Receita de almôndega de berinjela light

Especialista da área:
atualizado em 16/05/2022

Se a berinjela é um legume que não pode faltar na sua cozinha, você provavelmente já preparou o alimento de diversas maneiras. Talvez já tenha feito a berinjela assada, refogada, empanada, em um antepasto ou até uma lasanha de berinjela.  

Mas, o que acha de experimentar uma almôndega de berinjela light? Além de ser uma forma muito gostosa de consumir o legume, o prato é uma excelente opção para quem segue uma dieta vegetariana ou simplesmente quer fazer uma refeição sem carne. 

  Continua Depois da Publicidade  

A preparação não é difícil de fazer e além da berinjela, você vai precisar apenas de farinha de aveia, ovos, alho, cebola, pimenta-do-reino, sal e azeite de oliva.

Para quem quiser uma receita mais light e saudável, vale a pena assar em vez de fritar as bolinhas de berinjela. Afinal, não é nenhuma novidade que comer fritura faz mal.

Agora que já sabemos disso tudo, só falta experimentar como a almôndega de berinjela light fica ótima! Portanto, confira o passo a passo e corra até a cozinha para colocar a mão na massa:

Almôndega de berinjela

Almôndega de berinjela light

Uma receita de almôndega sem carne. Um jeitinho bem saboroso de aproveitar a berinjela!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 35 mins
Tempo Total 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 4
Calorias 226 kcal

Equipamento

  • Frigideira
  • Liquidificador (ou processador de alimentos)
  • Tigela
  • Assadeira

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Ponha o azeite em uma frigideira e leve ao fogo. Adicione a cebola, o alho e refogue até dourar.
  • Então, acrescente a berinjela em cubos e continue cozinhando até ela ficar macia.
  • Transfira todo o refogado para o liquidificador ou processador e bata bem, até formar uma pasta homogênea.
  • Coloque a pasta em uma tigela e complete com os ovos, a farinha de aveia, o sal e a pimenta-do-reino. Se quiser, ponha também outros temperinhos naturais da sua preferência.
  • Misture bem até formar uma massa homogênea. Deixe na geladeira por 30 minutos para firmar.
  • Passado esse tempo, modele a massa no formato de pequenas bolinhas. Distribua as bolinhas em uma assadeira untada com um pouco de azeite e leve ao forno para assar. Vire as almôndegas na metade do tempo para que dourem dos dois lados.

Notas

  • Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
  • Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten e/ou lactose.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de almôndegas que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Almôndega de berinjela light
Quantidade por Porção
Calorias 226 Calorias da Gordura 126
% Valores Diários*
Gordura Total 14g22%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 9g
Colesterol 82mg27%
Sódio 49mg2%
Potássio 632mg13%
Carboidratos 22g7%
Fibras 8g32%
Açúcar 9g
Proteína 7g14%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave almôndega de berinjela, almôndega de berinjela light, almôndega vegetariana
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário