O Que é Harmonização Facial? Cuidados e Dicas

Entenda o que é harmonização facial, conheça melhor esse procedimento estético, como funciona, cuidados e dicas.

Quando alguém quer causar uma boa primeira impressão, ter um rosto esteticamente agradável, incluindo um sorriso atraente, é considerado o fator mais importante.

  Continua Depois da Publicidade  

Em uma sociedade em que ser atraente é algo importante e a mídia está praticamente 24 horas falando sobre isso, os padrões faciais de percepção de beleza estão cada vez mais associados a um senso de aceitação social.

Vários estudos já demonstraram que a confiança das pessoas está intimamente relacionada à aparência física.

Rinoplastia, blefaroplastia,pPreenchimento com PMMA e fio russo são apenas alguns dos diversos procedimentos estéticos que existem para cuidar da aparência facial das pessoas.

Embora a beleza não seja uma ciência exata, segundo alguns cirurgiões plásticos, existe um sistema de proporções específica que inclui largura, altura e simetria faciais.

No entanto, a definição de um rosto atraente e bonito é subjetiva e inclui muitos fatores: social, étnico, cultural e idade.

O que é harmonização facial?

A harmonização facial pode ser dividida entre uma forma muito técnica de equilibrar o rosto ou criar um rosto mais harmonioso. Quanto mais simétrico é o rosto de uma pessoa, mais bonita ela tende a ser considerada.

A harmonização facial nada mais é que um conjunto de procedimentos estéticos não invasivos, ou seja, sem cirurgia, que são feitos para criar essa simetria no rosto das pessoas criando volume.

A anatomia facial é composta por várias camadas: gordura, ossos e músculos, e com os anos a musculatura fica mais fraca enquanto que ocorre uma perda na gordura facial.

O conjunto de procedimentos não cirúrgicos chamado harmonização facial é feito com preenchedores: ácido hialurônico e toxina botulínica.

Eles servem para tratar essa perda de gordura e musculatura e visam melhorar o equilíbrio entre certas partes do rosto como o queixo, nariz e região malar. A harmonização facial é feita a partir de injeções desses preenchedores.

  Continua Depois da Publicidade  

O procedimento estético de harmonização facial não é permanente, mas pode durar vários meses.

– O que é ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância natural da pele que tem a capacidade de atrair e reter grandes quantidades de umidade.

A perda de umidade da pele com o envelhecimento resulta em perda de flexibilidade e firmeza. O ácido hialurônico pode melhorar o conteúdo de umidade e ao mesmo tempo revitalizar as camadas externas da pele, deixando-a mais macia, suave e jovem ao melhorar a aparência das marcas de expressão e rugas.

Trata-se de um glicosaminoglicano, uma substância natural vital presente na pele que é responsável por deixá-la mais com aparência mais jovem.

Ele trabalha para manter estáveis, protegidos e constantemente renovados todos os aspectos da pele e tem a capacidade de atrair e reter grandes quantidades de umidade.

– O que é toxina botulínica

A toxina botulínica é um medicamento usado para relaxar os músculos que é produzido a partir de bactérias chamadas Clostridium botulinum.

Ela é popularmente conhecida como Botox, um medicamento usado para suavizar as rugas nos rostos das pessoas.

Existem quatro tipos de toxina botulínica:

  • Onabotulinum (Botox / Botox Cosmetic);
  • AbobotulinumtoxinA (Dysport);
  • RimabotulinumtoxinB (Mybloc);
  • IncobotulinumtoxinaA (Xeomin).

Além da harmonização fácil, esses medicamentos também são usados para tratar outros problemas de saúde, incluindo:

  • Distonia cervical: condição na qual os músculos do pescoço se contraem repetidamente;
  • Dores de cabeça;
  • Enxaqueca;
  • Blefaroespasmos: piscadas que a pessoa não consegue controlar.

A toxina botulínica A purificada – Botox – foi a primeira toxina bacteriana a ser usada como medicamento, sendo aprovada pela FDA (Food And Drug Administration) nos Estados Unidos em 1989 para doenças oculares: blefaroespasmo e estrabismo.

Em 2002, foi encontrado outros usos médicos e cosméticos para essa substância e ela foi aprovada pela FDA para o tratamento de linhas de expressão moderadas e severas que são conhecidas como linhas glabelares.

Atualmente, o Botox é frequentemente usado em outras áreas do rosto para fins cosméticos e também no tratamento de outras condições médicas, como visto anteriormente.

  Continua Depois da Publicidade  

Para quem é indicada a harmonização facial?

Agora que já sabemos o que é harmonização facial e quais são os preenchedores utilizados no procedimento, vejamos para quem ela é indicada.

A harmonização facial é indicada tanto para homens como para mulheres. De acordo com o Dr. Usha Rajagopal, cirurgião plástico certificado de São Francisco, Estados Unidos, com mais de 20 anos de experiência, no caso de pacientes jovens, este procedimento é indicado para aqueles que geneticamente carecem de uma aparência agradável.

Esse procedimento também pode ser feito por pessoas que estão com sinais de envelhecimento no rosto.

Quanto tempo dura a harmonização facial?

O procedimento que leva menos de meia hora para ser realizado tem uma duração que varia entre 9 a 12 meses. Isso irá depender do produto utilizado, do volume e das áreas que foram aplicados.

Depois desse tempo, se o paciente quiser manter os resultados, ele deverá fazer novamente a harmonização facial.

Cuidados

Em primeiro lugar, depois de entender o que é preenchimento facial e se interessar pelo procedimento, você deve procurar realizá-lo com um profissional reconhecido por entidades oficiais, como a Sociedade Brasileira de Dermatologia ou a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para não correr perigos.

Quando uma aplicação desses preenchedores é feita de maneira errada, pode fazer com que o produto caia nos vasos sanguíneos, podendo causar cegueira, necrose ou até mesmo um acidente vascular cerebral – AVC.

Como neste procedimento o profissional irá colocar agulhas em seu rosto, os efeitos colaterais mais comuns são hematomas e inchaço.

Para reduzir esses efeitos colaterais, é recomendado iniciar esse procedimento pelo menos 10 dias antes de algum evento que você tenha que assistir para que dê tempo do seu rosto desinchar.

Evite anticoagulantes sem receita médica como ibuprofeno, aspirina, motrina e outros suplementos como óleo de linhaça e óleo de peixe.

Alguns especialistas recomendam que, antes de realizar a harmonização facial, o paciente coma bastante abacaxi, pois o ingrediente ativo desta fruta, a bromelina, pode ajudar no inchaço antes e depois do procedimento.

Referências Adicionais:

Você já sabia o que é harmonização facial? Tem vontade de fazer esse procedimento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “O Que é Harmonização Facial? Cuidados e Dicas”