Andrea de Andrade, 38 anos, conhecida também como a “musa das supercoxas”, conta sua rotina rigorosa de cuidados com o corpo.
A Rainha de Bateria da Porto da Pedra e musa da Unidos de Vila Isabel, ambas escolas de samba do Rio de Janeiro, é adepta dos exercícios na academia desde nova. “Faço musculação quatro vezes por semana há muitos anos; já é um hábito. Não gosto de fazer aeróbicos, só faço perto do Carnaval, quando preciso secar. Musculação eu amo e faço o ano todo; acho superimportante manter a massa muscular, principalmente depois dos 35 anos”, destaca.
Ela considera o agachamento um de seus exercícios preferidos. “Acho o agachamento um exercício muito completo, trabalha muito o glúteo, a perna toda, quadríceps e posterior”, lista.
A musa também reconhece o valor da hidratação e mantém uma alimentação balanceada. “Eu bebo bastante água, até porque perco muito líquido nos ensaios e treinos. Bebo de três a quatro litros por dia. Nos ensaios, estou sempre com isotônicos. Meu médico me ensinou isso, porque eu fico muito suada, perco muito líquido e a pressão se estiver muito calor. Agora só ando com isotônicos nos ensaios”, explica.
“Corto doces (que eu amo) e gorduras; carboidratos eu dou uma diminuída, porque gosto de desfilar mais sequinha. Mas é difícil para mim, aqui em casa todo mundo adora comer”, detalha.
No pós-Carnaval, Andrea preza pelo descanso antes de retomar à rotina agitada. “Sempre procuro viajar (no pós-Carnaval) para algum lugar e descansar uns dias. Este ano acredito que vai ser mais puxado ainda, com duas escolas. E dormir… No Carnaval, o que mais pega para mim são as noites viradas; este ano, vamos ter uma a mais, né? Depois de tudo, só preciso dormir, e a rotina vai voltando aos poucos”, conta.
Aumento das coxas
No início do ano, Andrea se surpreendeu com o tamanho de suas coxas: na época, ela apresentou 66 centímetros, ainda maiores do que já eram. “Nem eu sabia. Eu não fico medindo em casa”, disse ela em um vídeo postado no Instagram, na época. A medição foi realizada por uma equipe do site gshow.
“Tive um ano muito corrido, relaxei um pouco na malhação, acho que foi isso que aumentou minhas coxas. Hoje, por exemplo, comi lasanha. Meu médico diz que exagero, pois meu percentual continua o mesmo: 10% de gordura. Mas as medidas não batem”, refletiu.
Mas Andrea nem sempre foi assim: a influencer já enfrentou muitos problemas de autoestima por ser muito magra. “Eu sempre tive o bumbum grande, mas era muito magrela, com a perna fina. No calor, usava duas calças para ir à escola, porque achava que as calças iam fazer parecer que eu tinha perna mais grossinha”, recordou.
“Hoje em dia, depois de tantos anos treinando, minha luta virou o contrário: sempre quero diminuir. Muda metabolismo também, muda tudo. (…) Meus treinos têm 1h30 de duração, normalmente. Alimentação é o meu ponto fraco. Mais novinha eu era mais disciplinada com dieta. Hoje em dia, valorizo meus momentos de lazer. Adoro bons restaurantes. Fim de semana sempre saio para comer e não fico me privando das coisas”, garantiu.