Neopilates Emagrece? O Que é, Benefícios e Dicas

Você provavelmente já ouviu falar do pilates, mas o que conhece a respeito do neopilates? Será que uma prática está associada ou é parente da outra? E mais, será que o neopilates emagrece?

Fique conosco porque é justamente a respeito do neopilates que vamos tratar abaixo.

O que é neopilates?

De fato, o neopilates tem muito a ver com o pilates. Essa é uma modalidade de atividade física que mistura o pilates com exercícios funcionais e circo.

O método desafia a percepção corporal e o equilíbrio por meio de atividades em aparelhos com rodinhas, suspensos ou que balançam. Com isso, é possível trabalhar as fibras musculares mais profundas mais rapidamente do que acontece com a técnica tradicional.

Os praticantes da modalidade podem treinar com instrumentos como bolas suíças, tecidos acrobáticos e outros objetos circenses.

O neopilates já está presente em todas as regiões do Brasil, além de ser executado em nove países e contar com mais de 4 mil instrutores em todo o planeta.

As aulas de neopilates devem contar no máximo com três alunos para que os professores sejam capazes de acompanhar de maneira próxima os movimentos de cada praticante.

Os benefícios do neopilates

A fisioterapeuta e pioneira do neopilates em Porto Alegre, RS, Caroline Gualdi, explicou que os aparelhos de base instável utilizados na prática da modalidade exigem mais da musculatura na hora de encontrar o centro de equilíbrio.

Isso significa que os músculos trabalham mais do que no solo em um ponto de vista fisiológico, completou a fisioterapeuta.

O neopilates promove um gasto calórico mais elevado em relação ao método convencional, graças ao fato de incluir exercícios aeróbicos no treino, e também promove uma definição muscular mais rápida e o ganho de flexibilidade.

A modalidade também é conhecida por beneficiar a elasticidade, fortalecer os músculos e alinhar concentração, respiração e postura.

O neopilates tende a proporcionar um aumento muscular sem provocar a hipertrofia e o exercício traz também benefícios como o aumento da autoestima, o ganho de confiança, uma maior disposição, a melhoria do humor e a diminuição do estresse.

Será que o neopilates emagrece?

Agora que já conhecemos os benefícios atribuídos à modalidade, finalmente chegou a hora de descobrirmos se o neopilates emagrece ou não.

Pois bem, já conferimos no tópico acima que o neopilates também é conhecido por promover uma queima de calorias mais elevada do que a experimentada pelo método convencional.

De acordo com informações, uma sessão de treinamento convencional de pilates com duração de uma hora elimina 300 calorias, ao mesmo tempo em que uma aula de neopilates pode queimar até 500 calorias.

Essa estimativa de que o neopilates elimina 500 calorias em uma hora, ou seja, mais calorias do que o pilates, se deve ao fato da atividade oferecer mais obstáculos, enquanto os exercícios do pilates são mais fluidos e precisos.

Entretanto, por mais que a modalidade seja conhecida por eliminar mais calorias do que o pilates tradicional, não podemos bater o martelo e definir a quantidade exata de calorias que uma aula de neopilates queima porque esse gasto calórico varia de pessoa para pessoa.

Isso porque fatores como o peso, o metabolismo, a duração e a intensidade do exercício podem influenciar a quantidade de calorias que uma pessoa gasta em um treinamento.

De qualquer maneira, se o neopilates promove a eliminação de calorias isso quer dizer que o neopilates emagrece? Não necessariamente, uma afirmação mais correta seria falar que a modalidade auxilia o processo de perda de peso.

No entanto, para que esse emagrecimento seja efetivamente experimentando é fundamental que o praticante alie o treinamento ao contexto de toda uma dieta saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Até porque, se a pessoa conseguir queimar as 500 calorias na sua aula de neopilates, mas logo depois passar na lanchonete ao lado e comer x-bacon com batata frita e refrigerante, ela logo recuperará as calorias que acabou de eliminar.

Se o seu objetivo é emagrecer com o auxílio do neopilates, procure a ajuda de um nutricionista para encontrar um programa alimentar que funcione em conjunto com o exercício para promover a diminuição do seu peso, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o seu corpo necessita para funcionar direitinho.

Contraindicações do neopilates

Como a modalidade trabalha com posições invertidas, o neopilates não é recomendado para mulheres que estejam grávidas ou para pessoas que sofrem com problemas cardíacos, labirintite e pressão alta.

Crianças com menos de 10 anos de idade e pessoas que têm deslocamento da retina também não devem fazer neopilates.

Cuidados com o neopilates

Antes de começar a praticar qualquer tipo de atividade física, o que inclui o neopilates, é fundamental marcar uma consulta médica para checar como a saúde anda e certificar-se de que está realmente apto a praticar o exercício e saber em que nível pode realizar o treinamento.

Também é necessário contar com o acompanhamento de um profissional de saúde qualificado para atuar como instrutor de neopilates. Cada aula de neopilates é individualizada e acompanhada por um profissional de fisioterapia ou educação física que seja habilitado para fazer as adaptações que forem necessárias na modalidade.

Com isso, tem-se do lado alguém capacitado para ensinar como cada movimento do treino deve ser corretamente executado, o que é importante para evitar lesões.

E caso você venha a se machucar, a presença do profissional já é de grande ajuda, tendo em vista que ele pode prestar os primeiros socorros e encaminhar para um médico ou hospital, se houver a necessidade.

Você conhece alguém que tenha feito e afirme que o neopilates emagrece? Tem curiosidade de conhecer a prática? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário