Especialista da Área:

Não Coma Pão – Receita de Focaccia Fácil na Frigideira, Sem Farinha de Trigo, Barata e Rápida

Essa é uma receita saudável que você pode usar no lanche ou no café da manhã. É barata, simples e fica muito gostosa. É uma opção saudável e sem glúten para quem não quer mais comer pão na dieta.

O resultado lembra uma focaccia ou um pão árabe, aquele pão fino para comer com pastinhas ou fazer um sanduíche. Você pode guardar parte dela para levar para o trabalho, servir outros dias ou preparar em um final de semana para toda a família.

Você pode comer com uma pasta de atum light, de frango, maionese de abacate, ou outra pastinha saudável. Aproveite para ver agora mesmo como fazer no vídeo!

Vídeo:

Ingredientes:

  • 350g de batata cozida;
  • 1 ovo;
  • 350g de farinha de aveia;
  • 1 colher de sopa de chia;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 50g queijo ralado;
  • Sal a gosto.

Rende 7 discos. Cada disco contém 2 porções. Total de 14 porções, cada uma com 130 calorias e 20g de carboidratos (2g de fibras), 5g de proteínas e 3g de gorduras.

Legenda do vídeo:

Olá tudo bom? Hoje eu vou preparar aqui pra você uma receita de um lanche da tarde super gostoso com muitas gorduras saudáveis, lotadas de fibra. Para você que não quer mais comer pão, quer parar de consumir aquela farinha branca processada e quer alternativas diferentes gostosas, baratinhas e saudáveis você vai amar essa receita, fica comigo até o final.

Antes de mais nada se você é novo por aqui, aproveita, se inscreve no canal, ativa o sininho. Aqui tem vídeo novo todo dia você não vai querer perder. Se você conhece alguém que quer essas receitas saudáveis, práticas, baratinhas e gostosas, compartilha esse vídeo. Vamos juntos eu e você ampliar essa nossa corrente do bem, que é isso que eu mais quero aqui com o canal.

A primeira coisa que eu tenho aqui, gente, é batata cozida. Muitas pessoas têm medo de consumir a batata inglesa, mas se você fizer como eu faço aqui, vou te dar algumas dicas, ela fica até com mais fibra e mais interessante do que a própria batata doce, e com o sabor diferente. Eu sei que muitas pessoas não aguentam mais comer batata doce, então eu trouxe essa opção aqui com a batata inglesa pra você.

A batata aqui só está mesmo cozida e eu amassei, cozinhei com um pouquinho de sal, nada demais. O que eu vou fazer aqui agora é juntar um ovo, para dar uma liga para essa nossa receita e vamos dar uma misturadinha aqui, só pra isso dar uma ligeira incorporada.

E aí a gente coloca a chia, a chia que é o grande pulo do gato dessa nossa receita, gente, porque a chia ela vai fazer com que a gente tenha muita quantidade de fibras saudáveis, gorduras muito interessantes e ajuda a diminuir o índice glicêmico da batata inglesa.

Então é uma ótima adição realmente, não deixe de colocar chia aí quando você fizer na sua casa. Para dar liga nela aqui eu vou colocar a farinha de aveia e aí vou dar uma misturadinha nisso tudo aqui. Agora vamos com a mão mesmo, que é mais fácil com a mão na massa.

  Continua Depois da Publicidade  

Vamos acrescentar agora então o queijo ralado, você usa o queijo que você quiser aí na sua casa eu estou usando a mussarela light, se você quiser saber mais sobre os diferentes tipos de queijo, calorias, enfim, eu tenho um vídeo aqui no canal e vou deixar ele aqui embaixo na descrição pra você.

Vamos tirar isso tudo aqui então. A massa ficou assim, olha, com esse ponto. Então pra gente conseguir um ponto um pouquinho mais unido nela, eu vou botar aqui um pouco de água. Bota uma colher de sopa, mistura, e aí depois você vê como é que está o ponto. Algumas pessoas sempre ficam na dúvida: “Ah Patricia, eu preciso botar água? Quanto botar de água?”

