Natação Emagrece? Dicas e Benefícios

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Se você está procurando uma forma de perder peso e queimar gordura que não cause grande impacto, você deve se informar sobre se a natação emagrece ou não. Natação é prazeroso e uma ótima forma de esculpir seu corpo. Você verá abaixo uma análise completa sobre a natação e o emagrecimento, além de ver as dicas mais importantes sobre como praticá-la.

Antes de mais nada, é importante que você conheça todos os benefícios da natação para a sua saúde e boa forma, já que dessa forma você poderá tirar muito mais proveito da natação do que simplesmente o emagrecimento.

No entanto, se você está aqui exclusivamente para saber se a natação emagrece porque esse é um fator decisivo para você tomar a sua decisão sobre praticar ou não a natação, você também deveria ver a diferença entre a natação e a musculação e sobre qual delas queima mais calorias.

Por fim, mas não menos importante, você também precisa modificar seus hábitos alimentares para começar a consumir alimentos surpreendentes para a sua dieta de emagrecimento.

Que Tipo de Natação é Melhor para Perda de Peso?

O fato é que a natação emagrece e só ajuda no processo de perda de peso e queima de gordura quando usada como uma atividade aeróbica. No entanto, se nadar emagrece, apenas fazê-lo por prazer, ou para relaxar, não funciona para perda de peso, nem entrar na piscina e nadar cachorrinho.

O que funciona para queima de gordura e perda de peso é acelerar seu batimento cardíaco e aumentar os movimentos do seu corpo, mesmo embaixo da água. Por exemplo, você pode dar voltas na piscina. Dar voltas na piscina é uma ótima forma de desafiar seu corpo. Você pode fazer isso cronometrando o tempo das suas voltas e tentar bater seu próprio tempo continuamente. Ou você pode continuar adicionando voltas para se desafiar ainda mais.

Outra forma de fazer a natação funcionar para você e seu plano de perda de peso é fazer uma aula de natação aeróbica ou fazer exercícios aeróbicos sozinha. Você pode usar o “macarrão” ou outros itens para melhorar a aeróbica e a queima de gordura e para ajudar a tonificar seus músculos.

Quem se Beneficia da Natação para Perda de Peso?

Qualquer pessoa pode se beneficiar de exercícios na água ou da natação. Entretanto, nadar para queimar gordura e perda de peso funciona muito bem para aqueles que são obesos, as grávidas e pessoas com contusões. A natação funciona bem para esse grupo de pessoas devido ao pouco impacto nas juntas. O estresse causado ao seu corpo é menor quando você se exercita embaixo da água.

Para mulheres grávidas que querem ficar em forma, é importante saber que fazer exercícios aeróbicos durante a gravidez é algo que já foi comprovado como sendo positivo, e a natação é comprovadamente um dos melhores exercícios para isso. Além disso, a natação emagrece e ajuda a suportar o peso do útero nos estágios finais da gravidez. Para aqueles que são obesos, a água ajuda a suportar o corpo enquanto salva os músculos e juntas de contusões.

Chaves para Perder Peso Com Natação

Há algumas coisas das quais ficar ciente quando se começa uma rotina de exercícios na água. A primeira coisa é que a natação não vai funcionar para perda de peso ou queima de gordura se você não for consistente. Como com qualquer plano de mudança no corpo, a chave é fazer com regularidade e frequência para conseguir o benefício.

A segunda coisa é prestar atenção ao seu apetite e hábitos alimentares quando começa um programa de hidroginástica. Pelo fato de que nadar emagrece, pessoas tendem a ter um apetite maior após nadar, mais do que com outros tipos de exercícios. Prestar atenção à sua dieta fará diferença para seu sucesso. Manter um programa de alimentação saudável é a melhor forma de perder peso.

Não importa como você decida perder peso e queimar gordura, sempre use o senso comum e comece devagar antes de aumentar a velocidade e a duração.

Como Exercícios de Natação Podem Ajudar a Acelerar a Perda de Peso

Ter uma rotina de exercícios que inclui natação pode te ajudar a alcançar uma meta de perda de peso mais rápido. Tente nadar um dia em uma piscina, e então ir para um lago ou para o mar da próxima vez. Fala vários tipos diferentes de braçadas e tente aumentar a duração dos seus exercícios na água a cada vez que treinar.

Exercícios de Natação

Há muitos exercícios diferentes que você pode fazer quando nada. Muitas pessoas escolher dar voltas na piscina como seu exercício principal. Ao dar voltas na piscina, você pode aumentar sua energia e resistência. Para aumentar a dificuldade do seu exercício, tete aumentar a velocidade após um certo número de voltas.

Nade cinco voltas em um ritmo mais lento para se aquecer. Depois de cinco voltas, tente nadar uma volta o mais rápido que você puder. Quando você terminar, vire-se e nade de costas por duas voltas para deixar seus batimentos cardíacos desacelerarem. Se você estiver se sentindo com forças depois das voltas de costas, repita a rotina.

Você também pode tentar esportes aquáticos para te ajudar a melhorar sua forma. Se você nada em uma piscina local, veja se você pode organizar um jogo de basquete aquático. Você exercitará suas pernas para se mante flutuando.

Acelerando a Perda de Peso

Para acelerar a perda de peso quando você nada, você tem que aumentar a duração ou a intensidade dos seus exercícios. Por exemplo, se você normalmente nada 20 voltas durante uma sessão, tente fazer 30 voltas para te ajudar a queimar mais calorias. Você também pode tentar nadar mais rápido por 15 voltas ao invés de fazer 20 no ritmo normal, o que pode queimar mais calorias, mesmo que você cubra menos distância na piscina.

Se você pode nadar com um amigo que também quer perder peso, tentem planejar seus horários para que possam treinar juntos. Se exercitar com um parceiro geralmente gera uma boa motivação, especialmente quando vocês dois têm uma meta em comum. Decida quanto tempo vocês querem que o exercício dure, e então tentem ficar juntos na água. Se você e seu amigo são competitivos, vocês podem tentar competir. Isso ajudará cada um de vocês a acelerar sua perda de peso, já que um fará que o outro vá mais rápido.

Você também pode querer considerar entrar em um clube de natação para te ajudar a perder peso mais rápido. Alguns membros do clube também podem estar no processo de tentar perder peso, o que pode ajudar a te motivar. Descubra a frequência dos treinos no clube e veja se pode encaixar as atividades na sua agenda. Muitos clubes oferecem esportes aquáticos que podem te ajudar a alcançar suas metas de perda de peso. Se você está interessado em jogar polo aquático ou jogar vôlei aquático, participe com a maior frequência que puder, o que te ajudará a chegar ao seu peso alvo.

Você gosta de natação? Você prefere outros esportes na água? Comente abaixo.

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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24 comentários em “Natação Emagrece? Dicas e Benefícios”

  1. Comecei semana passada a nadar. Faço 3 x por semana. 50 min faço 1 Km. Futuramente pretendo diminuir o tempo e ir aumentando a quilometragem.

  2. estou nadando há menos de 1 mes. nao sei nadar mto bem estou aprendendo. perdi 3 kg. meu condicionamento melhorou mto. a cada dia aumento mais minha resistencia. hoje nado em media 300 a 400 m por aula. faço 2x por semana. 40 minutos em media. nunca me dei bem com dieta ou academia. estou amando a natação nao fico focada em perder peso. só quero superar meus desafios e melhorar a cada dia.

  3. Sempre amei estar em contato com água, mas não sei nada com 25 anos. Estou muito estressada e não me adapto em exercícios convencional como correr e musculação. Decidi aprender a nadar esta semana e entrar em uma rotina. Pelo que entendi, além de uma boa atividade física, também é ótima para a mente. Alguém tem dicas? Obrigada

  4. VOU INICIAR NA AULA DE NATAÇÃO, ESTOU MUITO ANSIOSA. MINHA ESPERANÇA É MELHOR AS DORES QUE SINTO NO JOELHO E QUE ME IMPEDEM DE FAZER QUALQUER OUTRO TIPO DE ATIVIDADES. É CLARO QUE ESPERO PERDER PESO POIS ESTE ESTÁ SOBRANDO.

  5. Adoro nadar , eliminei 40 kilos com reeducação alimentar ,com natação ,eliminei remédios para pressão arterial , pré diabetes, colesterol,e ganhei qualidade de vida ,amo ,amo nadar

  6. Olá, sempre nadei mas estava parado a uns bons anos devido a rotina de trabalho e estudo. Voltei tem 20 dias fazendo 3x por semana e estou nadando 1000mts por treino. A natação é o melhor esporte na minha opinião pois exercita todos os membros do corpo e com ela fui curado de bronquite. Quando começa não quer mais parar. Na minha cidade faz uma média de 30°C praticamente todo ano e fazer natação nesse clima é bom d+.

  7. Boa noite, estou iniciando agora é com vontade de vencer. Estou na academia, com nutricionista e vou tres vezes pra piscina. Faço 500 metros por aula, esse é meu limite por enquanto, mais vou melhorar.

  8. Olas, dos 32 aos 50 anos o sedentarismo tomou conta de mim. Esse ano, no fim de janeiro resolvi dar uns basta! Na verdade fui meia forçada ou chantageada por uma filha q faz ed física. De todos os esportes que pratiquei quando jovem, a natação sempre foi minha preferida. Então pensei pq ao retornar? Nas primeiras semanas eu mal conseguia atravessar a piscina de 25 m. Hoje, depois de 3 meses já consigo nadar uma média de 1400 a 1500 m em 1 hr. Prático de 3 a 4 x na semana, e agora que voltei, faça sol ou faça chuva, não quero e não vou largar mais! Quanto a perda de peso, realmente na balança não senti diferença, mas melhorou meus inchaços e aparentemente meu corpo está tomando forma. Quem sabe daqui mais um pouco eu não perca uns quilinhos, né?

  9. Depois de vários, tentativas de perder peso com outras atividades e lesões no joelho. Ontem, comecei com a Natação e espero obter sucesso tenho com 83 kilos e 1.60 m. E tenho esperança que a Natação vá me ajudar, pois passei algum tempo parada por conta da lesão.

    Gostei das dicas e quem tiver mais algumas dicas para iniciantes, aceito!!

  10. Se vc levar a sério e nadar 2000 a 3000 metros em uma aula de 1 hora, com certeza o resultado aparece. A literatura indica que isso representaria o mesmo gasto calórico de correr ( moderadamente, 9 a 10 km/h) uma distância de 3 a 4 vezes o que nadou. ( depende da fonte) Para quem está bastante acima do peso, pensar em uma corrida de 1 hora a 12 km/hora é praticamente impossível em um espaço curto ou mesmo médio ( 12 meses) sem deixar alguma lesão nas articulações, especialmente o joelho. Mas com 3 vezes por semana, em um ano, vc estará conseguindo nadar 2500 metros em uma hora.
    É só não encarar com recreação. É vc, a raia e o relógio.
    Se pensar na questão caminhar, para reduzir os impactos, a natação tem uma equivalencia de 5 a 7,5, dependendo da fonte consultada. Então nadar 2,5 km em uma hora, representa pelo menos o equivalente a uma caminhada de 12km. Mesmo andando rapido, é um percurso de quase 2 horas.

        • Vixe, ja to nadando a mais de um ano e meio. 3 a 4 vezes por semana. Depois de 15 anos de total sedentarismo. Neste tempo perdi mais de 35 kgs. Sai de 135 para 100 kgs. Mas é que não mudei muito meus habitos alimentares. Os primeiros 6 meses foram dificeis, pois o meu condicionamento era muito ruim. Mas o importante é persistir,manter regularidade de pelo menos 3 vezes por semana e fazer alongamento antes de entrar na agua.

          • Muito boa as dicas! Tenho 1.83 e pesava 123kg, estou ha 11 meses nadando. Perdi 11kg, mas o mais importante é que o meu condicionamento esta muito bom. Nado de terça à sexta, com uma média de 2000mts por dia e nas terças e quintas comecei caminhar 4km e corro 1km para intensificar. Estou regulando a alimentação com o auxílio de shakes e graças a Deus há 3 anos parei de fumar. Minha intensão é emagrecer, mas acima de tudo criar uma rotina saudável para o resto da minha vida, então acredito que se eu forçar demais, em algum momento vou desanimar. Comecei nadando de 300 a 500 mts por dia, a coisa foi evoluindo, não adianta forçar demais.

      • Comecei a nadar faz 3 meses, não fazia 500 metros no inicio , já estou conseguindo 1.000 . Eu que sempre fui adepta as academias e cansei, estava sedentária, engordando, peguei firme, com professor, e já sinto os benefícios . É preciso determinação pra não desistir , pois é puxado. Tive que mexer na minha rotina de trabalho e na alimentação, vale a pena,acredito que encontrei o exercício certo.

        • Fiz natação por dois meses e tranquei por mais dois meses. Acabei perdendo um pouco do ritmo. Agora voltei já fazem 2 meses e estou nadando de 500 à 650 metros por aula. Ainda não mudei a minha rotina alimentar e sinto que eu poderia fazer mais! às vezes me canso muito. Faço 2x por semana, agora que estou acostumando vou aumentar para 3x por semana e intercalar com caminhadas para ver se melhoro o meu desempenho na piscina e perco alguns quilinhos tbm!!

    • Nossa, tres mil metros em uma hora é bastante coisa viu… so vi atleta mesmo fazendo isso… 2000 eu ja vi fazer em uma hora, gente que nada a muito tempo…

  11. Muito boas as dicas, estou 45 kg acima do peso e decidi fazer natação, a princípio 2 vezes na semana, até mesmo porque trabalho e estudo a noite, porém, até o final do ano pretendo começar com exercícios aeróbicos e é claro estou fazendo uma reeducação alimentar.