Receita de bolinho de taioba vegano e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

Em um primeiro momento, alguém poderia pensar que não existem muitas opções de petiscos veganos, mas isso não é verdade. Afinal, com criatividade dá para juntar ingredientes de origem vegetal e preparar aperitivos muito saborosos!

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, podemos usar a taioba para fazer bolinhos salgados. Caso você não conheça, a taioba é uma planta alimentícia não convencional (PANC) nutritiva. Fique por dentro dos benefícios da taioba.

A preparação precisa ser feita com a taioba cozida, pois é no processo de cozimento ou fervura que se elimina as substâncias tóxicas da planta.

Vale destacar ainda que a taioba indicada para o consumo é a Xanthosoma sagittifolium, que tem folhas gigantes e talos carnudos e verdes. Por outro lado, a taioba brava (Xanthosoma violaceum) apresenta talos arroxeados e não podemos consumi-la. 

Você também se preocupa com o gosto do bolinho? Calma, pois a receita conta com ingredientes que dão muito sabor como cebola, alho, pimenta-do-reino e cominho.

Já se convenceu a dar uma chance ao bolinho? Então, aprenda como preparar e experimente a receita agora mesmo! O passo a passo está logo a seguir:

Bolinho de taioba

Bolinho de taioba

Aprenda uma receita diferente de bolinho sem carne. Um petisco vegano para o seu lanchinho!
5 de 2 votos
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 30 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 16
Calorias 344 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Escorredor
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Cozinhar as folhas de taioba em uma panela com água por 10 minutos. Escorrer bem e reservar.
  • Colocar o azeite em uma panela e levar ao fogo para aquecer. Adicionar o alho, a cebola e dourar. Acrescentar a taioba e refogar por mais dois minutos.
  • Misturar a farinha de trigo e mexer bem, até dar liga. Desligar o fogo e temperar com pimenta-do-reino e um pouco de sal.
  • Deixar a massa esfriar. Após, modelar no formato de 16 croquetes.
  • Passar os croquetes na farinha de trigo integral para empanar. Depois é só fritar no óleo de girassol quente até que os bolinhos fiquem dourados por fora.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 344kcalCarboidratos: 7gProteína: 1gGordura: 35gGordura Saturada: 4gSódio: 18mgPotássio: 54mgFibras: 1gAçúcar: 1gVitamina A: 2IUVitamina C: 1mgCálcio: 6mgFerro: 1mg
Palavras Chave bolinho, bolinho de taioba, bolinho vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário