Por Que o Álcool Vai destruir os Seus Ganhos de Massa Muscular

Especialista:
atualizado em 09/12/2019

Uma das perguntas mais comuns entre todos é “não beber realmente afeta o processo de crescimento de massa muscular?” Sim, muito álcool irá ter um impacto negativo significante sobre seus resultados de fortalecimento de massa muscular.

O álcool é muito mais prejudicial do que a maioria das pessoas pensam, e é muito importante que você entenda como esta droga (sim, o álcool é uma droga) está afetando o seu progresso. Este não é um discurso anti-drogas, mas se você é sério na realização de um físico realmente impressionante, você definitivamente deve estar ciente das cinco principais maneiras que o álcool reduz os seus ganhos de massa muscular…

1. Ele afeta negativamente a síntese de proteína

A síntese de proteínas é o processo no qual os aminoácidos são unidos para formar proteínas completas. O consumo excessivo de álcool retarda este processo em até 20%, e uma vez que os músculos são feitos de proteína, você pode ver como isso se torna um problema.

2. Reduz os níveis de testosterona e aumenta o estrogênio

A testosterona é o hormônio de fortalecimento muscular mais importante em seu corpo. Um dos fatores limitantes que determina a quantidade de massa muscular que uma pessoa pode ganhar é o seu nível de testosterona de fluxo livre.

3. Causa desidratação

Os rins devem filtrar grandes quantidades de água, a fim de quebrar o álcool, e isto pode resultar em desidratação grave dentro do corpo. A água desempenha um papel absolutamente crucial no processo de fortalecimento muscular, e estar até mesmo um pouco desidratado é uma receita para o desastre. Os músculos são formados por 70% de água.

4. Esgota as vitaminas e minerais do corpo

O consumo de álcool faz com que as vitaminas A, C, as Bs, cálcio, zinco e fósforo sejam drenados a taxas rápidas. Vitaminas e minerais mantêm cada pequeno processo em seu corpo funcionando corretamente, e muitos desses processos envolvem o crescimento e a manutenção de massa muscular.

5. Aumenta o armazenamento de gordura

Com 7 calorias vazias por grama, o álcool pode realmente ser muito engordativo. O álcool também atrapalha Ciclo de Krebs, que desempenha um papel importante na queima de gordura.

É importante se divertir na vida, mas muita diversão pode levar a problemas. Se você é sério sobre a obtenção de resultados significativos no crescimento de massa muscular, você definitivamente precisa monitorar o consumo de álcool e se certificar que você está consumindo com moderação. Algumas bebidas daqui e dali, não devem ser um problema, mas se você se vê bebendo todo fim de semana, você pode dar adeus a seus ganhos musculares.

Se você decidir sair para uma festa, não se esqueça de beber muita água e se alimentar adequadamente com vitaminas, minerais e uma refeição rica em proteínas.

Não é recomendado mudar toda a sua vida por causa do seu programa de fortalecimento muscular, por isso não tenha medo de sair e ter um tempo de lazer de vez em quando. Apenas certifique-se de manter as suas noites de bebedeira com menos frequência (não mais do que uma vez por mês) e nutrir-se adequadamente para diminuir seus efeitos. Contanto que você monitore o que você está fazendo, você pode conseguir um físico impressionante e ter uma vida social agradável ao mesmo tempo.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Quantas vezes por mês você costuma se deixar consumir álcool? Você já reparou que isso pode atrapalhar seus ganhos de massa muscular? Comente abaixo.

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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3 comentários em “Por Que o Álcool Vai destruir os Seus Ganhos de Massa Muscular”

  1. Eu tomava cerveja todo final de semana,mas,depois que comecei á treinar e á levar á sério os exercícios fisicos: Acabou-se a bebedeira! rsrs Agora só bebo 1vez por mês e olhe lá! Minha determinação e minha saúde está em primeiro lugar em minha vida! Mas,vc que bebe todos os dias ou todo final de semana,se quer ganhar massa muscular bebendo,esqueça! Não vai conseguir é nunca!!