Mingau de maisena engorda?

Especialista da área:
atualizado em 26/10/2021

Quem busca uma melhor qualidade de vida, além de praticar regularmente uma atividade física, precisa adotar bons hábitos alimentares. Criar novos cardápios para as refeições pode ser um desafio, pois além de definir quais alimentos poderão ser incluídos no programa alimentar, é preciso saber a quantidade exata que eles devem ser consumidos para evitar ganho de peso.

O mesmo raciocínio serve para as pessoas que sofrem com o problema contrário, ou seja, a falta de peso. Por mais que engordar pareça uma tarefa simples, afinal bastaria aumentar o consumo calórico, é importante mencionar que existem pessoas que sofrem com a falta de apetite e, em alguns casos, mesmo comendo não engordam com tanta facilidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, tanto a perda quanto o ganho de peso, precisam ser feitos de maneira saudável. É fundamental que a pessoa não simplesmente engorde, mas sim, o faça de maneira saudável, fornecendo ao organismo os nutrientes que ele necessita para o seu bom funcionamento.

É justamente por isso que vamos falar um pouco sobre um ingrediente presente na despensa da casa de muita gente, o mingau de maisena, e tentar descobrir se ele pode ou não atrapalhar a manutenção da boa forma e se ele também pode trazer benefícios para as pessoas que estão abaixo do peso e precisam engordar. Afinal, o mingau de maisena engorda? Vamos entender agora.

Mingau de maisena engorda? 

mingau

A maisena (que na realidade é o nome de uma marca fabricante do produto) é uma farinha de amido de milho, geralmente consumida como mingau, acrescida de leite e açúcar e em alguns casos canela, para polvilhar.

Uma porção equivalente a uma xícara de mingau de maisena (240 ml) possui 255 calorias, além de aproximadamente 43,18 g de carboidratos, 5,4 g de proteínas e 6,15 g de gorduras.

Consumir esse tipo de mingau uma vez ou outra no lugar de uma refeição e em pequenas porções pode até não prejudicar tanto a dieta de quem precisa emagrecer, porém, é preciso ter muito cuidado ao incluir regularmente este prato em uma dieta, principalmente, se ele for acompanhado de outros alimentos, pois o teor calórico será consideravelmente alto.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, não é só com a quantidade de calorias que devemos nos preocupar, também é necessário prestar bastante atenção no alto teor de carboidratos que o alimento possui. Sabemos que os carboidratos são uma excelente fonte de energia para o corpo, contudo, o seu consumo em excesso acaba sendo armazenado como gordura e ocasionando ganho de peso.

Outro ponto importante que deve ser destacado em relação ao amido de milho é o seu alto índice glicêmico, que indica que a sua digestão é muito rápida, não garantindo saciedade por muito tempo.

E se eu quiser engordar?

mingau de aveia com frutas
Mingau de maisena com frutas

No entanto, se a sua intenção é engordar, o mingau de maisena pode ser bastante útil para o seu plano de alimentação. Além de conter uma grande quantidade de carboidratos e possuir um alto valor calórico, no amido de milho é possível encontrar diversos nutrientes como proteínas, fibras, vitaminas A, E e do complexo B e minerais, como o potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Caso você escolha adicionar o mingau de maisena a suas refeições com o objetivo de engordar, não se esqueça que é sempre importante conversar com um médico e/ou nutricionista para que a sua dieta seja o mais saudável possível.

Confira a seguir como preparar uma receita de mingau de maisena:

Ingredientes: 

  Continua Depois da Publicidade  

  • 2 xícaras de chá de leite integral ou desnatado;
  • 4 colheres de sopa de maisena/amido de milho;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Canela para polvilhar.

Modo de preparo:

  1. Dissolva a maisena em uma xícara de leite;
  2. Coloque a outra xícara de leite e ⅔ da xícara de leite com maisena em uma panela em fogo brando. Mexa o tempo todo até atingir o ponto de fervura;
  3. Mexa mais um pouco para engrossar. Caso deseja que a consistência fique ainda mais grossa, adicione o ⅓ restante da mistura de leite e amido de milho;
  4. Misture até o mingau ficar homogêneo, retire do fogo, espere esfriar e sirva-se. Bom apetite!

Você tem necessidade de engordar de forma saudável, e tem o costume de incluir o mingau de maisena em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (52 votos, média 3,81)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

22 comentários em “Mingau de maisena engorda?”

  1. Eu sempre fui muito magra! Nada me fazia engordar de jeito nenhum. Tomava todo tipo de remédio pra estimular o apetite e tomava todo tipo de vitaminas e nada adiantava. Só consegui ganhar peso quando comecei com o mingau de maizena. Comia duas, três vezes ao dia e incluía farinha de aveia no mingau. As mais baratas do mercado. Comecei ganhar peso muito rápido! Em pouco mais de um mês eu já tinha ganhado 6 kilos. E o melhor é que esses kilos a mais, vieram bem distribuídos. Estou muito satisfeita

    Responder
  2. Bom dia
    Aprendi com minha mãe a comer mingau de maizena com gema de ovo no seu preparo. O mingau fica amarelinho e gostoso ponho pouco açucar. Hj 45 anos qero emagrecer e qeria saber se posso continuar comendo. Estou com cristais nos rins,gordura no figado e colestorol alto.tenho 67 k 1,53m. E a gordura se concentra no abdomem…barriga

    Responder
  3. minha filha tem 6meses e toma mingau de maizena ela pode engorda rapido tomando mingau de maizena toda noite e toda tarde sim ou nao me ajudem por. favor

    Responder
  4. minha filha tem 6meses e toma mingau de maizena ela pode engorda rapido tomando mingau de maizena toda noite e toda tarde

    Responder
  5. Gente.. eu faço um mingau de maizena alternativo rs, no microondas,
    250 ml de leite desnatado
    3 colheres rasas de maizena
    ** pra adoçar eu uso um adoçante natural, mas pode ser usado pouco açúcar ou algum outro item (mel, açúcar mascavo, demerara)
    canela pra polvilhar.
    claro que não fica igual ao original, mas engana a vontade

    Responder
  6. Eu não acho provável qe uma pessoa vá engordar comendo mingau de amido de milho só se ela for sedentária… Mas se ela se exercita diariamente pelo menos ela deve manter o mesmo peso. Me corrijam se eu tiver errado por favor.

    Responder
    • Acho que depende da quantidade de mingal que você consome, independente dos exercícios e dependendo da intensidade dos seus exercícios , você pode engordar ou não, muitos atletas de fisiculturismo, consomem bastante mingal,na intenção de “crescerem” cada vez mais, mesmo treinando intensivamente quase todos os dias.

      Responder
  7. gente eu como bastante começo engorda,mais derepente esmagreço nao sei o que fasso quero muito engorda, eu peso 52 mais quero almentar meu peso sou muito magra o que fasso???

    Responder
      • Uau! que mal educada vc é. Não corrija as pessoas desse jeito. Nem todos tiveram oportunidade de estudar. Só corrigimos quem conhecemos e ainda assim com amor e em particular. Se a moça precisa de aula de português vc precisa de aula de educação.

        Responder
        • Concordo Cassia! Ainda existe muita gente sem educação que acha que está fazendo a coisa certa em querer corrigir alguém só para rebaixar a pessoa. E além de sem educação, é inconveniente!

          Responder
        • Com toda certeza. Sou professora de língua portuguesa e não trato meu alunado com a mesma destreza, perspicácia e amabilidade com que a querida direcionou suas palavras. Realme te falta educação e respeito ao próximo.

          Responder
        • Essa da aula deeducação foi TOP!!!!!
          Mandou bemm
          Essas pessoas são amargas demais
          Não são bem amadas

          Responder
      • vai cuidar da sua vida querida, o eu escrevo ou deixo de escrever isso e problema meu e nao seu, os incomodados que se retire.

        valeu otaria se toca..

        Responder
      • feio nao e a pessoa escrever errado as vezes feio mesmo e a pessoa ser mau educado e entrometido e querer dar uma de certinha so pra ficar por. cima errar e humano ta querida rekalcada…

        Responder