Diversas pessoas buscam atividades físicas de baixo impacto. A prática de pilates e yoga é comum entre as pessoas que se sentem revitalizadas com meditações e exercícios funcionais. Qualquer pessoa já pensou que deveria emagrecer e se sentiu dividido entre as opções oferecidas nas academias.
Algumas práticas são intensas demais, outras são monótonas demais. Na verdade, esses são pretextos para adiar a adoção da prática de qualquer exercício. Se você se enquadra dentro do grupo de pessoas que está decidido a ter uma vida saudável e quer praticar exercícios que auxiliem na melhora da sua resistência física e lhe proporcione tranqüilidade, o yogilates é o que você buscava.
O que é o Yogilates
Se você se sente atraído pelos benefícios da meditação da yoga e pelos movimentos leves do pilates, você poderá usufruir de ambos de forma positiva para o seu bem estar. O Yogilates é a junção dos fundamentos da yoga com o pilates. O criador do método, Jonathan Urla afirma que a o Yogilates não oferece apenas a melhora no condicionamento físico, mas também o autocontrole e equilíbrio espiritual e mental.
Aulas
As aulas são ministradas durante 50 minutos e 2 vezes na semana. A prática do yogilates é indicada em ambientes fechados ou um local livre de interferências externas. Nada de músicas muito agitadas e altas, o ambiente deve ser tranquilo para transmitir a paz que você necessita para se recuperar de todo movimento externo. Quando você inicia as aulas, pode notar que as energias são renovadas e revitalizam sua mente e seu corpo. Os exercícios são leves e com o controle de sua mente, tudo se torna mais agradável. O grau de dificuldade e exigência de resistência física são gradativos de acordo com o seu desempenho. A aula é dividida em fases, você poderá identificar com facilidade as influências do pilates e da yoga. Veja abaixo um plano de aula utilizado.
Fases
- Respiração
- Postura com as pernas
- Inclinações
- Elevações com as pernas
- Abdominais
- Alongamentos
- Meditação ou relaxamento
Instrumentos para exercícios
Você poderá utilizar instrumentos para auxiliar na qualidade da execução de seus movimentos. Evidentemente que eles não são obrigatórios, mas podem proporcionar conforto e um melhor rendimento. Os instrumentos não são de alto custo, e se você pratica em academias, os terá à sua disposição. É importante a utilização de um colchonete para os alongamentos e abdominais. Você deve fazer os movimentos do pilates com auxílio da bola.
Perca peso com o Yogilates
Evidentemente que, como todas as atividades físicas, o yogilates auxiliará na redução de peso. A melhora no condicionamento físico e respiração pode proporcionar um melhor processo de emagrecimento. A prática das aulas não oferecerá resultados significativos se você não aderir uma dieta equilibrada. Reconheça que o yogilates é o equilíbrio de yoga e pilates, assim você reconhecerá que emagrecimento é o equilíbrio de exercícios físicos e dieta. Há relatos de que os resultados podem ser notados a partir do terceiro mês de prática.
Controle sua ansiedade
Sabemos que uma das vilãs em um processo de emagrecimento é a ansiedade. Muitas pessoas afirmam não compreender a dificuldade de reduzir medidas e relatam ter o hábito de fazer pequenas refeições em horários irregulares. O yogilates auxiliará no controle de sua mente, assim, você terá autocontrole para reconhecer quando há fome ou apenas ansiedade. Você se sentirá um vitorioso por aprender a lidar com sua própria mente e notar os benefícios conquistados em seu corpo.
Correção de postura
Um dos principais benefícios do yogilates é a correção de sua postura. Você poderá se corrigir e analisar seu condicionamento físico de acordo com a execução dos movimentos baseados nos fundamentos da yoga. A junção do equilíbrio mental conquistado com a yoga e a resistência física adquirida com o pilates poderá fortalecer seus músculos e lhe revigorar para as tarefas do cotidiano.
Acompanhamento profissional
Não tente praticar o yogilates em casa. O acompanhamento de um profissional de educação física é importantíssimo. Você também não deve iniciar a prática sem a permissão de seu médico. Peça para ele avalie seu condicionamento físico e indique a prática mais adequada.
Benefícios do Yogilates
- Controle emocional
- Controle do estresse
- Reduz dores musculares
- Melhora a coordenação motora
- Melhora a respiração
- Fortalece os músculos
- Modela o corpo
- Emagrece
- Auxilia na flexibilidade
- Auxilia em doenças respiratórias e cardiovasculares
- Proporciona autoconhecimento
- Aumenta a auto-estima
- Oferece paz interior
Sem volume muscular
A prática do yogilates é indicada para quem busca melhor qualidade de vida e bem estar. Caso você busque hipertrofia e altos ganhos de massa magra, deve conciliar outras atividades. Se você busca emagrecer, terá uma boa ajuda. A prática de mais de uma atividade pode comprometer o equilíbrio conquistado? Sim, mas cabe a você exercitar o autocontrole conquistado com as revigorantes aulas.
Alguns exercícios
Os movimentos utilizados nas aulas de yogilates proporcionam a tonificação de todo o corpo. Eles podem fortalecer os músculos de diversos membros. Veja abaixo:
Guerreiro 2 (Triângulo 1)
- Fortalece os músculos das pernas, exige trabalho do quadríceps e da parte posterior das coxas. Exige o alongamento do dorso.
- Em pé no centro da esteira, com os pés paralelos e distantes, mãos nos quadris (posição base).
- Gire a pé direito para fora e o pé esquerdo levemente para dentro, mantendo os quadris simétricos e voltados para a frente.
- Não arrebite o bumbum. Inspire.
- Expire e flexione o joelho direito na linha do calcanhar, formando um ângulo de 90 graus com o joelho.
- Estenda os braços para os lados.
- Olhe para a mão direita e vá para o triângulo.
Guerreiro 2 (Triângulo 2)
- Inspire estendendo o joelho e expire ao deslocar o quadril bem para a esquerda, elevando o braço esquerdo e apoiando suavemente a mão direita na perna direita.
- Abra o peito e mantenha as costas retas e alongadas, com se encostasse em uma parede.
- Expire enquanto volta o dorso para a posição ereta.
Isometria de Abdômen e Alongamento das Pernas
Trabalha a parte posterior das coxas e fortalece o abdômen.
- Deite-se de costas com os joelhos na direção do peito.
- Inspire e estenda as duas pernas para o teto.
- Expire ao elevar o tronco e segure a perna direita com as duas mãos.
- Puxe-a em direção ao corpo sem elevar os quadris e abaixe a esquerda a um ângulo de 30 graus em relação ao chão.
- Mantenha as costas o menos curvadas possível. Inspire.
- Troque a posição das pernas, inspirando e expirando alternadamente.
Equilíbrio Sobre uma Perna
- Em pé, tornozelos unidos, mãos ao longo do corpo.
- Dirija o olhar à frente e mantenha os olhos relaxados.
- Inspire enquanto eleva o joelho direito e expire (o pé direito fica flexionado).
- Forme um ângulo de 90 graus com cada um dos braços (mão esquerda tocando o cotovelo direito e vice-versa).
- Inspire e eleve o braço esquerdo e expire, mantendo as mãos paralelas, como se estivesse segurando uma lança.
Postura da Criança
- Ajoelhe-se.
- Inspire e sente-se suavemente nos calcanhares enquanto expira.
- Inspire e estenda os braços à frente, alongando as costas.
- Mantenha os joelhos unidos.
- Passe para a cobra.