Água e Maçã

15 Alimentos e 8 Dicas Para Acelerar o Metabolismo e Emagrecer

Sente-se devagar e com pouca energia? Você sente que trabalha e trabalha para emagrecer e nunca vê uma melhora significativa? Você pode estar sofrendo com um metabolismo lento. Ainda que você tenha um metabolismo lento, ele não tem que destruir seus esforços para perder peso. Você pode acelerar o metabolismo drasticamente e aumentar seus níveis de energia sem tomar suplementos.

Seu metabolismo simplesmente se refere à conversão dos alimentos em energia utilizável pelo corpo. É um processo biológico, no qual a energia é extraída dos alimentos e o resultado em cadeia deste processo resulta em quão rápido ou devagar seu corpo queima essas calorias.

Algumas dicas para acelerar o metabolismo naturalmente são:

Beba Muita Água

Água é uma ótima bebida e você deve tomar no mínimo de 8 a 10 copos por dia, e é claro, quanto mais melhor. Beber muita água vai ajudar a acelerar o metabolismo e eliminar o sódio, toxinas e gordura. Beber água antes das refeições vai encher seu estômago e fazer com que se sinta mais cheio, prevenindo que coma demais. Evite o excesso de refrigerantes, cafés, chás e sucos açucarados. Cafeína vai desidratar você e o açúcar vai causar mais danos do que benefícios a longo prazo.

Coma a Cada Três Horas

Coma uma refeição pequena e balanceada a cada três horas, incluindo lanches. Refeições e lanches devem ser balanceados, ou seja, devem conter: uma proteína completa, carboidratos e gordura natural. Não comer frequentemente pode levar a um metabolismo mais lento e a uma maior reserva de gordura. Além disso, pular refeições deixa seu metabolismo mais lento. Para emagrecer mais você precisa consumir as comidas certas de uma maneira balanceada durante o decorrer do dia. Aqui estão 15 alimentos que vão ajudar a acelerar seu metabolismo naturalmente:

Comidas que aceleram metabolismo 

Não pule o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia para acelerar o metabolismo. Você não iria dirigir seu carro para o trabalho sem gasolina, e você não deve começar seu dia sem a nutrição necessária. Sua primeira refeição ajusta seu metabolismo para o dia e o mantém funcionando, desde que você coma a cada três horas. Se você levanta cedo, mas toma o café da manhã tarde, você perderá diversas horas de queima de calorias.

Não tenha medo da gordura

A gordura desenvolveu uma reputação ruim. Muitas pessoas pensam que gordura faz você engordar. Isso é mentira. O tipo de gordura e quanta gordura você come tem impacto sobre a composição do seu corpo. O corpo necessita de gordura. Aqueles que seguem uma dieta de calorias muito baixas tem mais dificuldade em livrar seu corpo da gordura. Escolha gorduras naturais saudáveis como o óleo de oliva, abacates, diversas nozes e linhaça para receber suas gorduras necessárias.

Evite a Gordura Trans

Gordura trans é a gordura ruim, ela causa ganho de peso, baixa energia, depressão, câncer e doenças do coração. Você nunca vai conseguir o corpo que deseja comendo fast foods “saudáveis”, refeições congeladas e outras escolhas processadas. Se for feito pelo homem, não é a melhor escolha e vai atrapalhar sua tentativa de emagrecer. Consuma os alimentos que a mãe natureza providenciou para alcançar seus objetivos.

Esteja Diariamente Ativo

Fique ativo pelo menos 6 dias por semana. Use as escadas quando possível ou estacione o mais longe para conseguir aquela porção extra de movimento para manter seu coração e pulmões trabalhando em níveis ótimos. Quanto mais movimento você fizer no dia, melhor você se sentirá no todo.

Faça Exercícios Cardiovasculares

Exercícios cardiovasculares são necessários para a saúde do coração e dos pulmões. Eles também queimam calorias. Fazer seu exercício cardiovascular como primeira coisa pela manhã, de estômago vazio, pode atacar as reservas de gordura e manter a queima de gorduras pelo seu corpo em uma taxa alta por até uma hora depois que o exercício tiver terminado. Se você falhar em se alimentar adequadamente, o primeiro exercício matutino de estômago vazio pode se virar contra você.

Fazer a cardio matutina em uma dieta de calorias muito baixas pode queimar músculos. Outro bom horário para incorporar a cardio é no fim da tarde depois de sua última refeição. Isso permite que você queime calorias de maneira que você não vai dormir com elas. Você não precisa implementar uma sessão matutina e outra no fim da tarde, escolha uma das duas ou varie para evitar o tédio.

Use o HIIT

Misture um pouco de Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) no seu programa cardiovascular de tempos em tempos e para dar ao seu corpo e ao seu metabolismo um bom choque. Seu corpo está programado para se adaptar. Portanto, fazer o mesmo formato de exercício cardiovascular todo dia pode parar de funcionar rapidamente. Pegue um ou dois dias por semana e implemente um pouco de HIIT para dar ao corpo o choque adicional.

HIIT é, basicamente, alternar entre treinamentos cardiovasculares de baixa, média e alta intensidade. Por exemplo, uma sessão de HIIT de 20 minutos seria parecida com isso:

  • Minuto 1 e 2 – Baixa intensidade (Andar)
  • Minuto 3 e 4 – Alta intensidade (jogging suave ou corrida)
  • Minuto 5 e 6 – Baixa intensidade
  • Minuto 7 e 8 – Alta intensidade e assim vai.

Treino com pesos

Treinos de resistência constroem músculos, que são tecidos metabolicamente ativos. Quanto mais músculos você tiver, mas vai conseguir acelerar o metabolismo. Adicionando mais músculos magros ao seu corpo, irá colocar curvas nos lugares certos e permitirá que você coma mais calorias por dia.

Ouça seu corpo

Se matar de fazer exercícios é tão perigoso quanto não se exercitar. Ouça seu corpo e descanse o necessário. Não treine se está doente, ainda dolorido do último treino ou simplesmente cansado demais. Treinar desta maneira pode causar mais problemas do que solucionar.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Quais dos alimentos mencionados acima você tem o maior costume de consumir? Alguma essas dicas é mais difícil de introduzir no seu cotidiano? Comente abaixo!

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Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


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21 comentários

  1. Eu, por acordar muito cedo pra ir pro trabalho, acabo não conseguindo tomar meu café da manhã, pois não consigo ter fome pra comer nada. Só vou comer algo mais tarde, já no escritório! Vou procurar fazer esse esforcinho quando acordo…

  2. Dalheee batata-doce…
    Metabolismo a 1000 comoa uma batata-doce no café da manhã
    espere 10 minutos e faça aerobica ou qualquer tipo de dança em casa mesmo desde que dure 30 minutos.
    Corpo modelado em 01 mes.
    Barriga chapada bumbum grande e metabolismo queimando as reservas de gordura o dia todo.
    Experiencia propria.

    • Funciona mesmo????

      Pois malho muito, não sou uma pessoa gorda, mas como ja tenho 46 anos meu metabolismo é muito lento.
      Tenho uns pneuzinhos e como tive disturbio hormonal e sou de estatura baixa, não consigo chegar ao meu peso ideal., embora tenho massa muscular devido a academia.

  3. adoro essas receitas

  4. eu não gosto da maioria das coisas

  5. Faço acadêmia a 1 mês.Emagreci somente 2 quilos;Meu metabolismo é muito lento;Muita gordura abdominal;Não como muito durante o dia;e a noite praticamente nada;O que faço para melhorar meus resultados?

  6. Teresinha: Meu metabolismo sempre esta dormindo, tenho uma refeição q parece ser boa : tomo um pouco de cafe sem acucaar com uma colher de sobemesa de canela. antes do treino, pos treino um ovo com uma fatia de queijo branco (omelete) almiço folhas verde e um tipo de legumes como abobrinha e 150 a 170 grs de carne e sempre um pouquinho de doce (sobremesa) lanche da tarde uma fruta(quase sempre abacate com uma colher de sementes de girassois a tardinha um iogurte com frutas secas, uma fruta antes de dormir…. Tenho dificuldades em perder peso….até ganho (me de uma luz por favor faço spinner tres vezes na semana e HIIT DUAS VEZES NA SEMANA…

    • Tersinha, boa tarde… talvez pode haver algo errado com o seu treinamento e/ou sua alimentação. A dieta até parece boa mesmo, mas se mesmo assim não estiver dando resultados, melhor mudá-la ou procurar uma nutricionista. Coma bastante, em pequenos intervalos e, de preferência, alimentos com fibras e proteínas.

      Além disso, spinner é bacana e queima bastante… Mas por que não investe num aeróbico concentrado? Ou então “zumba” ou natação? Mas mantenha o HIIT, se possível… Aeróbico de longo tempo é muito bom, mas nada se compara com o HIIT, que melhora o rendimento, metabolismo e um ótimo cardio.

      Boa sorte e muita força!

  7. Amei todas as dicas !

  8. estou sempre com sono e cansada tomo remédio para emagrecer perdi 10kg com ajuda de caminhada e do remédio sem o remédio é difícil controlar a minha alimentação como além do norma, preciso me controlar
    alguém tem uma sugestão

  9. Tenho que perder 15kg, estou fazendo acompanhamento com nutricionista, porém não consigo fazer atividades físicas, o meu dia é corrido, trabalho e estudo, moro distante de ambos, mal sobra tempo para descansar/dormir, resultado mesmo fazendo a dieta recomendada em quase dois meses, não perdi peso. Não sei mais o que fazer, preciso perder peso, pois já está prejudicando minha saúde 🙁

  10. ñ gosto de iogute,tenho tolerancia a lactosa

  11. Faça low carb ,emagreci 13 kg este ano.

  12. Eu tinha 160kg e eliminei 50kg em menos de 1 ano apenas com reeducação alimentar e caminhadas diárias de 02 horas. Até porque uma pessoa com 160kg não consegue fazer HIIT, após eliminar 50kg comecei a correr corrida de rua e corridas de montanhas, alem de praticar mountain bike, mas acabei lesionando gravemente meu joelho porque não fortaleci durante a perda de peso, e convenhamos… embora tenha eliminado 50kg, ainda havia mais 30 para eliminar, ou seja, eu deveria ter feito um trabalho de fortalecimento em paralelo. Hoje por conta da lesão, estou temporariamente proibido de praticar minhas atividades fisicas, até tratar corretamente o joelho e por conta do metabolismo lento, tenho muita dificuldade em manter o peso ou continuar a eliminar sem a pratica diária de atividade fisica. Continuo minha RA mas mesmo assim, ganhei alguns quilinhos nos ultimos 6 meses parado. Estou buscando dicas de como acelerar o metabolismo atraves da alimentação, para diminuir o prejuizo durante este periodo parado. O mais triste é que essa lesão veio no meu melhor momento, tomei gosto pelos esportes e agora luto para voltar as minhas atividades, porém a corrida o meu ortopedista já me proibiu definitivamente… muito triste, mas não podemos desanimar nem parar. abraço a todos e parabéns pelo post.

    • Bom dia, Sou a Eunice. Podemos fazer exercícios sem empaqueto, abdominais. Meu médico me recomendou um App maravilhoso seven , desafio de exercícios muito bom vc seleciona os exercícios q pode faxer

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