra Patrícia boa noite
    Oferecer mingau pela manhã e a noite
    Uma idosa de 92 anos faz ela engordar obrigada

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu sempre fui muito magra! Nada me fazia engordar de jeito nenhum. Tomava todo tipo de remédio pra estimular o apetite e tomava todo tipo de vitaminas e nada adiantava. Só consegui ganhar peso quando comecei com o mingau de maizena. Comia duas, três vezes ao dia e incluía farinha de aveia no mingau. As mais baratas do mercado. Comecei ganhar peso muito rápido! Em pouco mais de um mês eu já tinha ganhado 6 kilos. E o melhor é que esses kilos a mais, vieram bem distribuídos. Estou muito satisfeita

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Bom dia
    Aprendi com minha mãe a comer mingau de maizena com gema de ovo no seu preparo. O mingau fica amarelinho e gostoso ponho pouco açucar. Hj 45 anos qero emagrecer e qeria saber se posso continuar comendo. Estou com cristais nos rins,gordura no figado e colestorol alto.tenho 67 k 1,53m. E a gordura se concentra no abdomem...barriga

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu janto 2.3. Vezes na semana e me sinto bem eu gosto mingau de maizena e coloco tapioca.uma delícia

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • afff...
    essa mania de todos ter opinião sobre tudo..

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • minha filha tem 6meses e toma mingau de maizena ela pode engorda rapido tomando mingau de maizena toda noite e toda tarde sim ou nao me ajudem por. favor

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • É preciso verificar com o pediatra se a ingestão está correta.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • minha filha tem 6meses e toma mingau de maizena ela pode engorda rapido tomando mingau de maizena toda noite e toda tarde

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Gente.. eu faço um mingau de maizena alternativo rs, no microondas,
    250 ml de leite desnatado
    3 colheres rasas de maizena
    ** pra adoçar eu uso um adoçante natural, mas pode ser usado pouco açúcar ou algum outro item (mel, açúcar mascavo, demerara)
    canela pra polvilhar.
    claro que não fica igual ao original, mas engana a vontade

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu não acho provável qe uma pessoa vá engordar comendo mingau de amido de milho só se ela for sedentária... Mas se ela se exercita diariamente pelo menos ela deve manter o mesmo peso. Me corrijam se eu tiver errado por favor.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Acho que depende da quantidade de mingal que você consome, independente dos exercícios e dependendo da intensidade dos seus exercícios , você pode engordar ou não, muitos atletas de fisiculturismo, consomem bastante mingal,na intenção de "crescerem" cada vez mais, mesmo treinando intensivamente quase todos os dias.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Olá, eu consumindo o mingau de maizena toda noite substituindo a janta posso engordar fazendo isso!?

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite