Como Fazer Reposição Hormonal Natural

O convívio com as variações hormonais não são tão fáceis para as mulheres durante toda a vida, mas há um período em que é necessária uma atenção maior para melhor equilibrar os sintomas e reações. Muitas mulheres não sabem quais são os efeitos que os procedimentos voltados para a reposição hormonal pode oferecer, assim, se aventuram sem saber as procedências e possíveis efeitos colaterais no futuro.

Diante do pouco conhecimento de muitas pessoas, e da maior oferta de procedimentos, devemos ressaltar que fazer a reposição hormonal natural sempre é a melhor escolha, por isso, atente para as recomendações e avalie se são cabíveis diante do seu caso, ou não.

A terapia hormonal é adequada para você?

A terapia hormonal há tempos atrás era utilizada para tratar os sintomas de menopausa e também para proteger a saúde das mulheres a longo prazo, mas estudos voltados para a análise da terapia hormonal mostraram alguns riscos à saúde.

As terapias hormonais podem ser feitas por meio de medicamentos que contenham hormônios femininos, que possuem a propriedade de substituir aqueles que estão em níveis mais baixos no corpo, principalmente após a menopausa. Alimentos como a aveia, linhaça dourada e quinoa, também podem contribuir para uma reposição hormonal natural e segura.

As mulheres que não escolhem repor os níveis de estrogênios com hormônios podem utilizar diversos remédios e suplementos naturais que podem ajudar a reduzir os sintomas da menopausa. Afirma-se que é possível fazer reposição hormonal natural com raízes que podem oferecer alívio nas ondas de calor e colaboram com menos efeitos colaterais referentes ao estrógeno.

Os cremes preparados a partir do extrato de inhame selvagem podem ser produzidos em laboratórios em forma de progesterona, o que tem sido promovido por diversos médicos que recomendam tratamentos alternativos para as alterações de temperaturas corporais e secura vaginal. Porém, ainda há poucos estudos que possam comprovar essa eficiência com total aprovação.

É fundamental se certificar de conversar com os médicos responsáveis, pois alguns suplementos podem interagir com medicamentos já prescritos e podem comprometer a condição de saúde.

Soja

Pesquisadores afirmam que mulheres japonesas consomem muitos alimentos ricos em soja, e esse hábito contribui para que elas sofram menos ondas de calor que as mulheres do Ocidente. Há estudos realizados nos Estados Unidos que também reafirmam essa tese.

Se você desejar adotar o consumo de soja, tente buscar nos supermercados por alimentos saudáveis. Dentre ele, podemos destacar o tofu, grãos de soja torrados e muito mais. Há recomendações para evitar o consumo de soja em pó até que alguns resultados sejam comprovados.

Cohosh preto

A raiz também conhecida como Cimicifuga Racemosa, tem sido recomendada por herbalistas como um remédio eficiente para diversos questionamentos que envolvem a menopausa. O Ministério da Saúde da Alemanha realizou pesquisas e aprovou a utilização da erva para tratamentos de reposição hormonal natural.

O estudo contou com 80 mulheres que se submeteram à análise durante três meses. Elas puderam afirmar que as ondas de calor reduziram a partir do quinto dia de consumo, porém, outros Institutos Nacionais de saúde realizaram as mesmas pesquisas que afirmam não ter notado diferenças entre as mulheres que se submeteram ao tratamento. O extrato de Cohosh preto está disponível na maioria de lojas que disponibilizam produtos naturais e a média de dosagem diária é de 40 mg.

Dong Quai

O remédio possui origem chinesa e é frequentemente associado ao tratamento para os sintomas da menopausa. Estudos realizados com 71 mulheres no período de pós-menopausa comprovaram que quando consumido sozinho, o Dong quai não oferece alívio nas ondas de calor. Ele pode ser comprado na forma de comprimido, óleo ou pó, mas vale ressaltar que seu uso isolado pode não oferecer contribuições para a reposição hormonal natural. Nesse caso, os efeitos colaterais não são descartados, podendo surgir acne ou sangramento menstrual acima do normal.

Pesquisadores recomendam que você busque um conhecedor de ervas chinesas, para que assim ele possa recomendar dosagens adequadas e podendo ser combinada com outras ervas.

Inhame Selvagem

Ele possui semelhanças com os efeitos oferecidos por progesterona. O alimento pode ser benéfico para o tratamento de osteoporose, já que a progesterona pode favorecer a densidade óssea. Um dos maiores fatores responsáveis pelos desconfortos em mulheres é a retenção de líquidos, e o inhame pode reduzir esse efeito. Não é recomendado consumi-lo em forma de comprimidos.

Bebidas à base de plantas

Diversos suplementos nutricionais preparados com combinações de ervas podem ser utilizados para reduzir diversos problemas decorrentes da menopausa. Dentre esses suplementos, nós podemos destacar o ginseng, o feno-grego, salsaparrilha, trevo vermelho, alcaçuz e alguns outros, mas ainda não há confirmações sobre a eficácia e segurança do tratamento com esses.

Vitex Agnus Castus

Ela é muito utilizada em tratamentos contra a depressão. Seu uso tem Sid comum por mulheres que estão no período pré-menopausa. Afirma-se que ela também contribui para a redução das dores nos seios e ainda estimula a libido.

Estes tratamentos são seguros?

Como já dito anteriormente, não há confirmações sobre a completa eficácia destas opções de reposição hormonal natural. Embora diversas dessas plantas tenham sido utilizadas há anos por herbalistas, a maioria dos tratamentos alternativos não tem sido amplamente estudados, o que gera algumas contradições e insegurança. Inúmeros remédios naturais não são regulamentados pelo governo, por isso não são considerados como opções primárias para tratamentos para reduzir os sintomas da menopausa.

O que mais eu posso fazer?

  • A reposição hormonal natural também pode ser feita através da adoção de uma dieta rica em alimentos fornecedores de Cálcio e principalmente baixo teor de gordura.
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e não fumar também estão dentre as recomendações para aliviar os desconfortos ocorrentes na menopausa.
  • A prática regular de exercícios físicos também pode beneficiar não só com a redução das ondas de calor, mas contribuirá para sua saúde e qualidade de vida de um modo geral.
  • Yoga e pilates têm sido as opções mais buscadas por mulheres que desejam manter o bem-estar em alta.
  • Busque métodos naturais para desinchar, combater o acúmulo de líquidos.
  • Devemos lembrar que o acompanhamento e recomendação de um médico é indispensável para evitar reações adversas que podem não só comprometer o equilíbrio hormonal, mas toda a saúde de um modo geral.

Você pensa em fazer uma reposição hormonal natural? Qual das opções mais te agradou? Quais sintomas da menopausa mais te incomodam? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (84 votos, média: 3,74 de 5)
Loading...

41 comentários em “Como Fazer Reposição Hormonal Natural”

  1. Fiz istetectomia total tenho cancer de mama nao tenho nenhum vontade com meu marido to perdendo meu casamento depois de 25 anos de casada nao sei o que fazer to entrando. Em desespero. Me ajudem por favor

  2. Sou tradutora, e traduzi tese de Mestrado pertinente ( Unicamp). O estudo demonstra a inocuidade no uso da soja.
    Cylene Gama

  3. Marlene
    26 de novembro de 2018

    Olá!!! O que mais me encomoda na menopausa é, a tristeza, desânimo e falta de libido, não faço reposição hormonal, meu ginecologista aconselhou ñ fazer,vou tentar comer soja e beber tontura da amora, vamos ver o que vai dar, tenho 58 anos, obrigado.

  4. Olá !! O que mais me encomoda na menopausa é o desânimo, A tristeza e falta de libido , ñ faço reposição hormonal, meu ginecologista aconselhou ñ fazer, vou tentar esses alimentos chineses, vamos ver o que vai dar,OBRIGADO.

    • Oi tudo bem eu ja tomei tintura de amora não adiantou já
      tomei outros remédio não tive resultado nem um calor frio sua dor fora do nomal

  5. Olá! Maca Peruana, está me ajudando muitooo..não tenho mais os ‘fogachos’ ..além de ter ajudado muito na secura vaginal. Acho que vale a pena lerem sobre essa raiz. Abraços.

  6. Boa noite,faço reposição com líbia 0,125. + creme vaginal e vagifeme pars hidratar, pois estou c /atrofia. Quero parar de tomar harmónio sintético e começar tomar amora, mas não sei se posso tomar logo em seguida ou fazer uma pausa por causa do harmónio sintético…alguém me ajuda por favor. Tenho 40 anos

  7. Tenho 48 anos fiz histerectomia total não faço repisicao hormonal,não tenho mais vontade de sexo e tenho uma secura na vagina horrível , não aquento mais alguém pode me ajudar ,estou vendo a hora de meu casamento acabar.

  8. Fiz uma esterectomia ampliada e o meu médico passou uso o atreva como reposição hormonal ,Mas é muito difícil encontrar.Quero trocar e usar o hormônio mais natural, alguém me indica qual o melhor .Obrigada!

  9. ESTOU NA MENOPAUSA MEUS HORMÔNIOS ESTÃO DESRREGULADOS PASSANDO MUITO MAL TENHO TIRIõide tbm O QUE DEVO FAZE NÃO POSSO REPOR HORMÔNIOS O QUE FAZER ME AJUDE CALOR INSONIA ANGUSTIA TDO ESTÁ ACONTECENDO COMIGO

    • Claudete, boa noite, estou com os mesmos sintomas seus, e estou meio confusa em relaçâo a q tomar, se vc descobrir algo bom, por favor me ajude. Obgda Angela

    • Oi tudo bem eu ja tomei tintura de amora não adiantou já
      tomei outros remédio não tive resultado nem um calor frio sua dor fora do nomal

  10. boa tarde gostaria de saber o que tomar pois meus hormôneos estão desregulados pois estou passando muito mal ainda tenho tiróide pra acabar mais ainda como repor como tratar passo muito mal

  11. Gostaria de se posso fazer uso do tratamento hormonal bioidentica. Tenho problemas de circulação. Já fiz tratamento hormonal sintético, parei à dois anos. Na minha cidade, tem clinicas que fazem esse tratamento? Moro em Ariquemes/RO

    • Bom dia meu nome e samuel minha esposa teve um grande melhora quando comecou a tomar fitohormonio da farmacia sempre viva itajuba minas gerais falar com doutora Viviam

  12. Tenho 45 anos, peso 58 Kleber. Fiz esterectomia do Lutero a 2 anos, estou tendo ondas de calor e fico toda vermelha .

  13. Eu estou tomando chá da folha de amora é excelente,mas preciso saber quais os produtos naturais para reposições homônais naturais…

  14. A onda de calor n aquento mais e a depressão ,levanto com sensação ruim aperto no peito .Se eu fazer reposição hormonal eu engordo.

  15. Devido às crises constantes de enxaqueca meu Neurologista a suspendeu a reposição hormonal (primogina 2 mg) .Sem ela meus seios ficam inchados e muito doloridos.
    Preciso fazer a reposição hormonal com produtos naturais, mas tenho vários cálculos renais nos 2 rins.
    O que devo tomar?

    • Maria Luisa já tentou oleo de prímula. Comigo foi impressionante. Eu já não sabia o que era dormir de bruços de tanta dor nos seios. Em menos de um mês passou. Veja com seu médico apenas se precisa compensar o excesso de ômega 6 do oleo de prímula com suplementação de ômega 3 porque parece que os dois precisam estar em níveis próximos.

  16. Estou tomando cha de folha de amora e tem me ajudado bastante! Diminuiu bastante os calorões, e tomo cápsula de óleo de linhaça e a linhaça mesmo, Muito bom e indico.

  17. faço uso de hormonio há 15 anos , continuo com calores , suores, irritabilidade, sono irregular, …. vou parar com esse hormonio por conta propria, acho que no começo foi bom mas hoje … vou tentar alimentacao natural com chas hormonais como amora e vitex. Estou errada. Meu medico me disse para retirar o hormonio , retirei e voltei por conta propria para melhora da libido e fogachos. Grata.

  18. bom dia suas indicaçoes sao otimas mas infelismente ja usei todas elas apenas funcionou durante 10 anos o suprema estou com 61 anos ja tem 1ano que eu nao consigo conter pelo menos 1 dia estes fogasos iinfernais me ajude se puder vou ficar muito agradecida lembrando que sou l ligada nao mestruo a mais 15anos e fis esterequetomia a mais 10 anos minha pressao e 12 por9 mo mais 13 por8 mao tenho problema com diabete e nem colesterou ja tentei chas e raizes alem de alguns outros medicamentos

  19. Camisinha, o lado ruim da camisinha
    Por estatística, cerca de 1/3 dos jovens ativos não usam a camisinha…
    Todavia, mesmo o uso da camisinha impedindo que a mulher engravide, e ajudando evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis, pelos parceiros avulsos, a longo prazo o uso da camisinha tem um grande inconveniente…

    E os defensores do “Sexo seguro”, da prevenção contra as DST, e os que são a favor do controle da natalidade, agora também terão que lutar contra a revelação feita pelo polemico escritor Lisandro Hubris, que no seu didático livro “As mulheres preferem os cafajestes”, afirma que:
    “A longo prazo, transar sem camisinha deixa a esposa calminha; enquanto que o uso interrupto da camisinha torna a companheira briguenta, e ávida por se livra do parceiro”…

    Enquanto os fabricantes de camisinhas enriquecem (algumas mulheres que já sofrem de Tensão Pré Menstrual do tipo irritabilidade), ao entrar na Menopausa, e parar de receber os hormônios que desda pré-história sempre foram fornecidos pelo homem, durante a relação sexual vaginal…
    Terminariam se tornando briguentas, agressivas, ou tão ansiosas por receber os hormônios sexuais, que por instinto tentam trocar de parceiro…

    O homem transar usando camisinha impede que a mulher receba os hormônios sexuais que são passados durante o coito vaginal, e isso faz com que tanto as brigas como as separações aumente, pois as mulheres estariam deixando de receber os hormônios que ajuda o casal viver em paz…

    Se não bastasse que na menopausa a mulher já perca o desejo sexual, já fique irritada, e já perca a sua autoestima…
    Caso não haja uma reposição hormonal, a falta de estrogênio dificultará que o cálcio se fixe nos ossos, permitirá que a velhice danifique o cérebro da mulher, aumentará as chances da mulher sofrer ataques cardíacos, ter alguma doença cardiovascular, etc.

    Na Idade média, á histeria feminina associada com a mitologia de que os Íncubos (ou seja, os Demônios na forma masculina) estariam tendo relações sexuais com mulheres, produziu a macabra Inquisição católica.
    Onde orientados pelo livro “Martelo das Feiticeiras”, de 1487, os inquisidores diagnosticaram e castigaram as mulheres com quadros histéricos, e que eram identificadas como “bruxas”.
    Sendo que muitas mulheres foram torturadas, ou mesmo assassinadas…

    É e evidente que em pleno Século da Informação não será mais possível esconder da humanidade o fato de que muitos casamentos seriam mais agradáveis, e menos estressantes quando o homem fornece a mulher os hormônios que a natureza, em sua infinita sabedoria criou, para viciar a mulher no companheiro fixo, ser submissa, e ser mais calminha…

    Pois a mulher que não goza gostoso inferniza a vida do parceiro.

    • Como se todos os homens tivessem a capacidade de fazer uma mulher gosar, moço esse na é para os homens e para as mulheres, você está comentando no artigo errado, aqui é sobre mulheres e senhoras que tem falta do útero ou esta na menopausa e precisam de ajuda para controlar as ondas de frio ou calor que atrapalham o dia a dia. Não pra homens que não sabem satisfazer mulher com ou sem camisinha…(libido) é de o de menos aqui 🙁

      • CONCORDO CLAUDIA 50 % DE UMA VIDA A DOIS ESTA NA CAMA NO SEXO , MAS VOCE JA PAROU PRA PENSAR QUE SE OS DOIS SE CONVERSAR FALAR DE DESEJOS VONTADES FETICHES A VIDA SERIA MELHOR POIS GOZAR COM AMANTES É MAIS GOSTOSO MAIS GOZAR EM CASA TAMBÉM A VIDA DO CASAL FICA MONOTONIA SEM PRELIMINARES SEM EMOÇÃO AQUELA COISA MECÂNICA E QUANDO SEM TEM UM AMANTE SE PODE TUDO DE FAZ TUDO VIVER EM PERIGO DA TESÃO , ENTÃO VIVA ESSE PERIGO NA SUA CAMA FALANDO E DIALOGANDO MUITAS VEZES UM DEDO UM BEIJO E UMA LÍNGUA FAZ MUITO MAIS QUE UMA PENETRAÇÃO !

    • Quanta falácia nesse seu comentário dotado de intencionalidades, uma das quais é destacar o falo masculino como provedor de toda a saúde feminina, ou quem sabe é um político ou religioso que vê na procriação, a manutenção do seu emprego, uma vez que precisa de ovelhinhas no pasto. É tanta bobagem escrita que fica até difícil destacar qual é a mais absurda.
      Pensa que entende de mulher, mas não passa de um aspirante, quase nada do que falou condiz com a verdade. Desde quando a mulher precisa de esperma para ser realizada sexualmente? Muito pelo contrário. Esse esperma causa câncer de colo uterino devido a sua acidez, sabia disso? O uso da camisinha é imprescindível. O que deixa uma mulher feliz é um bom sexo feito por um homem tranquilo e feliz. Um home inseguro, rabugento e machista inferniza a vida da mulher e ela com certeza vai procurar outro.

    • Ótimo comentário, Sr.Lisandro. Li há pouco tempo sobre as propriedades do esperma e faz mais sentido.Agradeço sua contribuição.

  20. O que mais tem incomodado nos sintomas da menoupausa são os calores e suores e o ressecamento da pele mas os calores e suor e tem me deixado louca

    • Tenho 66 anos e a pele muito resecada e envelhecida . Não faço reposição hormonal será por este motivo? Gostaria de uma solução para o meu problema q muito me incomoda

      • Minha, pressão era baixa a
        Normal , tem 4 anos q eu tenho ,sintomas da menopausa , será q è por isso q a pressão ,fica oscilando?

    • Para voce ter formas femininas deve procurar um endocrinologista , e homem tem estrogenio sim pois fiz exames hormonais mulhers e homens tem estrogenio e testosteronas cada um em niveis compativeis com seu sexo , para ter formas femininas sem tomar hormonios sinteticos somente se tiver uma boa genética e tiver autos niveis de estrogenio , já fez exame de dosagem hormonais ? Já te aviso que se optar por tomar hormonios sinteticos claro prescritos pelo medico vai ter o mesmo riscos que as mulheres , trombose , maior risco de cancer de mama , dores de cabeça enxaqueca provavelmente por que o endocrinologista prescreve sempre um anti-androgeno e um hormonios feminino sintetico , a soja em grãos ajuda muito pois tem isoflavona .Espero que tenha atendido a suas duvidas. E QUANDO AS MULHERES FIQUEM SABENDO QUE AS TRANS AMAM ELAS MAIS QUE OS HOMENS PORQUE SE TORNAM OUTRA PESSOA SE NAO A AMA E ADMIRA .

  21. Boa tarde

    Gostei , era exatamente o que estava procurando. Pois preciso realizar a reposiçao hormonal e optei pelo meio natural. Obrigada.

Deixe um comentário