Participar de uma horta comunitária pode fazer muito bem à sua saúde

Especialista da área:
atualizado em 16/12/2020

Uma horta pode ser uma ótima maneira de economizar e melhorar sua alimentação. Quando a horta é comunitária, também pode ajudar você e seus parceiros a desenvolverem um maior senso de comunidade.

  Continua Depois da Publicidade  

Além de todos estes benefícios, um estudo de uma universidade inglesa apontou também que as hortas, principalmente quando são comunitárias, podem ajudar a melhorar muito a sua saúde mental.

Saiba o que diz o estudo e como as hortas podem deixar você mais saudável, física e mentalmente. Do mesmo modo, descubra como montar sua horta e os segredos para cuidar bem dela.

Os melhores cuidados para a sua saúde estão no seu jardim!

Hortas comunitárias podem ajudar na integração, aponta estudo

A princípio, a criação de uma horta comunitária pode ser um trabalho que exige tempo e dedicação. Apesar disso, os especialistas garantem que esta é uma ótima decisão para integrar a comunidade.

Do mesmo modo, a criação de uma horta comunitária pode auxiliar na saúde física e na saúde mental dos colaboradores.

A conclusão sobre estes benefícios foi de um estudo da universidade de Sheffield, na Inglaterra. O estudo contou com cerca de 163 voluntários que relatavam sua experiência ao trabalharem em uma horta comunitária.

Hortas comunitárias podem auxiliar na distribuição igualitária de comida

Do mesmo modo, a pesquisa observou uma melhora no compartilhamento de alimentos excedentes. 

Segundo os pesquisadores da universidade inglesa, os benefícios das hortas também se estendem ao suprimento de alimentos.

Nesse sentido, a restauração de lotes recentemente perdidos poderia, de acordo com o estudo, abastecer 6% da população do município onde a pesquisa foi feita.

  Continua Depois da Publicidade  

Os participantes ainda apontaram a troca de conhecimento, consciência e interação com a natureza como pontos positivos.

Mais alguns benefícios

Além destes benefícios apontados pela pesquisa, as hortas, sejam elas comunitárias ou não, podem trazer inúmeros benefícios para sua saúde. Por exemplo, a segurança alimentar.

Com a criação da horta, você pode garantir que está consumindo alimentos sem agrotóxicos ou substâncias químicas indesejadas. Como resultado, será possível criar uma dieta mais saudável e rica.

Além disso, você economiza dinheiro produzindo seus próprios alimentos saudáveis. Muito mais do que a economia, esta iniciativa ajuda você a realizar uma reeducação alimentar e um melhor aproveitamento dos alimentos.

Da mesma forma, ter sua própria horta pode disponibilizar para você os alimentos em seu tempo correto. Muito diferente dos alimentos industrializados do mercado que você encontra a qualquer época do ano e com pouca qualidade.

Saiba como criar uma boa horta

Começar sua horta é mais fácil do que você imagina. Para criar uma horta comunitária, você precisará de mais gente.

É fundamental que você tenha em mente um bom local onde todos possam participar. Se for em condomínio, é necessário que você fale com o síndico e tenha permissão de todos os condôminos.

Para começar a sua própria horta, antes de mais nada, é preciso ter em mente os tipos de hortaliças que deseja plantar. Depois disso, é necessário verificar se as hortaliças escolhidas são indicadas para o espaço designado.

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, para pequenos apartamentos é indicado plantar pequenas ervas e temperos como louro, manjericão, cebolinha, hortelã, erva-doce, alecrim. Jabuticabeiras e romãzeiras são outros exemplos que você pode plantar em um pequeno apartamento.

Cuidar da sua horta é mais fácil do que você imagina

O próximo passo é o cuidado. Cada hortaliça pode ter necessidades diferentes. No entanto, a adubação é fundamental em qualquer tipo de horta.

horta

De acordo com especialistas, a terra precisa ser adubada a cada 40 dias ou toda vez que for feita a poda. Lembre-se, o melhor é sempre o adubo orgânico. Utilizar agrotóxicos pode prejudicar a planta e, como resultado, a horta e a sua alimentação.

Igualmente importante é a iluminação. O local da horta deve receber luz solar sempre que possível, aproximadamente de 5 ou 6 horas por dia. Da mesma forma, a horta deve estar protegida contra o vento e em um local de fácil acesso.

Você já conhece alguma horta comunitária ou tem interesse em criar uma? Conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário