Receita de almôndega com aveia light fácil de fazer

Especialista da área:
atualizado em 21/05/2022

Além de ser uma receita prática, a almôndega é uma maneira muito saborosa de usar a carne moída. Para quem busca manter o peso sob controle, uma notícia ainda melhor é que não é difícil deixar o prato mais light.

Um truque bem óbvio é utilizar a carne moída magra na preparação. Porém, outra coisa que ajuda é optar pelo farelo de aveia para auxiliar a modelar as bolinhas de carne. Sabia que ele é um dos melhores tipos de aveia para a dieta?

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, para preparar a almôndega com aveia light, você também vai precisar de ingredientes como clara de ovo, alho, cebola, salsinha e pimenta-do-reino. 

Uma maneira de deixar tudo ainda mais gostoso é servir as bolinhas de carne com um bom molho de tomate caseiro e light

Entretanto, antes de pensar nos acompanhamentos é preciso aprender a fazer a almôndega com aveia light, não é mesmo? Então, confira como é fácil com as instruções a seguir:

Almôndega com aveia

Almôndega com aveia light

Almôndegas light, mas muito saborosas para o seu almoço ou jantar. Um prato bem fácil de fazer!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 20 mins
Tempo Total 35 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 6
Calorias 134 kcal

Equipamento

  • Liquidificador (ou processador de alimentos)
  • Assadeira
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Corte a cebola em pedaços grandes e junte com a clara de ovo, o alho, a pimenta, a salsinha, o farelo de aveia e o sal no liquidificador ou processador. Bata até formar o creme.
  • Misture o creme com a carne moída magra em uma tigela. Modele na forma de bolinhas.
  • Distribua as bolinhas em uma assadeira, deixando espaços entre elas. Leve para assar no forno médio por 20 minutos. Na metade do tempo, vire as almôndegas para que assem igualmente.

Notas

  • Leia detalhadamente todas as informações presentes no rótulo do farelo de aveia que você usar na receita, inclusive as letrinhas miúdas, para garantir que ele realmente não tem glúten. Embora naturalmente sem glúten, a aveia pode ser contaminada pelo glúten quando é produzida, processada, armazenada ou transportada junto de alimentos que possuem o glúten.
  • Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten e/ou lactose.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de almôndegas que você comer por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Almôndega com aveia light
Quantidade por Porção
Calorias 134 Calorias da Gordura 45
% Valores Diários*
Gordura Total 5g8%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 2g
Colesterol 52mg17%
Sódio 71mg4%
Potássio 341mg7%
Carboidratos 4g1%
Fibras 1g4%
Açúcar 1g
Proteína 19g38%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave almôndega com aveia, almôndega com aveia light, almôndega light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário