Mingau de Maizena Engorda?

Especialista:
atualizado em 17/12/2019

Quem abandona uma vida sedentária e despreocupada com a qualidade e equilíbrio da alimentação e resolve entrar no mundo da saúde e boa forma, sabe que enfrentará muitos desafios em sua nova jornada. E um deles é saber montar novos cardápios para as suas refeições, definindo não somente os alimentos que podem atrapalhar ou ajudar esse processo, mas também entendendo em que quantidade cada um deles deve ser consumido.

E em meio a tantas informações disponíveis nos meios de comunicação e na internet e das opiniões que os amigos e familiares possuem a respeito da alimentação, acaba sendo normal ficar um pouco confuso e sem saber direito como montar a dieta.

O mesmo raciocínio serve para as pessoas que sofrem com o problema contrário: a falta de peso. Por mais que para quem esteja de fora engordar pareça uma tarefa simples, afinal há a ideia de que basta comer e os quilos aparecerão, é importante enfatizar que existem pessoas que sofrem com a falta de apetite e, em alguns casos, mesmo comendo não engordam com tanta facilidade.

Além disso, não podemos esquecer que assim como ocorre com a perda de peso, o ganho de peso também precisa ser feito de maneira saudável. É fundamental que a pessoa não simplesmente engorde, mas o faça de maneira saudável, oferecendo ao organismo os nutrientes dos quais ele necessita para o seu bom funcionamento.

É justamente por isso que vamos falar um pouco sobre um ingrediente presente na despensa da casa de muita gente, o mingau de maizena, e tentar descobrir se ele pode ou não atrapalhar a manutenção da boa forma e se ele também pode trazer benefícios para as pessoas que estão abaixo do peso e precisam engordar. Afinal, o mingau de maizena engorda? Vamos entender agora.

O que é o mingau de maizena? 

Comecemos então com uma breve explicação sobre o que é o mingau de maizena. O prato é feito a partir do amido de milho, que também é chamado de maizena (que é na realidade o nome de uma marca fabricante do produto). A receita desse mingau também é preparada com leite e açúcar e em alguns casos canela, para polvilhar.

Mingau de maizena engorda? 

O primeiro ponto para saber se o mingau de maizena engorda é conhecer o número de calorias presentes no prato. Uma porção equivalente a uma xícara de mingau de maizena possui 255 calorias, além de aproximadamente 43 g de carboidratos, 5,4 g de proteínas e 6,15 g de gorduras.

Consumir esse tipo de mingau uma vez ou outra no lugar de uma refeição e em porções menores pode até não prejudicar tanto a dieta de quem precisa emagrecer. Entretanto, é preciso ter muito cuidado ao incluir o prato na alimentação com maior regularidade e, principalmente, se ele for acompanhado de outras comidas, o que deixará o total de consumo calórico lá em cima e poderá sim trazer uns quilinhos extras à silhueta.

No entanto, não é só com as calorias que nós devemos nos importar para analisar se o mingau de maizena engorda ou não, também é preciso prestar atenção no alto teor de carboidratos que o alimento carrega.

Sabemos que os carboidratos são um tipo de nutriente importante para o corpo na obtenção de energia. Porém, também temos conhecimento que em excesso eles acabam sendo armazenados como gordura no corpo e causam o ganho de peso.

Outro ponto importante de ser destacado em relação a essa substância é o índice glicêmico, uma medida que indica a qualidade de um carboidrato para a nutrição. Quanto mais baixo for o índice glicêmico de um alimento, mais lenta será a maneira como o carboidrato chega à corrente sanguínea e mais devagar será a sua digestão, fator que contribui para o emagrecimento, já que promove sensação de saciedade no corpo e ajuda a controlar o apetite.

Pena que esse não é o caso do amido de milho, o principal ingrediente do mingau de maizena, que possui um índice glicêmico classificado como alto – o valor é de 85. Isso quer dizer que sua digestão é muito rápida, que ele não deixa o corpo satisfeito por muito tempo e que pouco depois de consumi-lo é provável que a fome surgirá novamente.

E se eu quiser engordar?

Já se a sua intenção é engordar, o mingau de maizena pode ser bastante útil para o seu plano de alimentação. Como acabamos de observar aqui, o consumo regular do prato contribui com o aumento de peso devido ao seu alto valor calórico e quantidade de carboidratos. Vale registrar também que ele não promove a diminuição do apetite, algo que atrapalharia uma dieta que tem o intuito de aumentar o peso.

Além disso, no amido de milho é possível encontrar algumas substâncias que tornam o prato mais nutritivo do que guloseimas que são apenas calóricas, como doces e pizzas, por exemplo. Além das proteínas, que já mencionamos no tópico anterior, no ingrediente é possível encontrar a presença de fibras, potássio, cálcio, ferro e magnésio.

Caso você escolha adicionar o mingau de maizena a suas refeições com o objetivo de engordar, não se esqueça que é sempre importante conversar com um médico para que o seu regime seja o mais saudável possível.

Confira a seguir como preparar uma receita de mingau de maizena:

Ingredientes: 

  • 2 xícaras de chá de leite integral ou desnatado;
  • 4 colheres de sopa de maizena/amido de milho;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • Canela para polvilhar.

Modo de preparo:

  1. Dissolver a maizena em uma xícara de leite;
  2. Colocar a xícara de leite restante e 2/3 da xícara de leite com maizena em uma panela em fogo brando. Mexer o tempo todo até atingir o ponto de fervura;
  3. Mexer mais um pouco para engrossar. Caso deseja que a consistência fique ainda mais grossa, adicione o 1/3 restante da mistura de leite e amido de milho;
  4. Misturar até o mingau ficar homogêneo, retirar do fogo, esperar esfriar e servir-se. Bom apetite!

Você tem necessidade de engordar de forma saudável, e tem o costume de incluir o mingau de maizena em sua dieta? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (38 votos, média: 3,84 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

19 comentários em “Mingau de Maizena Engorda?”

  1. minha filha tem 6meses e toma mingau de maizena ela pode engorda rapido tomando mingau de maizena toda noite e toda tarde sim ou nao me ajudem por. favor

  2. minha filha tem 6meses e toma mingau de maizena ela pode engorda rapido tomando mingau de maizena toda noite e toda tarde

  3. Gente.. eu faço um mingau de maizena alternativo rs, no microondas,
    250 ml de leite desnatado
    3 colheres rasas de maizena
    ** pra adoçar eu uso um adoçante natural, mas pode ser usado pouco açúcar ou algum outro item (mel, açúcar mascavo, demerara)
    canela pra polvilhar.
    claro que não fica igual ao original, mas engana a vontade

  4. Eu não acho provável qe uma pessoa vá engordar comendo mingau de amido de milho só se ela for sedentária… Mas se ela se exercita diariamente pelo menos ela deve manter o mesmo peso. Me corrijam se eu tiver errado por favor.

  5. gente eu como bastante começo engorda,mais derepente esmagreço nao sei o que fasso quero muito engorda, eu peso 52 mais quero almentar meu peso sou muito magra o que fasso???

      • Uau! que mal educada vc é. Não corrija as pessoas desse jeito. Nem todos tiveram oportunidade de estudar. Só corrigimos quem conhecemos e ainda assim com amor e em particular. Se a moça precisa de aula de português vc precisa de aula de educação.

        • Concordo Cassia! Ainda existe muita gente sem educação que acha que está fazendo a coisa certa em querer corrigir alguém só para rebaixar a pessoa. E além de sem educação, é inconveniente!

        • Com toda certeza. Sou professora de língua portuguesa e não trato meu alunado com a mesma destreza, perspicácia e amabilidade com que a querida direcionou suas palavras. Realme te falta educação e respeito ao próximo.

        • Essa da aula deeducação foi TOP!!!!!
          Mandou bemm
          Essas pessoas são amargas demais
          Não são bem amadas

      • vai cuidar da sua vida querida, o eu escrevo ou deixo de escrever isso e problema meu e nao seu, os incomodados que se retire.

        valeu otaria se toca..

      • feio nao e a pessoa escrever errado as vezes feio mesmo e a pessoa ser mau educado e entrometido e querer dar uma de certinha so pra ficar por. cima errar e humano ta querida rekalcada…