Mulher pisando na balanca

Como Engordar em Um Mês com Saúde

Muitas pessoas buscam soluções para conseguir ganhar peso de forma rápida e também desejam saber como engordar sendo magro de ruim, já que esta situação pode parecer difícil para muitas pessoas. No entanto, com as estratégias certas é possível ganhar peso e também conseguir manter a saúde.

Saber como engordar em um mês com saúde irá definir a qualidade do peso ganho, sendo importante a mudança de hábitos e também a adição de alimentos corretos na dieta para evitar o ganho de gordura excessiva, que pode ser um dos fatores mais prejudiciais ao organismo.

Vamos conhecer algumas estratégias para quem busca como engordar em um mês com saúde e saiba quais os alimentos mais adequados para você ter melhores resultados.

Como engordar em um mês com saúde?

O ganho de peso pode estar associado tanto ao aumento da massa muscular quanto ao aumento da gordura corporal. A estratégia usada em relação à alimentação e ao nível de atividade física de cada pessoa é que irão ajudar no ganho de peso de forma saudável, ou seja, com o desenvolvimento de massa muscular em maior proporção.

Portanto, saber como engordar em um mês com saúde requer conhecer algumas mudanças muito importantes principalmente na alimentação.

A dieta precisa ser ajustada para que haja um consumo maior de calorias em relação ao total de calorias que são gastas pelo metabolismo. Em geral, recomenda-se um acréscimo em torno de 500 a 800 calorias por dia a mais, garantindo assim o adequado desenvolvimento muscular, promovendo o aumento do peso sem que haja um aumento considerável da gordura corporal.

Este valor adicional de calorias dependerá, obviamente, do perfil de cada pessoa, do tipo de atividade física praticada e também da resposta do metabolismo, podendo ser maior ou menor de acordo com os resultados.

Além do aumento de calorias necessárias para ganhar peso, outro cuidado importante está relacionado aos tipos de alimentos escolhidos para a dieta a ser realizada. Cada refeição precisa ser estruturada para conter alimentos ricos em todos os tipos de nutrientes, contendo assim as adequadas proporções de macronutrientes (que são os carboidratos, proteínas e gorduras) e também de micronutrientes (que são as vitaminas e minerais).

Como montar corretamente uma dieta para engordar?

Para saber corretamente como engordar em um mês com saúde, a primeira questão importante está em realizar uma completa avaliação corporal para que sejam determinados os valores iniciais do percentual de massa magra e do percentual de gordura corporal de cada pessoa. Desta forma, é possível realizar uma estimativa do total de calorias gastas pelo metabolismo, podendo-se avaliar, assim, em conjunto com o acréscimo de calorias, qual será o total de calorias necessárias para cada pessoa.

Nesta avaliação também devem ser identificados todos os objetivos da pessoa, suas dificuldades com relação ao estilo de vida, seu condicionamento físico e o nível de atividade física exercida, além, é claro, da verificação de qualquer tipo de intolerância, alergia alimentar ou problema de saúde, garantindo-se, assim, a completa segurança no processo de aumento de peso para que se saiba exatamente como ganhar peso de forma saudável.

Apesar de haver muita informação disponível sobre nutrição ao público em geral, é sempre recomendada que esta avaliação seja realizada por um profissional da área de saúde e que o acompanhamento também seja feito, preferencialmente, por um nutricionista, para a correta montagem de um plano alimentar que garanta o aumento de peso de forma saudável.

Veja, a seguir, algumas dicas importantes na alimentação para quem busca como engordar em um mês com saúde: 

– Coma carboidratos e proteínas saudáveis

A quantidade de calorias total das refeições deverá ser formada pela soma das calorias dos macronutrientes presentes nos alimentos (carboidratos, proteínas e gorduras). No entanto, para que se ganhe peso de forma saudável, deve-se sempre escolher os alimentos contendo carboidratos de baixo índice glicêmico, incluindo, preferencialmente, os alimentos integrais como os pães e massas integrais, além de alimentos como a aveia, a batata-doce e o arroz integral.

Além disso, os alimentos integrais são ricos em fibras e diversas vitaminas e minerais em quantidades muito maiores do que os alimentos refinados, além de auxiliarem na liberação da energia para as células de maneira mais lenta, evitando os picos de insulina no sangue e atuando como reguladores metabólicos.

Dentro do grupo das proteínas, escolha aquelas com baixos teores de gorduras saturadas, como os cortes magros de boi, os cortes magros de frango, os diversos tipos de peixes, laticínios como o leite semidesnatado, o queijo minas, a ricota, os iogurtes light, além das diversas fontes de proteínas vegetais como a soja, os feijões, a lentilha, a quinoa, as castanhas, entre muitas outras.

É importante também evitar ao máximo os alimentos que sejam processados, como aqueles ricos em carboidratos simples como o açúcar ou em gorduras saturadas, evitando futuros problemas de saúde, como o aumento do colesterol ruim ou mesmo o início da diabetes.

– Consuma alimentos que sejam boas fontes de gorduras saudáveis

Inclua também alimentos que sejam fontes saudáveis de gorduras boas, que são as chamadas gorduras insaturadas, como é o caso dos óleos vegetais, entre eles o azeite de oliva, o óleo de canola, o óleo de girassol, o óleo de coco, óleo de soja, óleo de gergelim, além de outros alimentos ricos em gorduras saudáveis como o abacate, os peixes, a linhaça, entre muitos outros.

Estes alimentos são ricos em calorias, ajudando bastante no complemento calórico diário e também são ricos em gorduras saudáveis como o ômega 3 e o ômega 6 que contribuem para a manutenção da saúde do organismo.

As gorduras saudáveis têm a função de realizar o transporte de vitaminas lipossolúveis, melhorando a produção hormonal que é fundamental para o controle do peso e para o ganho de massa muscular.

– Inclua frutas, legumes e verduras em várias refeições

Muitas pessoas acreditam que a melhor estratégia para quem buscar como engordar em um mês com saúde seja apenas comer mais, porém isto é uma ideia equivocada. Com o aumento excessivo de calorias e de gorduras saturadas presentes em alimentos industrializados, haverá neste caso um aumento do peso mas também um aumento na taxa de gordura corporal, podendo aumentar o risco de desenvolvimento de alguns problemas de saúde.

A inclusão de frutas, legumes e verduras é outra forma de garantir a presença de quantidades suficientes de vitaminas e minerais, auxiliando na melhoria da saúde e no aumento da quantidade de fibras presentes na alimentação, que são fundamentais para manter o bom funcionamento do sistema digestivo e a melhor absorção de outros nutrientes.

– Faça em torno de 6 a 8 refeições por dia

Para manter o metabolismo ativo e evitar o catabolismo, que é a utilização da massa muscular como fonte de energia, é importante que se mantenha uma regularidade na realização das refeições, evitando muitas horas jejum. Recomenda-se comer a cada 2 ou 3 horas, garantindo assim a energia suficiente para o organismo e ajudando também no desenvolvimento da massa muscular.

Conclusão

O ganho de peso pode estar associado tanto ao aumento da massa muscular quanto ao aumento da gordura corporal. Saber como engordar sendo magro de ruim requer algumas mudanças muito importantes principalmente na alimentação.

A dieta precisa ser ajustada para que haja um consumo maior de calorias em relação ao total de calorias consumidas e os alimentos escolhidos devem contribuir para a manutenção da saúde. Uma avaliação corporal completa irá auxiliar na montagem de uma alimentação que possa trazer as melhores estratégias de como engordar em um mês com saúde.

O que você achou dessas dicas para quem busca como engordar em um mês com saúde? Você precisa ganhar peso rápido por estar muito abaixo do ideal? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)




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