O que acontece depois de parar de tomar anticoncepcional?

Especialista da área:
atualizado em 19/02/2021

Fique sabendo o que acontece depois de parar de tomar anticoncepcional e quais são os riscos e benefícios de fazer essa escolha.

  Continua Depois da Publicidade  

Embora algumas pessoas precisem dos anticoncepcionais para tratar problemas de saúde, a maioria delas usa a pílula para evitar uma gravidez. 

De fato, o anticoncepcional não é a única forma de prevenir uma gravidez indesejada. Por isso e por causa do medo de o anticoncepcional fazer mal, muitas mulheres vêm procurando alternativas à pílula para evitar a concepção.

Ainda assim, surgem muitas dúvidas sobre o que acontece com o corpo depois de parar de usar anticoncepcional.

Parei de tomar anticoncepcional, e agora?

menstruação

Se você está passando por isso e não tem ideia do que vai acontecer com o seu corpo, saiba que é super normal ficar insegura neste momento. 

Basicamente, o que acontece é que o seu corpo volta a ter ciclos menstruais normais. Isto é, seu organismo vai voltar a produzir hormônios e a amadurecer os óvulos para uma possível gravidez.

Com isso, a menstruação e a fertilidade feminina retornam. 

Benefícios de parar de tomar anticoncepcional

A decisão de parar de usar o anticoncepcional pode trazer os seguintes benefícios:

  • Perda de peso em algumas mulheres;
  • Melhora do humor;
  • Menos dor de cabeça, embora isso não seja uma regra;
  • Aumento da libido.

Riscos de parar de tomar anticoncepcional

Dentre os riscos de parar de tomar a pílula, destacam-se: 

  • Possibilidade de uma gravidez indesejada;
  • Ciclos irregulares;
  • Sensibilidade nos seios;
  • Retorno das cólicas e da TPM.

Sintomas

Assim que seu corpo voltar a ter ciclos menstruais regulares, alguns sintomas podem ser observados, como por exemplo:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Cólicas menstruais;
  • Mudanças de humor;
  • Alterações de peso;
  • Pelos indesejados;
  • Acne.

Além disso, o fluxo menstrual pode se tornar mais intenso e você pode notar mais secreções vaginais do que antes.

Também podem ocorrer outros sintomas como:

  • Pele oleosa;
  • Pelo mais grosso;
  • Suor com cheiro mais forte.

Apesar de existirem os efeitos colaterais da retirada da pílula anticoncepcional, eles são temporários. Assim que o corpo se ajusta ao novo ciclo, a maioria dos sintomas desaparece sem a necessidade de tratamento.

Além disso, lembre-se de que seu estilo de vida e sua alimentação também interferem muito nesses possíveis efeitos. Assim, independentemente de largar o anticoncepcional ou não, cultive hábitos saudáveis.

Dúvidas sobre parar de tomar anticoncepcional

Por fim, confira as principais dúvidas sobre parar de usar o anticoncepcional:

Quanto tempo demora para voltar à fertilidade normal?

Pode demorar alguns dias até um ano para normalizar a fertilidade, mas estudos mostram que após 2 anos depois de parar de usar anticoncepcional, a fertilidade volta a ser a mesma do que a de uma mulher que nunca tomou pílula.

De acordo com um estudo publicado em 2018 na revista Contraception and Reproductive Medicine, pode ocorrer um atraso na capacidade de engravidar nos primeiros meses depois de parar de usar o anticoncepcional.

Isso ocorre porque pode levar um certo tempo até que seus níveis hormonais fiquem normais após parar de usar anticoncepcional. No entanto, a fertilidade de uma forma geral não é afetada.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, vale lembrar que o tempo que você usou a pílula não afeta a sua fertilidade, pois assim que você deixa de usá-la, seu corpo retoma a produção hormonal de antes.

Quando volta a menstruação?

A maioria das mulheres volta a menstruar 2 semanas depois de parar de usar a pílula, mas algumas podem ficar algumas semanas ou até meses sem menstruar.

Mesmo que demore para regular o seu ciclo menstrual, isso não significa que há algo de errado com a sua saúde. No entanto, se você ficar muitos meses sem menstruar ou apresentar algum sintoma extra, procure um médico ginecologista.

Fontes e Referências Adicionais

Você parou de usar anticoncepcional? Se sim, sentiu algum sintoma desagradável? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário