Como Fazer Reposição Hormonal Natural

Especialista:
atualizado em 11/09/2019

O convívio com as variações hormonais não são tão fáceis para as mulheres durante toda a vida, mas há um período em que é necessária uma atenção maior para melhor equilibrar os sintomas e reações. Muitas mulheres não sabem quais são os efeitos que os procedimentos voltados para a reposição hormonal pode oferecer, assim, se aventuram sem saber as procedências e possíveis efeitos colaterais no futuro.

Diante do pouco conhecimento de muitas pessoas, e da maior oferta de procedimentos, devemos ressaltar que fazer a reposição hormonal natural sempre é a melhor escolha, por isso, atente para as recomendações e avalie se são cabíveis diante do seu caso, ou não.

A terapia hormonal é adequada para você?

A terapia hormonal há tempos atrás era utilizada para tratar os sintomas de menopausa e também para proteger a saúde das mulheres a longo prazo, mas estudos voltados para a análise da terapia hormonal mostraram alguns riscos à saúde.

As terapias hormonais podem ser feitas por meio de medicamentos que contenham hormônios femininos, que possuem a propriedade de substituir aqueles que estão em níveis mais baixos no corpo, principalmente após a menopausa. Alimentos como a aveia, linhaça dourada e quinoa, também podem contribuir para uma reposição hormonal natural e segura.

As mulheres que não escolhem repor os níveis de estrogênios com hormônios podem utilizar diversos remédios e suplementos naturais que podem ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Afirma-se que é possível fazer reposição hormonal natural com raízes que podem oferecer alívio nas ondas de calor e colaboram com menos efeitos colaterais referentes ao estrógeno.

Os cremes preparados a partir do extrato de inhame selvagem podem ser produzidos em laboratórios em forma de progesterona, o que tem sido promovido por diversos médicos que recomendam tratamentos alternativos para as alterações de temperaturas corporais e secura vaginal. Porém, ainda há poucos estudos que possam comprovar essa eficiência com total aprovação.

É fundamental se certificar de conversar com os médicos responsáveis, pois alguns suplementos podem interagir com medicamentos já prescritos e podem comprometer a condição de saúde.

Soja

Pesquisadores afirmam que mulheres japonesas consomem muitos alimentos ricos em soja, e esse hábito contribui para que elas sofram menos ondas de calor que as mulheres do Ocidente. Há estudos realizados nos Estados Unidos que também reafirmam essa tese.

Se você desejar adotar o consumo de soja, tente buscar nos supermercados por alimentos saudáveis. Dentre ele, podemos destacar o tofu, grãos de soja torrados e muito mais. Há recomendações para evitar o consumo de soja em pó até que alguns resultados sejam comprovados.

Cohosh preto

A raiz também conhecida como Cimicifuga Racemosa, tem sido recomendada por herbalistas como um remédio eficiente para diversos questionamentos que envolvem a menopausa. O Ministério da Saúde da Alemanha realizou pesquisas e aprovou a utilização da erva para tratamentos de reposição hormonal natural.

O estudo contou com 80 mulheres que se submeteram à análise durante três meses. Elas puderam afirmar que as ondas de calor reduziram a partir do quinto dia de consumo, porém, outros Institutos Nacionais de saúde realizaram as mesmas pesquisas que afirmam não ter notado diferenças entre as mulheres que se submeteram ao tratamento. O extrato de Cohosh preto está disponível na maioria de lojas que disponibilizam produtos naturais e a média de dosagem diária é de 40 mg.

Dong Quai

O remédio possui origem chinesa e é frequentemente associado ao tratamento para os sintomas da menopausa. Estudos realizados com 71 mulheres no período de pós-menopausa comprovaram que quando consumido sozinho, o Dong quai não oferece alívio nas ondas de calor. Ele pode ser comprado na forma de comprimido, óleo ou pó, mas vale ressaltar que seu uso isolado pode não oferecer contribuições para a reposição hormonal natural. Nesse caso, os efeitos colaterais não são descartados, podendo surgir acne ou sangramento menstrual acima do normal.

Pesquisadores recomendam que você busque um conhecedor de ervas chinesas, para que assim ele possa recomendar dosagens adequadas e podendo ser combinada com outras ervas.

Inhame Selvagem

Ele possui semelhanças com os efeitos oferecidos por progesterona. O alimento pode ser benéfico para o tratamento de osteoporose, já que a progesterona pode favorecer a densidade óssea. Um dos maiores fatores responsáveis pelos desconfortos em mulheres é a retenção de líquidos, e o inhame pode reduzir esse efeito. Não é recomendado consumi-lo em forma de comprimidos.

Bebidas à base de plantas

Diversos suplementos nutricionais preparados com combinações de ervas podem ser utilizados para reduzir diversos problemas decorrentes da menopausa. Dentre esses suplementos, nós podemos destacar o ginseng, o feno-grego, salsaparrilha, trevo vermelho, alcaçuz e alguns outros, mas ainda não há confirmações sobre a eficácia e segurança do tratamento com esses.

Vitex Agnus Castus

Ela é muito utilizada em tratamentos contra a depressão. Seu uso tem Sid comum por mulheres que estão no período pré-menopausa. Afirma-se que ela também contribui para a redução das dores nos seios e ainda estimula a libido.

Estes tratamentos são seguros?

Como já dito anteriormente, não há confirmações sobre a completa eficácia destas opções de reposição hormonal natural. Embora diversas dessas plantas tenham sido utilizadas há anos por herbalistas, a maioria dos tratamentos alternativos não tem sido amplamente estudados, o que gera algumas contradições e insegurança. Inúmeros remédios naturais não são regulamentados pelo governo, por isso não são considerados como opções primárias para tratamentos para reduzir os sintomas da menopausa.

O que mais eu posso fazer?

  • A reposição hormonal natural também pode ser feita através da adoção de uma dieta rica em alimentos fornecedores de Cálcio e principalmente baixo teor de gordura.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar também estão dentre as recomendações para aliviar os desconfortos ocorrentes na menopausa.
  • A prática regular de exercícios físicos também pode beneficiar não só com a redução das ondas de calor, mas contribuirá para sua saúde e qualidade de vida de um modo geral.
  • Yoga e pilates têm sido as opções mais buscadas por mulheres que desejam manter o bem-estar em alta.
  • Busque métodos naturais para desinchar, combater o acúmulo de líquidos.
  • Devemos lembrar que o acompanhamento e recomendação de um médico é indispensável para evitar reações adversas que podem não só comprometer o equilíbrio hormonal, mas toda a saúde de um modo geral.

Você pensa em fazer uma reposição hormonal natural? Qual das opções mais te agradou? Quais sintomas da menopausa mais te incomodam? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (84 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

42 comentários em “Como Fazer Reposição Hormonal Natural”

  1. Tentem a musculação e exercício matinal, aliados à meditação diária. Estou fazendo e acho que ajuda a regular a temperatura, e os hormônios.

  2. Fiz istetectomia total tenho cancer de mama nao tenho nenhum vontade com meu marido to perdendo meu casamento depois de 25 anos de casada nao sei o que fazer to entrando. Em desespero. Me ajudem por favor

  3. Sou tradutora, e traduzi tese de Mestrado pertinente ( Unicamp). O estudo demonstra a inocuidade no uso da soja.
    Cylene Gama

  4. Marlene
    26 de novembro de 2018

    Olá!!! O que mais me encomoda na menopausa é, a tristeza, desânimo e falta de libido, não faço reposição hormonal, meu ginecologista aconselhou ñ fazer,vou tentar comer soja e beber tontura da amora, vamos ver o que vai dar, tenho 58 anos, obrigado.

  5. Olá !! O que mais me encomoda na menopausa é o desânimo, A tristeza e falta de libido , ñ faço reposição hormonal, meu ginecologista aconselhou ñ fazer, vou tentar esses alimentos chineses, vamos ver o que vai dar,OBRIGADO.

    • Oi tudo bem eu ja tomei tintura de amora não adiantou já
      tomei outros remédio não tive resultado nem um calor frio sua dor fora do nomal