Por Que as Sardinhas São Basicamente a Fonte de Proteína Perfeita

atualizado em

Entre as opções de peixes que temos para consumir, o salmão, o atum e a tilápia são os mais conhecidos e que geralmente integram a nossa dieta na maioria das vezes e receitas, enquanto as sardinhas ficam mais em segundo plano para a maioria das pessoas. Mas isso é um erro.

“Elas são praticamente perfeitas”, diz Lauren Antonucci, nutricionista da cidade de Nova York. As sardinhas contêm 20 gramas de proteína a cada porção de 85 gramas e são uma das melhores fontes de cálcio e vitamina D, ambos essenciais para a saúde óssea e muscular.

As sardinhas são ricas em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a combater a inflamação e diminuem o colesterol LDL (ruim). Pesquisadores da Universidade de Saint Louis descobriram ainda que os atletas que tomaram um suplemento ômega-3 antes e depois de malhar bíceps sentiam-se menos doloridos do que aqueles que tomavam um placebo, o que pode significar também ótimos benefícios para os praticantes de atividades físicas.

Comer algumas porções de sardinhas por semana pode ser semelhante a tomar um suplemento diário, diz a nutricionista Lauren Slayton. E elas são mais seguras para comer do que outros peixes, pois ao contrário das variedades maiores, como o atum, as sardinhas contêm níveis mais baixos de toxinas como o mercúrio.

Como já citado acima, as sardinhas são ainda uma ótima fonte de cálcio porque você come todo o peixe, com ossos e tudo.

  Continua Depois da Publicidade  

Onde encontrá-las e como consumi-las

Você verá sardinhas no corredor de peixes enlatados, muitas vezes em latas ou frascos de vidro, embebedadas em óleo. Se o seu peixeiro tiver sardinhas frescas, melhor ainda. Jogue um belo fio de azeite, tempere com sal e ponha na grelha ou em uma frigideira para grelhar.

Se estiver usando a sardinha enlatada, pode rechear sanduíches ou uma torrada com sardinha e fios de vinagre balsâmico, ou envolvê-la com uma fatia de abacate em uma folha de alface para um delicioso lanche low carb.

Algumas sardinhas são uma boa maneira de adicionar proteína a uma salada também, ou a um molho para servir com macarrão. Para uma aperitivo de fácil preparo, você pode servir pedaços de queijo com sardinha e torradas. As opções são muitas e variadas!

Você tem costume de consumir mais que tipo de peixes? Sabia que as sardinhas podem ser a melhor escolha de proteína para sua dieta? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário