Poucas Horas Dormidas Podem ser o Motivo do Ganho de Peso

Especialista da área:
atualizado em 30/01/2020

Durma! Se você não está descansando o suficiente, este pode ser o motivo das suas calorias a mais. Você pode culpar o estresse, o trabalho ou ter que cuidar das crianças… Mas o fato é que dormir muito pouco está te fazendo engordar.

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Todos nós deveríamos tentar dormir cerca de 7 a 9 horas por noite, mas a verdade é que 30% da população mundial não consegue atingir algo nem perto disso.

O pesquisador de Medicina, Dr. Erin Hanlon, da University of Chicago, afirma que “há muitas coisas que ocorrem com as pessoas que têm dificuldade para dormir. Distúrbios de memória, disfunção cognitiva e mais recentemente descobriram uma relação com a regulação da fome e apetite.”

Segundo Dr. Hanlon, trata-se de hormônios, particularmente leptina e grelina. Um deles avisa ao cérebro que não está com fome, enquanto o outro promove o apetite. Quando eles estão fora de equilíbrio devido à falta de sono, você come mais do que deveria, e principalmente as escolhas erradas. Surpreendentemente, há muita ciência atrás dos desejos por doce ou salgado.

“Sabemos por estudos de laboratório que se restringirmos indivíduos jovens, magros e saudáveis a dormirem apenas 4/4:30 por noite, veremos um aumento nas situações de fome e apetite, além de que eles realmente consomem mais comida.”

A privação de sono não altera somente os níveis hormonais, como também aumenta o sistema que alimenta nosso desejo por comida. Ainda pior, a falta de sono faz decair nossa tolerância a glicose e a sensibilidade a insulina, aumentando o risco de diabetes. Sob essas circunstâncias, Dr. Hanlon afirma que “nós realmente acreditamos que a perda de sono é um fator contribuinte para a epidemia de sobrepeso e obesidade.”

Você está comendo bem, se exercitando e dormindo o suficiente? Nossa função cerebral, saúde mental e metabolismo trabalham corretamente de acordo com uma certa quantidade de sono. Se você precisa perder peso, é preciso estar em dia com suas horas de sono.

Enquanto você trabalha para regular o sono, concentre-se também na nutrição, largue os vícios em lanchinhos que não sejam saudáveis. Escolha as gorduras saudáveis, coma bastantes vegetais, etc. E se o seu desejo por doces estiver muito grande, o chocolate escuro é bom para a saúde do seu coração e para a saúde e geral, por causa de seus antioxidantes. Portanto, em vez de caçar algo realmente doce para comer, experimente um ou dois pedaços de chocolate escuro, com 70% cacau.

Ajustar sua dieta certamente é a chave para uma perda de peso saudável e satisfatória, mas não se esqueça de que é importante se livrar dos seus problemas de sono também.

Você tem tido poucas horas de sono para dormir diariamente? Acredita que isso possa realmente estar atrapalhando sua dieta e perda de peso? Comente abaixo.

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