Queijo de Cabra Tem Lactose? Engorda? Tipos e Dicas

Especialista:
atualizado em 20/12/2019

O queijo de cabra é um alimento que apresenta 361 calorias em cada porção de 100 g e é composto por nutrientes como carboidratos, gorduras, proteínas, potássio, vitamina A, vitamina B2, vitamina B6, vitamina B12, vitamina K, cálcio e fósforo.

O queijo de cabra tem lactose?

A intolerância a lactose é uma doença caracterizada pela incapacidade do organismo de digerir a lactose, o açúcar que é encontrado no leite. A intolerância, mesmo que branda, atinge aproximadamente 40% da população brasileira, de acordo com informações do ano de 2013 da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Quem sofre com o problema não pode consumir alimentos que tenham lactose, como queijos e outros derivados do leite. Isso porque, ao ingerir tais alimentos, a pessoa experimenta sintomas como náuseas, diarreia, excesso de gases, vômito, inchaço e dor de estômago.

Mas e quanto ao queijo de cabra? Será que ele entra nesta categoria? Podemos afirmar que o queijo de cabra tem lactose?

Sim, é verdade que o queijo de cabra tem lactose. Afinal, ele é feito a partir do leite de cabra, que contém quase a mesma quantidade da substância que o leite de vaca. Entretanto, assim como o queijo da vaca, o queijo de cabra sofre uma redução em sua quantidade de lactose durante o processo de fermentação.

Existem diversos tipos de queijo com quantidades baixas e até mesmo não mensuráveis de lactose, incluindo o queijo de cabra. De acordo com o médico Timothy Harlan, graças a esse fato, apesar de que o queijo de cabra tem lactose, algumas pessoas com intolerância a lactose conseguem comer queijo sem terem problemas. Ele ainda explicou que algumas toleram melhor o queijo de cabra.

No entanto, para quem tem intolerância a lactose, o ideal é verificar com o médico se pode comer o queijo de cabra ou não.

O queijo de cabra engorda? 

Um dos aspectos a favor da ideia de que o queijo de cabra engorda é o fato dele ser rico em calorias. Como vimos acima, ele possui 361 calorias em 100 g.

Para você ter uma ideia, a mussarela e a mussarela de búfala têm 300 calorias a cada 100 g, o cottage tem 98 calorias na mesma porção, o queijo minhas frescal apresenta 264 calorias na mesma quantidade e o gorgonzola contém 316 calorias por 100 g.

Ou seja, existem diversas opções de queijos menos calóricas que o queijo de cabra, o que não o coloca como a melhor alternativa para quem deseja e/ou precisa emagrecer ou manter a boa forma.

Por outro lado, isso não significa que ele deva ser banido da dieta. Isso porque o queijo de cabra fresco pode até mesmo contribuir com o emagrecimento. O motivo é que o alimento é composto por uma dose de uma substância chamada ácido linoleico conjugado, que contribui com a promoção da sensação de saciedade no organismo e auxilia o processo de queima de gorduras.

Maior saciedade é igual a maior facilidade na hora de controlar o tamanho e quantidade das porções e, por consequência, maior propensão a um consumo mais baixo de calorias. No entanto, vale lembrar que os queijos produzidos a partir de animais alimentados com capim possuem um teor maior de ácido linoleico conjugado.

Os tipos de queijo de cabra 

Os queijos de cabra podem apresentar diferentes consistências e processos de cura, que determinam o seu aroma e sabor. Na lista a seguir, você confere as características de algumas variedades do alimento:

  1. Caprino do Embaixador: passa por um processo de maturação que dura 400 dias, em que é submetido a temperaturas baixas. Sua produção é artesanal e ele é prensado de forma manual. Sua casca é dura e perolada, o sabor é picante e sua acidez é média. Costuma ser utilizado para fazer molho pesto, recheios, massas e pratos gratinados.
  2. Rolinho do Bosque: também artesanal, é similar ao queijo de cabra Saint Maure da França. Entretanto, é menor que o queijo francês e leva um canudinho de palha, que é traspassado nele para que não quebre. Sua casca é fina, seu sabor é intenso e ele apresenta cremosidade. A indicação é que seja usado para acompanhar caldas e castanhas.
  3. Saint Maure: fabricado de modo artesanal ou industrial da região francesa de Touraine. Possui formato de um cilindro, tendo de 14 cm a 20 cm de comprimento e 5 cm a 6 cm de diâmetro. Em média, pesa 300 g e é feito somente com o leite de cabra.
  4. Coração em Brasa: outro queijo que é feito artesanalmente. Ele possui o formato de um coração, é levemente prensado e condimentado com ervas, pimentas caienas, chipotles e habaneras. Recomenda-se que ele acompanhe frutas açucaradas.
  5. Serra do Lopo: sua produção acontece entre os municípios de Joanópolis, em São Paulo, e Extrema, em Minas Gerais. Sua maturação dura 75 dias, sendo que a cada dois dias do período, o queijo é lavado na cerveja. Apresenta casca fina e sabor amanteigado e levemente amargo. Ele pode ser consumido recheado ou quente.
  6. Valençay: outro queijo francês, produzido na região de Berry, exclusivamente com o leite de cabra. Seu formato é de um tronco com pirâmide, que possui 8 cm de lado na base, 6 cm a 7 cm de altura e peso médio de 250 g. Sua fabricação pode ser tanto industrial quanto artesanal.
  7. Pouligny-Saint-Pierre: também é feito na região francesa de Berry e também exclusivamente a partir do leite de cabra. É fabricado somente em fazendas na França e apesar de ter a mesma base que o Valençay, apresenta uma altura maior – de 9 cm.
  8. Selles-Sur-Cher: outro queijo francês, é produzido no Vale do Cher e é feito com leite de vaca, além do leite de cabra. Seu formato é cilíndrico e seu peso médio é de 200 g.
  9. Chabichou: este queijo francês também é chamado de Chabi e é produzido na região de Poitou. É fabricado tanto na indústria, quanto em fazendas, tem formato de cilindro e apresenta 6,5 cm de diâmetro, 5 cm de altura e pesa, em média, 100 g.
  10. Crottin de Chavignol: outro queijo francês que é fabricado na região de Berry. É pequeno, duro e seco, tem formato redondo, 4 cm a 5 cm de diâmetro, 3 cm a 4 cm de altura e pesa, em média, 60 g a 80 g.
  11. Banon: também é francês e é produzido na região de Provense. Pode ser feito somente com o leite de cabra ou com o leite de cabra misturado com leite de vaca e leite de ovelha. Tem um formato redondo, com peso médio entre 90 g a 120 g, 6 cm a 8 cm de diâmetro e 3 cm de altura.

Você já imaginava que o queijo de cabra tem lactose? E quanto a suas calorias, pensava que ele fosse menos calórico? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário