Aproveitar os benefícios da berinjela não precisa ser um sacrifício para quem não gosta tanto de comer legumes e verduras. Afinal, é possível preparar muita coisa saborosa e saudável com o alimento!
Hoje, vamos te sugerir um prato incrível para o café da manhã ou lanchinho da tarde, mas que também pode acompanhar um almoço ou jantar. Estamos falando do bolinho de berinjela assado light!
A preparação não leva a farinha de trigo branca, famosa por não ser a melhor para a saúde ou boa forma. Em seu lugar, a lista de ingredientes pede um tipo de farinha mais saudável: a farinha de aveia.
Além disso, a receita conta com o tempero delicioso da cebola, da pimenta-do-reino e da cebolinha. Mesmo quem costuma virar a cara para a berinjela vai querer experimentar!
Quer ver só? Então, aproveite que o passo a passo do bolinho de berinjela assado light está logo abaixo e experimente o prato agora mesmo!
Bolinho de berinjela assado light
Equipamento
- Panela
- Tigela
- Assadeira
Ingredientes
- 1 berinjela grande, descascada e cortada em pedaços
- ½ cebola picada
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa farinha de aveia sem glúten
- pimenta-do-reino a gosto
- azeite de oliva a gosto
- cebolinha picada a gosto
- sal a gosto
- água para cozinhar
Instruções
- Leve a berinjela para ferver em uma panela com água e sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou até que comece a amolecer.
- Desligue o fogo, ponha a berinjela cozida em uma tigela e amasse com uma garfo.
- Adicione o sal, o ovo, a cebola, a pimenta-do-reino e a cebolinha picada. Misture até incorporar bem e acrescente a farinha de aveia por último. Mexa tudo para que a massa fique bem homogênea.
- Unte uma assadeira com azeite. Modele a massa na forma de 12 bolinhos e distribua-os na assadeira, deixando um espaço entre um e outro.
- Leve para assar no forno em fogo médio (180º C) por 20 minutos ou até dourar. Na metade do tempo (10 minutos), vire os bolinhos de lado para que eles assem por completo.
Notas
- Para garantir que a farinha de aveia usada na receita realmente não contém glúten, leia atentamente tudo o que estiver escrito na embalagem do produto (inclusive as letrinhas pequenas). Caso faça a sua farinha de aveia em casa, cheque com o mesmo cuidado o rótulo da aveia que utilizar no preparo da farinha caseira. Isso é necessário porque embora a aveia seja naturalmente livre de glúten, ela pode ser contaminada pelo glúten quando produzida, processada, embalada, armazenada ou transportada no mesmo ambiente em que alimentos que têm glúten.
- Além disso, leia minuciosamente a embalagem dos outros ingredientes da receita para checar se eles não podem apresentar algum teor de glúten e/ou lactose.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?