Musculação Queima Gordura?

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atualizado em 14/01/2020

Será que a musculação queima gordura ou só serve para ganhar músculos mesmo? Quando pensamos em um treino de musculação, é normal que venha a nossa mente a questão da construção muscular. E não é incomum que algumas pessoas ainda tenham e errônea ideia de que quem pratica esse tipo de exercício, invariavelmente acaba ficando com o corpo enorme e cheios de músculos como os homens e mulheres praticantes do fisiculturismo.

Em primeiro lugar, é importante saber que não é possível que alguém fique com o corpo bombado de músculos ao praticar a musculação a não ser que queira e que siga um treino pesado diversas vezes por semana voltado para esse fim e uma dieta também específica para esse objetivo. Em segundo lugar, a construção de músculos não é o único resultado que a modalidade traz.

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A prática ainda pode trazer benefícios como a redução dos sintomas da depressão, combate à osteoporose, melhoria no desempenho na prática de outros esportes, traz maior mobilidade, diminui os riscos de desenvolver diabetes, melhora a saúde do coração, auxílio ao controle de açúcar no sangue, prevenção à dor nas costas, melhoria do equilíbrio e a tonificação do corpo. Veja em mais detalhes todos os principais benefícios da musculação.

Entretanto, além de tudo isso, será que podemos dizer que a musculação queima gordura? É isso o que vamos tentar descobrir agora, no artigo de hoje. Confira:

Musculação queima gordura?

Sim, pode-se dizer que musculação queima gordura mas não diretamente como você pode estar pensando. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, e divulgado em 2008 na publicação Cell Metabolism (Metabolismo da Célula, tradução livre), o aumento do tipo de fibras musculares que são construídas com a prática do levantamento de peso, ajuda a reduzir a gordura corporal.

Eles chegaram a essa conclusão depois de modificarem ratinhos geneticamente com um gene regulador do mesmo tipo de fibras musculares citadas acima. Tal gene podia ser ligado ou desligado.

Quando eles ativaram o gene, não modificaram a dieta dos ratinhos (que era rica em açúcar e gorduras) e nem o nível de atividades praticadas pelos bichinhos. Mesmo assim, o que aconteceu foi que os animaizinhos diminuíram o seu total de gordura corporal. Diversos estudos semelhantes também ligam a maior densidade muscular a uma maior queima de calorias.

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É claro que não é somente por conta desses estudo que afirmam que a musculação queima gordura que a gente vai levantar peso e comer somente besteiras e guloseimas, não é mesmo? Todo processo de emagrecimento e de eliminação de gorduras precisa vir acompanhado de uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, uma alimentação desregrada e de má qualidade não faz nada bem à saúde.

Outro ponto que nos mostra que a musculação queima gordura, indiretamente, é a aceleração no metabolismo basal que a prática traz. E se o metabolismo é mais rápido, o processo de eliminação de gorduras por parte do organismo também será mais veloz.

Pesquisas já mostraram que o metabolismo pode ser estimulado por até 36 horas após a realização de um treino de levantamento de peso.

Além disso, a queima de gordura é potencializada pela quantidade de músculos que uma pessoa tem em seu corpo. Ou seja, quanto mais músculos você tiver, maior será a quantia de gorduras que o seu organismo será capaz de queimar ao longo de um dia. E isso inclui tanto os momentos de treino quanto os de descanso.

A justificativa? É que o músculo é a região do corpo em que a gordura que está armazenada é utilizada como combustível. E ao servir como fonte de energia ela é queimada do organismo.

Pesquisas já mostraram que ao adicionar 2,5 kg de músculos ao corpo, é possível perder 500 g de gorduras por mês. Já uma adição de 0,5 kg de massa magra pode fazer com que o indivíduo gaste de 30 a 50 calorias a mais diariamente.

E se a pessoa conseguir aumentar a sua massa muscular em 5 kg, será capaz de dobrar a quantidade de calorias que elimina.

Tendo essas informações em vista, podemos perceber que além de praticar exercícios aeróbicos nas sessões de malhação com foco no emagrecimento, vale a pena considerar integrar exercícios de musculação no treinamento.

Como começar a praticar musculação?

Ficou animado com os benefícios que a musculação pode trazer, mas, não sabe por onde e nem como começar a praticar exercícios de levantamento de peso? Calma, que a gente te ajuda e traz algumas dicas para você.

Em primeiro lugar, você precisa certificar-se de que está realmente apto a executar esse tipo de atividade física. A melhor forma de descobrir isso é consultar-se com um médico de confiança, fazer um check-up e verificar com ele a possibilidade de praticar a musculação.

Para quem não tem experiência com esse tipo de treinamento, o ideal é começar aos poucos com exercícios mais leves. Também é fundamental ter o apoio de um profissional de educação física. O instrutor te ensinará a forma adequada de fazer cada exercício, te ajudará a montar um treino com os movimentos adequados para seus objetivos, saúde, segurança e condicionamento físico e poderá te prestar socorro caso algum problema venha a acontecer.

Se resolver fazer seus exercícios a partir de explicações em tutoriais do YouTube, escolha vídeos claros, bem didáticos e de bons profissionais. Além disso, preste bem atenção ao que é dito, pausando e revendo as cenas até entender bem como cada movimentação deve ser executada.

Por ser iniciante na prática da musculação, tenha o cuidado de escolher tutoriais de exercícios mais leves e simples, que você realmente consiga executar, sem forçar o seu corpo além do limite do que ele pode realizar.

E caso sinta algum desconforto, dor ou lesão, não demore a buscar ajuda de um médico. Por mais que não pareça grave, o mais seguro é confirmar do que se trata, para que a situação não seja agravada.

Você entendeu porque as pessoas dizem que musculação queima gordura? Como usa a musculação no seu programa de emagrecimento? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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