Ela é sempre descrita como a mais perigosa das gorduras. Mas será que a gordura trans é apenas isso?
Encontradas em salgadinhos, pipocas de micro-ondas e até na carne moída embalada, as gorduras trans acabaram se tornando as maiores vilãs da alimentação mundial.
Felizmente, devido ao perigo que causam à saúde, sua utilização vem sendo cada vez mais diminuída pela indústria alimentícia.
Apesar disso, você ainda encontra essa gordura em muitos alimentos de consumo diário, e muitas vezes nem sequer sabe que está consumindo.
Então, vamos conhecer melhor o que é gordura trans, quais são seus efeitos no corpo e como evitá-los.
O que é gordura trans?
As gorduras podem ser divididas em dois grupos, saturadas e insaturadas. Dentre as insaturadas, elas pode ser cis ou trans, dependendo das ligações entre seus átomos.
- Gorduras saturadas
- Gorduras insaturadas
- cis
- trans
A gordura trans, então, é um tipo de gordura insaturada. Mas, diferente das outras, ela traz diversos malefícios à saúde.
Tipos de gordura trans
Podemos encontrar dois tipos de gordura trans nos alimentos, as naturais e as artificiais.
A gordura trans natural é produzida no sistema digestivo de alguns animais, e por isso pode estar presente em alimentos deles derivados, como carnes e queijos.
Já a gordura trans artificial é aquela produzida através do processo de hidrogenação da gordura vegetal, que é a transformação de óleos vegetais líquidos em gorduras sólidas.
Esse é o tipo de gordura trans mais encontrado em nossa alimentação.
Usos
Além de barata, essa gordura é fácil de ser produzida e aumenta o prazo de validade do alimento, diminuindo a necessidade de refrigeração. Além disso, ela melhora a textura e o sabor dos alimentos.
Estabelecimentos como restaurantes e pastelarias também usam a gordura trans para fazer frituras, uma vez que esse tipo de gordura pode ser reutilizado várias vezes em fritadeiras por ser mais resistente.
Riscos para a saúde
Não existe uma quantidade segura de consumo dessa gordura , de maneira que seu consumo deve ser evitado ao máximo.
Essa recomendação se baseia no fato de o consumo de gordura trans estar ligado ao desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como:
- Doenças Cardíacas: segundo diversos estudos, o consumo de gordura trans está ligado a um maior risco de problemas cardiovasculares;
- Diabetes: embora o mecanismo ainda não seja completamente compreendido pelos cientistas, estudos mostram que o consumo regular desse tipo de gordura pode levar ao aparecimento de diabetes;
- Câncer: pesquisas realizadas por cientistas ingleses demonstram que seu consumo está ligado a uma maior incidência de câncer;
- Obesidade: estudos mostram que o consumo de gordura trans contribui para ganho de peso e aumento da gordura abdominal.
Alimentos ricos em gorduras trans
Agora que já sabemos o que é esse tipo de gordura e os perigos que ela traz à saúde, é importante, sempre que possível, evitar o seu consumo.
Para isso, o ideal é evitar alguns tipos de alimentos, como:
- Fast food: evite sobretudo as batatas fritas, que foram feitas em gordura reutilizada diversas vezes. Se optar pela salada, deixe o molho gorduroso de lado;
- Macarrão instantâneo: esses macarrões são ricos nessa gordura, pois já vêm pré-fritos.
- Pipoca de micro-ondas: além desse tipo de gordura, ainda contém muito sal, outro inimigo do coração;
- Margarina: embora muitas marcas já não contenham mais gordura trans, a margarina possui muita gordura saturada, que ajuda a elevar os níveis de colesterol ruim. Você pode experimentar fazer uma manteiga de azeite que é uma delícia e muito saudável;
- Alimentos processados congelados: pizza, torta, hambúrguer, pão de queijo, nuggets. A maioria também possui gordura trans e sódio em excesso;
- Salgadinhos, doces e bolos: também possuem em excesso açúcar, sal e esse tipo de gordura. Evite bolinhos recheados e salgadinhos como os de batata frita;
- Sopas e massa de bolo prontas: as sopas instantâneas possuem, além da gordura trans, quantidades astronômicas de sódio, para realçar o sabor e aumentar o prazo de validade;
- Pastel e outros alimentos fritos: Isso também vale para espetinhos empanados, nuggets, e afins;
- Cereais e barrinhas: nem sempre os alimentos que estão na seção de alimentos saudáveis do supermercado, fazem de fato bem para a saúde. Muitos carregam sódio e gordura trans na sua composição. Leia o rótulo.
Preste atenção ao rótulo
Para ter certeza de que não está consumindo essa gordura, fique atento aos rótulos dos alimentos, pois muitos deles escondem seus ingredientes em letras minúsculas, dificultando a identificação.
Se algum dos ingredientes abaixo aparecer no rótulo do alimento, ele contém gordura trans:
- Gordura hidrogenada;
- Gordura vegetal;
- Gordura vegetal de soja;
- Gordura de soja parcialmente hidrogenada;
- Gordura hidrogenada de soja;
- Gordura parcialmente hidrogenada;
- Gordura parcialmente hidrogenada e/ou interesterificada;
- Gordura vegetal parcialmente hidrogenada;
- Margarina vegetal hidrogenada;
- Óleo de milho hidrogenado;
- Soja e palma hidrogenadas;
- Óleo vegetal hidrogenado;
- Óleo vegetal líquido e hidrogenado;
- Óleo vegetal parcialmente hidrogenado;
- Creme vegetal;
- Composto lácteo com gordura vegetal;
- Margarina;
- Margarina vegetal.
O que diz a lei
Em 17/12/2019, segundo comunicado da Agência Brasil, a ANVISA aprovou, por votação unânime, um novo conjunto de regras que visa banir o uso e o consumo de gorduras trans até 2023, seguindo a tendência mundial.
Vídeos
Por fim, confira esses vídeos da nossa nutricionista com vários exemplos de alimentos com mais gorduras trans.
Gostou das dicas?
Fontes e Referências Adicionais
- NHS – Fat: the facts
- WebMD
- Heart.org – Trans Fats
- Natural News – A Real Killer: Trans Fat Causes Colon Cancer