Pode usar estrogênio para aumentar mama? Funciona? Faz mal?

atualizado em

O desejo de aumentar as mamas é frequente para boa parte das mulheres, e muitas optam pelo uso do estrogênio como forma de atingir esse objetivo.

Mas será que isso funciona mesmo? E se funcionar, será que é seguro?

Para responder a essas dúvidas, a seguir vamos entender melhor o que é o estrogênio e quais são os seus efeitos, e assim descobrir se ele pode ou não levar ao aumento dos seios.

Veja também: Estrogênio engorda?

Sobre o estrogênio

Os estrogênios são um grupo de hormônios femininos importantes para o desenvolvimento sexual e reprodutivo das mulheres. Eles são produzidos principalmente pelos ovários, mas não somente por eles: as glândulas adrenais e as células de gorduras também produzem pequenas quantidades desses hormônios.

  Continua Depois da Publicidade  

Eles participam da regulação do ciclo menstrual e são responsáveis também pelas chamadas características sexuais secundárias, como o crescimento de pelos pubianos, acúmulo de gordura na região dos quadris e aumento do tamanho das mamas.

E então, o estrogênio realmente aumenta a mama?

Mamas
O estrogênio pode aumentar as mamas, mas seu uso é contraindicado para esse fim

De acordo com a Enciclopédia de Saúde do Centro Médico da Universidade de Rochester, a ação do estrogênio também envolve afetar os seios, já que o hormônio é o principal responsável pelo desenvolvimento das mamas durante a puberdade. Mas será que isso significa que o uso do hormônio para o aumento dos seios é viável?

A médica e professora de medicina da Escola Médica de Harvard Celest Robb-Nicholson falou a respeito do uso do estrogênio para aumentar mama na Harvard Health Publishing (Publicação de Saúde de Harvard, em tradução livre):

“Estrogênio e progesterona são os únicos hormônios naturais que conhecemos que aumentam o tamanho das mamas. Mas diversos estudos têm associado o excesso de estrogênio e progesterona ao desenvolvimento de câncer de mama, doenças no coração e acidente vascular cerebral (AVC) em mulheres na pós-menopausa. Esses hormônios podem ser prescritos em medicamentos como contraceptivos orais e terapia hormonal pós-menopausa, mas não são aprovados para o aumento das mamas”, advertiu a professora de medicina.

  Continua Depois da Publicidade  

Por sinal, esses contraceptivos mencionados pela médica costumam ser compostos pelo estradiol e pela progestina, que são versões sintéticas do estrogênio e da progesterona.

Quando uma paciente começa a tomar o contraceptivo, os níveis desses hormônios se modificam, o que pode resultar em um pequeno aumento no tamanho das mamas em alguns casos.

Entretanto, o tamanho dos seios pode retornar ao normal depois de alguns meses ou depois que a mulher para de tomar o medicamento anticoncepcional.

E quanto aos fitoestrogênios?

Os fitoestrogênios são compostos químicos encontrados em produtos de origem vegetal, como soja, linhaça, trevo vermelho, alfafa e funcho (erva-doce)

Eles têm uma estrutura bastante semelhante à do estrogênio, e se ligam aos mesmos receptores nas células, produzindo efeitos estrogênicos fracos. Por isso, esses produtos à base de plantas naturais prometem aumentar as mamas.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, os riscos são os mesmos dos hormônios sintéticos, pois qualquer suplemento que contém fitoestrogênios o suficiente para estimular o crescimento do tecido mamário pode aumentar também o risco de câncer de mama.

Riscos para a saúde

O uso de hormônios para aumentar os seios, principalmente quando feito por conta própria, pode ser algo bastante perigoso e deve ser evitado.

Isso acontece porque mudanças nos níveis de estrogênio podem desregular a liberação de diversos outros hormônios, já que eles estão interligados. 

Assim, pode-se aumentar o risco de câncer de mama, como mencionado anteriormente, além de afetar o ciclo menstrual e a ovulação.

Como aumentar as mamas de forma segura?

Silicone
Quem deseja aumentar as mamas deve procurar a ajuda de um profissional de saúde qualificado e habilitado

Caso você ainda deseje aumentar as mamas, é possível recorrer a algum tipo de cirurgia plástica ou procedimento estético, que são mais seguros do que o uso de doses altas de hormônio feminino.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, antes de tentar aumentar as mamas é preciso saber se a técnica que se deseja utilizar é segura e eficiente. Por isso, é importante se consultar com um cirurgião plástico com experiência na área, para que você possa tirar todas as dúvidas sobre o assunto e assim decidir qual técnica utilizar.

Um exemplo é a mamoplastia de aumento, com o uso de próteses de silicone ou de solução salina.

Além disso, existem outras opções menos invasivas, como o preenchimento de mamas com ácido hialurônico ou o procedimento para aumento de mamas a laser.

Fontes e referências adicionais

Você já se perguntou se pode usar estrogênio para aumentar mama? Conhece alguém que fez isso e teve bons resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário