O Que Acontece Quando Você Corta as Bebidas Alcoólicas Por um Mês

Você já deve estar cansado de ouvir como o consumo de bebidas alcoólicas pode fazer mal. Mas nunca é demais repetir que além do risco do vício, quando ingeridas em excesso elas podem trazer problemas nas relações familiares e sociais, engordar, causar problemas no coração, úlcera, gastrite, hepatite, cirrose, anemia e até prejudicar o desempenho sexual dos homens e de fertilidade para as mulheres.

O problema é que mesmo sabendo de todos esses malefícios e até fazendo promessas de que vai parar de beber ou pelo menos diminuir a quantidade de álcool que ingere, nem todo mundo gosta de deixar a bebidinha de lado, mesmo que não a tenha como um vício em sua vida.

Mas e se essas pessoas resolvessem deixar de beber álcool em torno de apenas um mês? O que será que aconteceria com o organismo delas? A equipe da revista New Scientist fez um experimento desse tipo com 14 de seus colaboradores e conseguiu trazer a resposta a essa pergunta.

Antes da experiência começar, todos os 14 participantes tiveram amostras de seu sangue colhidas e fizeram ultrassons para que a quantidade de gordura no fígado de cada um fosse medida. Então, eles foram separados em dois grupos: um com 10 pessoas, que ficaram sem consumir uma gota sequer de álcool durante cinco semanas e outro com quatro, que continuaram a beber normalmente durante esse período.

Depois dessas cinco semanas, todos eles retornaram ao hospital e mais uma vez tiveram suas amostras de sangue colhidas e foram submetidos a exames de ultrassom para descobrir o que tinha acontecido com quem tinha deixado de beber.

O resultado foi que os participantes que ficaram sem álcool durante essas cinco semanas tiveram uma diminuição de 2% no peso corporal, de 5% da taxa de colesterol, de 16% do nível glicose e 15% do teor de gordura no fígado.

Além disso, os sóbrios também aumentaram em 10% a qualidade de seu sono, ficaram 9,5% mais despertos, 18% mais concentrados e experimentaram uma melhoria de 17% no desempenho de seu trabalho.

Por outro lado, os envolvidos no experimento que deixaram de beber afirmaram terem ficado menos sociáveis durante o mês de realização do estudo.

De qualquer maneira, mesmo que mais pesquisas sejam necessárias para que possamos ter certeza dos efeitos que a retirada do álcool pode causar, esse experimento mostra fortes evidências de que a sobriedade contribui para a obtenção de um estilo de vida mais saudável.

Você gosta de apreciar uma bebida alcoólica de vez em quando? Com que frequência toma? Já experimentou ficar um tempo sem para ver como seu corpo reagia? Comente abaixo1

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,11 de 5)
Loading...

Deixe um comentário