15 alimentos e 8 dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer

Especialista da área:
atualizado em 08/09/2021

Sente cansaço e pouca energia? Você sente que trabalha e trabalha para emagrecer e nunca vê uma melhora significativa? Você pode estar sofrendo com um metabolismo lento.

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Entretanto, ainda que você tenha um metabolismo lento, ele não pode sabotar por completo seus esforços para perder peso. Isso porque é possível acelerar bem o metabolismo e aumentar seus níveis de energia, adotando hábitos simples, como os descritos a seguir.

Beba muita água

homem bebendo água

Água é uma ótima bebida e você deve tomar no mínimo de 8 a 10 copos por dia, e é claro, quanto mais melhor. Beber muita água vai ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar o sódio, toxinas e gordura. Beber água antes das refeições vai preencher seu estômago e promover a saciedade, prevenindo que coma demais.

Evite o excesso de refrigerantes, cafés, chás e sucos açucarados. A cafeína vai desidratar você e o açúcar vai causar mais danos do que benefícios a longo prazo.

Coma a cada três horas

Faça uma refeição pequena e balanceada a cada três horas, incluindo lanches. Refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches devem ser balanceados, ou seja, devem conter uma proteína completa, carboidratos e gordura natural.

Não comer frequentemente pode levar a um metabolismo mais lento e ao acúmulo de gordura. Para emagrecer mais você precisa consumir os alimentos certos de uma maneira balanceada durante o decorrer do dia. Aqui estão 15 alimentos que vão ajudar a acelerar seu metabolismo naturalmente:

alimentos bons para o metabolismo
Especiarias, pimenta, vegetais verde-escuros, proteínas magras, oleaginosas, cereais são bons para o metabolismo

Não pule o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia para acelerar o metabolismo. Você não iria dirigir seu carro para o trabalho sem gasolina, e você não deve começar seu dia sem a nutrição necessária para desempenhar as atividades diárias.

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Não tenha medo da gordura

A gordura ganhou uma reputação ruim. Muitas pessoas pensam que gordura faz você engordar. Isso não é absolutamente verdade. O tipo de gordura e a quantidade ingerida tem impacto sobre a composição do seu corpo. O corpo precisa de gordura.

Aqueles que seguem uma dieta altamente restritiva em calorias têm mais dificuldade em se livrar da gordura acumulada. Escolha gorduras naturais saudáveis como o azeite, abacate, oleaginosas e linhaça, que são fonte de gorduras insaturadas, recomendadas não apenas para a perda de peso, se consumidas com moderação, mas também para a saúde cardiovascular.

Evite a gordura trans

Gordura trans é a gordura ruim, ela causa ganho de peso, resistência insulínica, diabetes, estresse oxidativo, depressão, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Você nunca vai conseguir o corpo que deseja comendo fast-foods, mesmo aqueles que se denominam de “saudáveis”, refeições congeladas e outros alimentos processados.

A regra geral é que se for feito pelo homem, provavelmente não é a melhor escolha e vai atrapalhar sua tentativa de emagrecer. Consuma os alimentos que a mãe natureza providenciou, como verduras, legumes, carnes magras, dentre outros.

Esteja ativo diariamente

Fique ativo pelo menos 5 dias por semana. Use as escadas quando possível ou estacione mais longe para conseguir dar aquela andada que vai ajudar a manter seu coração e pulmões trabalhando adequadamente. Quanto mais movimento você fizer no dia, melhor você se sentirá no todo. Sua saúde agradece!

Faça exercícios cardiovasculares

Exercícios cardiovasculares são necessários para a saúde do coração e dos pulmões. Eles também queimam calorias. Fazer seu exercício cardiovascular como primeira coisa pela manhã, de estômago vazio, pode atacar as reservas de gordura de forma mais eficiente. Entretanto esta prática não é para todos, já que algumas pessoas se sentem indispostas para se exercitar de estômago vazio.

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Outro bom horário para incorporar os treinamentos aeróbicos é no fim da tarde depois de sua última refeição. Isso permite que você queime calorias e relaxe antes de dormir. Você não precisa implementar uma sessão pela manhã e outra no fim da tarde, escolha uma das duas ou varie para evitar o tédio.

Pratique o HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade

casal andando de bicicleta ergométrica
O HIIT é um conceito de treinamento que pode ser praticado em qualquer atividade física

Misture um pouco de Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no seu programa cardiovascular de tempos em tempos para ativar seu metabolismo. Isso porque o seu corpo está programado para se adaptar. Portanto, fazer o mesmo formato de exercício cardiovascular todos os dias pode se tornar ineficiente. Pegue um ou dois dias por semana e implemente um pouco de HIIT para dar ao corpo o “choque” adicional.

HIIT é, basicamente, a alternância entre treinamentos cardiovasculares de baixa, média e alta intensidade. Por exemplo, uma sessão de HIIT de corrida, com 20 minutos de duração, seria parecida com isso:

  • Minuto 1 e 2 – Andar (baixa intensidade);
  • Minuto 3 e 4 – Correr (alta intensidade);
  • Minuto 5 e 6 – Andar novamente (baixa intensidade);
  • Minuto 7 e 8 – Correr novamente (alta intensidade);
  • e seguir nesta mesma dinâmica ao longo dos minutos restantes.

Treine com pesos

Treinos de resistência constroem músculos, que são tecidos metabolicamente ativos. A velocidade do metabolismo de uma pessoa é proporcional à quantidade de massa magra que ela tem. Quanto mais músculos a pessoa tiver, mais acelerado será o seu metabolismo, maior será a queima calórica e consequentemente a perda de gordura acumulada.

Adicionar mais músculos ao seu corpo, irá colocar curvas nos lugares certos e permitirá até que você aumente o consumo diário de calorias.

Ouça seu corpo

Se matar de fazer exercícios é tão perigoso quanto não se exercitar. Ouça seu corpo e descanse o necessário. Não treine se está se sentindo mal, ainda dolorido do último treino ou simplesmente cansado demais. Treinar dessa maneira pode causar mais problemas e comprometer sua integridade física.

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Vídeos

Quais dos alimentos mencionados acima você tem o maior costume de consumir? Alguma dessas dicas é mais difícil de introduzir na sua rotina? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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23 comentários em “15 alimentos e 8 dicas para acelerar o metabolismo e emagrecer”

  1. Eu tinha 160kg e eliminei 50kg em menos de 1 ano apenas com reeducação alimentar e caminhadas diárias de 02 horas. Até porque uma pessoa com 160kg não consegue fazer HIIT, após eliminar 50kg comecei a correr corrida de rua e corridas de montanhas, alem de praticar mountain bike, mas acabei lesionando gravemente meu joelho porque não fortaleci durante a perda de peso, e convenhamos… embora tenha eliminado 50kg, ainda havia mais 30 para eliminar, ou seja, eu deveria ter feito um trabalho de fortalecimento em paralelo. Hoje por conta da lesão, estou temporariamente proibido de praticar minhas atividades fisicas, até tratar corretamente o joelho e por conta do metabolismo lento, tenho muita dificuldade em manter o peso ou continuar a eliminar sem a pratica diária de atividade fisica. Continuo minha RA mas mesmo assim, ganhei alguns quilinhos nos ultimos 6 meses parado. Estou buscando dicas de como acelerar o metabolismo atraves da alimentação, para diminuir o prejuizo durante este periodo parado. O mais triste é que essa lesão veio no meu melhor momento, tomei gosto pelos esportes e agora luto para voltar as minhas atividades, porém a corrida o meu ortopedista já me proibiu definitivamente… muito triste, mas não podemos desanimar nem parar. abraço a todos e parabéns pelo post.

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    • Bom dia, Sou a Eunice. Podemos fazer exercícios sem empaqueto, abdominais. Meu médico me recomendou um App maravilhoso seven , desafio de exercícios muito bom vc seleciona os exercícios q pode faxer

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    • Como uma banana antes do café da manhã depois tomo café e vo a academia de segunda a sexta-feira gostei das dicas.

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  2. Tenho que perder 15kg, estou fazendo acompanhamento com nutricionista, porém não consigo fazer atividades físicas, o meu dia é corrido, trabalho e estudo, moro distante de ambos, mal sobra tempo para descansar/dormir, resultado mesmo fazendo a dieta recomendada em quase dois meses, não perdi peso. Não sei mais o que fazer, preciso perder peso, pois já está prejudicando minha saúde 🙁

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  3. estou sempre com sono e cansada tomo remédio para emagrecer perdi 10kg com ajuda de caminhada e do remédio sem o remédio é difícil controlar a minha alimentação como além do norma, preciso me controlar
    alguém tem uma sugestão

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  4. Teresinha: Meu metabolismo sempre esta dormindo, tenho uma refeição q parece ser boa : tomo um pouco de cafe sem acucaar com uma colher de sobemesa de canela. antes do treino, pos treino um ovo com uma fatia de queijo branco (omelete) almiço folhas verde e um tipo de legumes como abobrinha e 150 a 170 grs de carne e sempre um pouquinho de doce (sobremesa) lanche da tarde uma fruta(quase sempre abacate com uma colher de sementes de girassois a tardinha um iogurte com frutas secas, uma fruta antes de dormir…. Tenho dificuldades em perder peso….até ganho (me de uma luz por favor faço spinner tres vezes na semana e HIIT DUAS VEZES NA SEMANA…

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    • Tersinha, boa tarde… talvez pode haver algo errado com o seu treinamento e/ou sua alimentação. A dieta até parece boa mesmo, mas se mesmo assim não estiver dando resultados, melhor mudá-la ou procurar uma nutricionista. Coma bastante, em pequenos intervalos e, de preferência, alimentos com fibras e proteínas.

      Além disso, spinner é bacana e queima bastante… Mas por que não investe num aeróbico concentrado? Ou então “zumba” ou natação? Mas mantenha o HIIT, se possível… Aeróbico de longo tempo é muito bom, mas nada se compara com o HIIT, que melhora o rendimento, metabolismo e um ótimo cardio.

      Boa sorte e muita força!

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  5. Faço acadêmia a 1 mês.Emagreci somente 2 quilos;Meu metabolismo é muito lento;Muita gordura abdominal;Não como muito durante o dia;e a noite praticamente nada;O que faço para melhorar meus resultados?

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  6. Dalheee batata-doce…
    Metabolismo a 1000 comoa uma batata-doce no café da manhã
    espere 10 minutos e faça aerobica ou qualquer tipo de dança em casa mesmo desde que dure 30 minutos.
    Corpo modelado em 01 mes.
    Barriga chapada bumbum grande e metabolismo queimando as reservas de gordura o dia todo.
    Experiencia propria.

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    • Funciona mesmo????

      Pois malho muito, não sou uma pessoa gorda, mas como ja tenho 46 anos meu metabolismo é muito lento.
      Tenho uns pneuzinhos e como tive disturbio hormonal e sou de estatura baixa, não consigo chegar ao meu peso ideal., embora tenho massa muscular devido a academia.

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      • Joana eu também to nessa tenho 45 anos quando eu tinha vinte uma semana de regime eu já merecia hoje em dia eu luto muito e não consigo

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  7. Eu, por acordar muito cedo pra ir pro trabalho, acabo não conseguindo tomar meu café da manhã, pois não consigo ter fome pra comer nada. Só vou comer algo mais tarde, já no escritório! Vou procurar fazer esse esforcinho quando acordo…

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