Na verdade isso vai depender da farinha de aveia que você está usando, porque a farinha de aveia é diferente da farinha de trigo, ela chupa mais água né, ela hidrata mais quando a gente coloca água então realmente é interessante você colocar às vezes uma ou duas colheres de sopa. Eu coloquei duas aqui porque eu acho que já está unindo já está ficando mais com uma cara de massa mesmo. Ta vendo diferença que fica? Ela começa a ficar mais juntinha.

Pronto, é assim mesmo que ela vai ficar agora vou botar minha frigideira aqui pra aquecer e a gente vai abrir ela para levar, para dourar aqui na frigideira. Só um minutinho. Então gente pra abrir a massa é aquele esquema que eu já fiz outras vezes aqui, a gente bota alguma coisa por baixo, eu estou usando papel vegetal e aí a gente coloca um outro pedacinho de papel vegetal por cima, só pra ela não grudar no meu rolo e aí abre a massa o mais fininho que você conseguir.

Vai dando umas rodadinhas assim aos poucos, para ela ficar mais circular. Se você também não quiser fazer isso aqui e botar direto na frigideira, pode ser. Só que lembra que a frigideira vai ter que estrar fria né, pra você não se queimar você ir abrindo com os dedinhos lá na frigideira.

Acho que já está bom. Agora deixa eu só botar pra cá, pra você enxergar melhor. Já tenho a minha frigideira aqui, e aí a gente bota ela aqui, espera dar uma douradinha e vira do outro lado, que eu já volto pra te mostrar como é que tá ficando.

Gente, já fui adiantando: tirei as duas primeiras aqui no pratinho, e vou tirar a terceira pra você, só para você ter uma idéia em casa: vão render mais ou menos uns sete discos desses, tá bom? E aí, pra você ter uma idéia do quanto você vai fazer, na hora de você preparar.

Minha sugestão pra você servir e ficar com mais cara ainda de focaccia, enfim, aquele pãozinho que normalmente a gente come de entradinha em restaurante, é você pegar um pouquinho de azeite assim como eu peguei, com alecrim, e passar por cima enquanto ela estiver quente. Não precisa botar muito azeite, tá bom? Porque senão vai ficar muito melequento.

Você também pode fazer com pastinha de, tipo maionese de abacate, que eu tenho receita aqui no canal, maionese de linhaça, com outras pastinhas diferentes, é uma boa ideia para comer lanche da tarde. É uma boa ideia às vezes de uma entradinha você quer fazer um jantar ou um almoço para alguém, que quer esperar até o prato principal sair, essa opção bem legal.

Vou mostrar pra vocês como é que fica a textura aqui, olha tá vendo? Estou com água na boca, gente, porque essa receita é muito boa. Tá com um cheirinho de queijo e de alecrim maravilhoso aqui.

Me conta como é que você vai fazer? Se você vai fazer ela pra servir assim com azeitezinho temperado como eu tô fazendo, se você fazer com a pastinha? Vou adorar ler o seu comentário aqui embaixo. Aproveita também compartilha essa receita com quem você sabe que vai gostar, se beneficiar dela, vamos juntos eu e você ampliar essa corrente do bem, que é isso que eu mais quero aqui com o canal.

E falando em um ajudar o outro, me ajuda também. Aproveita e curte o vídeo se inscreve no canal, ativa o sininho. Eu tenho vídeo novo todos os dias com essas receitas super diferentes, nutritivas, maravilhosas e saudáveis e também com várias dicas de boa forma, saúde, nutrição. Você não vai querer perder tá bom? Até a próxima, tchau, tchau!

  Continua Depois da Publicidade  

O que você achou dessa receita de focaccia sem farinha de trigo que separamos acima? Pretende experimentar em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário