Pontos de acupressão – Quais são e para que servem

Especialista:
atualizado em 21/01/2021

Você já ouviu falar de acupressão? Conheça quais são os pontos de acupressão e para que servem.

  Continua Depois da Publicidade  

Provavelmente você já conhece a acupuntura, uma terapia natural alternativa em que agulhas finas são usadas em certos pontos do corpo para auxiliar no tratamento de várias condições de saúde.

Pois bem, a acupressão segue o mesmo princípio da acupuntura e, por isso, é conhecida também como acupuntura sem agulhas.

Acupressão

Nessa técnica da medicina tradicional chinesa, é aplicada uma pressão bem firme em certas partes do corpo a fim de:

  • Relaxar os músculos;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Aliviar dores;
  • Ajudar no tratamento de vários problemas de saúde.

Agora que você já sabe o que é a acupressão, é hora de conhecer os principais pontos de acupressão e para que servem.

São centenas de outros pontos de acupressão espalhados pelo corpo. Mas os principais são os seguintes:

Ponto de acupressão para dor de cabeça

ponto de acupressão LI4

O ponto LI 4 fica na mão entre a base do polegar e o dedo indicador. Pressionar essa região em ambas as mãos ajuda a aliviar a dor de cabeça, a enxaqueca e outras dores no corpo como por exemplo a dor nos ombros, dentes e pescoço.

Tal ponto também é bom para aliviar o estresse e a tensão muscular.

Ponto de acupressão para digestão

ponto de acupressão LV3

Um dos pontos que melhora a digestão é o LV 3 ou ponto do fígado. Ele fica na planta do pé no local em que os ossos do dedão e do segundo dedo do pé se encontram. 

É importante pressionar o local em ambos lados ao mesmo tempo com o dedo polegar e indicador da mão.

  Continua Depois da Publicidade  

Ponto de acupressão para náusea, vômito e ansiedade

O ponto PC 6 é um ponto de acupressão localizado entre os dois grandes tendões da parte interna do pulso. Acredita-se que pressionar esse ponto pode prevenir e ajudar a aliviar náuseas e vômitos, principalmente aquelas associadas a:

  • Quimioterapia;
  • Gravidez;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Cirurgia recente.

Além disso, os adeptos à técnica afirmam que esse ponto melhora os níveis de energia e fortalece o sistema imunológico. 

Ponto de acupressão para cólica menstrual

ponto de acupressão SP8

Há vários pontos que ajudam a aliviar a cólica. Um deles é o LI 4, que além disso também é ótimo para dor de cabeça.

Outra opção é o ponto de acupressão SP 8, que fica cerca de 5 dedos abaixo da articulação do joelho na parte interna da perna. O ideal é pressionar as duas pernas, uma de cada vez. 

Ponto de acupressão para alergias e sintomas respiratórios

ponto de acupressão LU5

Por fim, um dos pontos de acupressão para melhorar as alergias é o LU 5, que fica na dobra do antebraço. Esse ponto serve para aliviar sintomas de congestão nasal, dor na face, coriza e pressão no rosto, por exemplo.

Para um melhor resultado, é preciso pressionar a parte interior do braço e a região do cotovelo ao mesmo tempo. Basta usar o dedo polegar e indicador da mão e pressionar bem forte.

Dicas

Pressione bem e massageie os pontos de acupressão em movimento circulares. Se você não conseguir aplicar pressão suficiente em alguma parte do corpo, peça para alguém fazer isso por você. Ou então, procure um profissional.

Você pode repetir o movimento quantas vezes quiser em um mesmo dia por vários minutos – e fazendo pequenas pausas de alguns segundos – até obter o alívio. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ao pressionar os pontos de acupressão, geralmente é sentido um leve desconforto e uma sensação de calor no local. No entanto, você nunca deve sentir dor.

Além de pressionar os pontos na medida certa, é importante estar relaxado em uma posição confortável. Fechar os olhos e respirar profundamente e lentamente ajuda bastante.

Os estudiosos da acupressão afirmam que a técnica, quando feita regularmente, ajuda a reduzir a recorrência dos sintomas que cada ponto trata.

Fontes e Referências Adicionais

Você já experimentou tratamentos como a acupuntura e a acupressão? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário