Saúde na Mídia

Na menopausa, Luana Piovani reclama de perda de memória – Entenda a relação

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Durante a menopausa, que é uma fase da vida das mulheres em que a menstruação para, é comum ocorrer uma série de sintomas desconfortáveis, que podem afetar o bem-estar. Entre eles, pode estar a perda de memória.

Imagem: Reprodução Instagram/@luapio

A atriz Luana Piovani compartilhou em suas redes sociais a sua experiência pessoal com o sintoma, expressando frustração diante da dificuldade de lembrar das coisas e da memória não estar funcionando. Veja sobre as famosas que falam abertamente sobre a menopausa e compartilham suas dicas

continua depois da publicidade

Qual a relação da menopausa com a perda de memória?

A relação entre a menopausa e a perda de memória está ligada às alterações hormonais que ocorrem nessa fase. 

A alteração hormonal típica da menstruação pode levar a transtornos que provocam insônia, sintomas depressivos ou ansiosos, que por sua vez, podem afetar a memória.

Outros sintomas da menopausa

Além da perda de memória, a menopausa pode trazer outros sintomas. Durante o climatério, período que antecede a menopausa, é comum ocorrer irregularidade menstrual, que lentamente vai se tornando mais frequente até o momento em que a menstruação cessa definitivamente. 

A partir de então podem surgir sintomas como:

continua depois da publicidade

Podem aparecer ainda outros sintomas associados à menopausa, como: 

Como controlar os sintomas?

No entanto, é possível controlar esses sintomas. A terapia hormonal é reconhecida como uma das abordagens mais eficientes para tratar os sintomas da síndrome do climatério.

Ela previne os efeitos da falta de estrógeno, especialmente para a diminuição das ondas de calor e dos suores, além de fraturas, câncer colorretal, doença cardíaca coronariana e diabetes. Outro efeito associado à terapia hormonal é manter equilibrados os níveis de colesterol.

A terapia hormonal mais indicada, principalmente para as mulheres que têm útero, é a que utiliza uma combinação de estrogênio e progesterona, para reduzir o mal-estar geral e prevenir o câncer de endométrio.

Existem diferentes opções de tratamentos disponíveis, com várias dosagens e formas de administração, como oral ou transdérmica, que são adesivos aplicados na pele. O médico deve avaliar as necessidades e o perfil de cada mulher para escolher a melhor opção.

continua depois da publicidade

Quais as contraindicações da terapia hormonal?

No entanto, é importante ressaltar que a terapia hormonal não é adequada para todas as mulheres. Existem contraindicações precisas, como: 

  • Câncer de mama
  • Câncer de endométrio
  • Sangramento vaginal de causa desconhecida
  • Doença cardíaca coronariana
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Histórico de tromboembolismo
  • Histórico de doença hepática grave

Caso haja histórico de câncer de mama na família, é fundamental que o médico avalie individualmente os riscos e benefícios da terapia, podendo contar com a colaboração de um oncologista, se necessário. Veja também por qual motivo o risco de infarto e doenças cardíacas cresce na menopausa. As informações são do VivaBem UOL.

Você já conhecia esses sintomas da menopausa? O que achou de Luana Piovani falar abertamente sobre a sua experiência? Comente abaixo!

5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma