Pão Aumenta o Colesterol e Triglicérides?

atualizado em

Quentinho, recheado, doce, na chapa ou torrado. Com manteiga, requeijão, queijo, mortadela ou presunto. De forma, francês, integral, bisnaguinha, sírio, australiano, com grãos, preto e até sem glúten. Estamos falando do famoso e querido pão, que aparece em uma série de tipos e versões, está presente em diversas receitas e recebe diferentes recheios e acompanhamentos nas refeições do nosso dia a dia.

Mas será que todo mundo pode saborear o pãozinho tranquilamente no café da manhã ou no lanche da tarde, ou será que o pão aumenta o colesterol e triglicérides, por exemplo, e pode prejudicar quem sofre com esse tipo de problema?

Aproveite para conhecer no vídeo a seguir os 10 melhores alimentos para baixar colesterol rápido e dicas, segundo nossa nutricionista:

Será que o pão aumenta o colesterol?

Na hora de comprar o pão, recomenda-se checar a tabela nutricional do alimento para conferir o seu teor de gorduras trans, já que esse tipo de gordura é conhecido por aumentar os níveis do colesterol ruim, também chamado de LDL.

Para auxiliar o controle do colesterol, é aconselhado dar preferência aos pães preparados com grãos integrais. Isso porque grãos integrais como aveia e farelo de trigo integral podem auxiliar o organismo a eliminar o excesso de colesterol na corrente sanguínea.

  Continua Depois da Publicidade  

Uma pesquisa da Universidade Estadual da Pensilvânia explica que as formas solúveis de fibras, como as que são encontradas na aveia, mostraram ter um efeito maior na diminuição do colesterol LDL.

Conforme o National Health Service (Serviço Nacional de Saúde, NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, alguns alimentos ricos em fibras podem auxiliar a diminuir o colesterol.

A organização de saúde recomenda consumir um mix de fontes de fibras na dieta, o que inclui o pão integral.

A Heart UK, instituição beneficente que oferece suporte a respeito do colesterol elevado, classifica o pão feito com 50% de farinha de aveia ou farelo de aveia como um dos alimentos que podem contribuir com a diminuição do colesterol.

  Continua Depois da Publicidade  

A nutricionista Jill Corleone também afirmou que envolver carboidratos menos processados e de alta qualidade como os pães de grão integral na alimentação pode colaborar com a redução dos níveis de colesterol.

Entretanto, antes de levar para casa um pão que promete ser integral ou ter grãos, cheque a lista de ingredientes que deve aparecer na embalagem do produto. Os primeiros itens da lista são os que estão presentes em maior quantidade.

Logo, se os grãos integrais estiverem lá no final da lista, o produto em questão não tem tantos grãos integrais assim quanto deveria.

Por outro lado – o pão branco

Já o pão branco está dentro do grupo de alimentos altamente processados, que podem estar por trás de uma elevação nas taxas de colesterol.

Ainda não é completamente entendido como os carboidratos causam o aumento dos níveis de colesterol, mas pesquisas iniciais parecem sugerir que isso pode ter alguma coisa a ver com o índice glicêmico, que é um sistema que classifica como os carboidratos afetam o açúcar no sangue.

  Continua Depois da Publicidade  

Carboidratos altamente processados tendem a ter um índice glicêmico alto, o que significa que eles fazem com que os açúcares no sangue aumentem rapidamente. O pico do açúcar no sangue também eleva os níveis de insulina, o que pode, por sua vez, aumentar o colesterol.

O pão de trigo branco está classificado como um alimento de índice glicêmico alto, enquanto o pão integral é considerado uma comida com índice glicêmico baixo.

Uma refeição rica em alimentos que são fontes de carboidratos, como o pão, possui maior capacidade para aumentar os níveis de açúcar no sangue, promovendo também a elevação do colesterol. Portanto, podemos dizer então que esse tipo de pão aumenta o colesterol.

E o pão aumenta o triglicérides?

Agora que já analisamos se o pão aumenta o colesterol, será que o consumo do alimento pode elevar as taxas de triglicérides?

O documento Eating Guidelines to Lower Triglycerides (Diretrizes Alimentares para Diminuição do Triglicérides, tradução livre), da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, explica que o consumo de muitas comidas e bebidas ricas em carboidratos pode provocar níveis elevados de triglicérides.

  Continua Depois da Publicidade  

Vale lembrar que o pão é conhecido como uma fonte de carboidratos na alimentação. Tanto que o documento recomenda que, para diminuir as taxas de triglicérides, a pessoa consuma pequenas porções de alimentos ricos em amido (um tipo de carboidrato) como o pão.

Os alimentos ricos em amido como pães, batatas, macarrão, cereal e arroz são decompostos no organismo da forma de açúcares, que podem se tornar triglicérides caso sejam consumidos em quantidades elevadas, esclarece o documento da universidade americana.

“Na sua dieta, os carboidratos, em vez de gorduras ou o colesterol alimentar, são o nutriente mais associado ao triglicérides alto. Se a sua dieta contém quantidades excessivas de amidos ou açúcares, o seu corpo vai começar a converter esses carboidratos extras em gordura, ou triglicérides, e os seus níveis de triglicérides podem subir acima da faixa desejável”, explicou a nutricionista e mestra em nutrição Aglaee Jacob.

No mesmo sentido, o consumo de alimentos brancos como pão, macarrão ou arroz nas principais refeições é um hábito que aumenta os níveis de triglicérides. Assim como o açúcar, a farinha de trigo – ingrediente comum na fabricação do pão – pode fazer com que os triglicérides fiquem elevados.

Para quem já apresenta taxas altas de triglicérides, comer muito pão pode agravar o quadro e afetar o perfil de risco cardiovascular, portanto, vale a pena evitar.

O pão deve ser retirado da dieta de quem tem triglicérides altos?

Segundo Jacob, se alguém come muitos carboidratos em suas refeições, a diminuição ou eliminação do pão, ao menos por um tempo, poderia contribuir com o controle dos níveis de triglicérides.

“Em um estudo, participantes obesos limitaram a sua ingestão de carboidratos reduzindo (o consumo) de pão e outros alimentos ricos em carboidratos por um ano e foram capazes de diminuir o seu triglicérides em 59 mg por dl (decilitro), de acordo com um estudo publicado em maio de 2009 no American Journal of Clinical Nutrition (Jornal Americano de Nutrição Clínica, tradução livre)”, contou a nutricionista.

O grupo de participantes do estudo que seguiu designado a seguir uma dieta com baixo teor de gorduras registrou uma diminuição menor: eles reduziram suas taxas de triglicérides em 32 mg por dl.

Entretanto, antes de decidir cortar o pão ou outros alimentos da dieta para diminuir seus triglicérides, você precisa consultar o médico e discutir as mudanças alimentares com o profissional.

Mais importante do que saber se o pão aumenta o colesterol e triglicérides

É entender como deve funcionar toda a dieta para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides.

Portanto, ao ser diagnosticado com taxas elevadas de colesterol ou triglicérides, o paciente precisa questionar o médico e o nutricionista a respeito de como a sua alimentação deverá ser a partir de então.

Ele deve aproveitar para tirar todas as suas dúvidas com os profissionais sobre quais comidas e bebidas precisam ser evitadas e quais devem ser consumidas com mais frequência, o que inclui como e em que quantidade a ingestão do pão pode ocorrer.

O médico e o nutricionista são os mais qualificados para indicar uma dieta própria para o controle do colesterol ou do triglicérides, que também fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar apropriadamente.

Tentar montar um plano alimentar por conta própria pode ser ineficaz e ainda prejudicar o fornecimento de nutrientes ao organismo.

Além disso, o paciente deve obedecer a todas as outras recomendações passadas pelo médico para o seu tratamento.

Lembre-se de que este artigo serve simplesmente para informar e jamais pode substituir a opinião e as orientações de profissionais da saúde como o médico e o nutricionista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você imaginava que o consumo de pão aumenta o colesterol e triglicérides? Já foi diagnosticado com colesterol alto e tem dificuldade para evitar comer pão? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

2 comentários em “Pão Aumenta o Colesterol e Triglicérides?”

  1. Eu tenho 60 anos e Colesterol alto desde os meus 30 anos. Tenho aterosclerose, mas, adoro comer pão. Faço refeições só de peixe ou carne, com pão.
    Tenho o hábito de comer só a vida do pão. Não como nunca o miolo(não gosto), . Será que tenho de deixar o pão?

    Responder
  2. Sou vegan, pratico exercicio diario, evite alimentos processados (apesar do pão e manteiga vegetal serem muito dificeis de largar), e tenho colesterol ldl elevado 🙁

    Responder