Pior que vaso sanitário? Pesquisa revela dados chocantes sobre utensílios de cozinha

publicado em

Se você é do time que sofre toda vez que precisa lavar o vaso sanitário, ou morre de nojo de usar banheiros públicos, certamente, o que descobrirá agora lhe deixará de cabelos em pé!

Então, segundo uma recente pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, alguns simples e, aparentemente, inocentes utensílios de cozinha são ainda mais sujos e problemáticos que os banheiros.

De acordo com a pesquisa, sabe qual o item que merece mais a nossa atenção? Se você pensou em esponja, acertou!

Distribuidor de esponja verde e sabonete líquido para lavar pratos em pia  suja completamente com pratos
Esponjas de cozinha podem ser 200 mil vezes mais contaminadas do que um assento de vaso sanitário

Ao analisar itens domésticos, identificaram que as esponjas de cozinha podem ser, nada menos, que 200 mil vezes mais contaminadas do que um assento de vaso sanitário. 

Isso mesmo, você leu corretamente! Sabe aquele assento sanitário do qual você morre de nojo? Então, ele é menos contaminado que a inocente esponja que está lá, agora mesmo, em cima de sua pia.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com a pesquisa, cerca de 77% das esponjas examinadas continham coliformes, e metade das pias de cozinha possuía a mesma bactéria​​.

A verdade é que, se pensarmos que costumamos usar esponja para a limpeza de quase tudo, desde pias, bancadas, pratos, panelas e talheres, aí nossa preocupação só aumenta.

A explicação é que todos esses utensílios acabam entrando em contato com uma ampla gama de bactérias, germes e outros microrganismos.

Veja também: Os germes moram nesses locais da sua casa e você nem sabia

  Continua Depois da Publicidade  

Nesse sentido, percebemos como é importante e necessário procurar, regularmente, higienizar todos os utensílios com água quente e sabão.

Mas, a má notícia não para por aí, visto que as esponjas não são as únicas vilãs quando o assunto é higiene. Ainda segundo a pesquisa, a cozinha toda, de uma forma mais generalizada, costuma abrigar mais bactérias fecais que o próprio banheiro.

O fato é que mais estudos, realizados pela NSF International e outras instituições, ratificaram o que já havia sido pesquisado, apontando a curiosa realidade de que cozinhas podem conter mais germes e bactérias do que alguns banheiros.

Sendo assim, a dica é caprichar ainda mais na limpeza da sua cozinha, já que a pesquisa apontou esse espaço como um foco preocupante de sujeira, com áreas como bancadas, tábuas de corte, pias e esponjas representando um verdadeiro risco para a saúde.

Como amenizar o problema

Higiene da cozinha
Uma forma de amenizar o problema seria substituir as esponjas e panos de prato a cada duas a três semanas

Segundo o microbiologista Dr. Charles Gerba, da Universidade do Arizona, uma forma de amenizar o problema seria substituir regularmente as esponjas e panos de prato, a cada duas a três semanas, para minimizar os riscos à saúde.

  Continua Depois da Publicidade  

E não pense que as más notícias pararam por aí, já que o estudo, também, apontou um outro vilão: o bom e velho tapete de banho. Segundo a pesquisa, o tapete é um dos maiores acumuladores de sujeira no banheiro, absorvendo, inclusive, uma quantidade considerável de bactérias fecais.

A dica, portanto, é lavar o tapete semanalmente e, assim, tentar prevenir e minimizar a proliferação de germes.

No mais, todas essas pesquisas servem para reforçar a importância de práticas de higiene mais rigorosas, e isso serve tanto para as cozinhas como para os banheiros, é fundamental se conscientizar sobre os riscos ocultos em utensílios comuns e a adoção de medidas preventivas muito simples, como realizar uma boa limpeza frequentemente.

Você se surpreendeu com essa pesquisa sobre as esponjas de cozinha? Costuma trocar a sua de quanto em quanto tempo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário