Por que Ir Dormir Tarde Está Acabando com a sua Dieta

Especialista:
atualizado em 29/08/2019

Ficar até tarde acordado para assistir à sua série ou novela favorita pode ser um motivo para você preferir batatas fritas ao brócolis. Isso é o que sugere um estudo preliminar que foi recentemente apresentado no encontro anual da Associated Professional Sleep Societies.

Pesquisadores da Northwestern University estudaram 96 adultos, com idade entre 18 e 50 anos, que dormiram mais de 6 horas e meia por noite. Os participantes usavam monitores que mensuravam sua atividade física e tempo dormido, e escreveram um diário alimentar por 7 dias.

Os pesquisadores descobriram que os que iam dormir mais tarde comiam menos vegetais e mais fast food, e eram menos fisicamente ativos do que os que iam dormir mais cedo. Em média, estes deitavam-se apenas à 0:45.

Mas você esperava que essas pessoas estivessem acima do peso, certo? Na verdade, o IMC delas estava em níveis normais. Curiosamente, quem dormia mais tarde não comia mais calorias, de acordo com Kelly Glazer Baron, pesquisadora do estudo e PhD, professora assistente de neurologia na Northwestern University Feinberg School of Medicine.

Portanto, apesar de suas calorias virem de alimentos menos saudáveis, é surpreendente eles não terem engordado. “Essas pessoas podem ser geneticamente programadas com uma taxa metabólica mais alta, que os faz comer estes alimentos com altas calorias e gorduras”. Pesquisas futuras devem estudar o metabolismo dos dois grupos diferentes de pessoas, inclusive as que vão dormir cedo, que não foram incluídas neste estudo.

É preciso deixar claro que mesmo que estas pessoas que ficam acordadas até tarde possam comer mais alimentos gordurosos sem ganhar peso, isso não significa que devam fazer isso.

Baron pontua que o estudo se deu apenas em um pequeno espaço de tempo da vida destes participantes (uma semana). Além disso, ela lembra que pessoas que vão dormir mais tarde tendem a dormir menos também. “A relação entre ir dormir tarde e dormir pouco pode levar ao ganho de peso“.

A razão pela qual as pessoas que ficam acordadas até tarde terem uma dieta mais pobre pode ser biológica (elas podem comer estes alimentos gordurosos e ricos em açúcar à noite para obter energia) ou social (elas podem chegar tarde em casa depois de sair para comer e beber), explica Shelby Harris, PsyD, diretor da Sleep-Wake Disorders Center de Montefiore Medical Center de Nova Iorque.

No entanto, se você adora dormir tarde, não precisa se aterrorizar. Você pode focar nos hábitos e nos lanches que tem o costume de fazer primeiro. “Essas pessoas podem fazer simples mudanças em seus hábitos apenas ao perceberem que não estão fazendo as melhores escolhas para sua saúde, afirma Harris.

Você faz parte de que lado dessa história? Tem o costume de ir dormir tarde ou mais cedo? E quanto aos lanches que faz, acredita que podem ser menos calóricos? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário