Receita de bolinho de taioba vegano e gostoso

Especialista da área:
atualizado em 07/06/2021

Em um primeiro momento, alguém poderia pensar que não existem muitas opções de petiscos veganos, mas isso não é verdade. Afinal, com criatividade dá para juntar ingredientes de origem vegetal e preparar aperitivos muito saborosos!

  Continua Depois da Publicidade  

Por exemplo, podemos usar a taioba para fazer bolinhos salgados. Caso você não conheça, a taioba é uma planta alimentícia não convencional (PANC) nutritiva. Fique por dentro dos benefícios da taioba.

A preparação precisa ser feita com a taioba cozida, pois é no processo de cozimento ou fervura que se elimina as substâncias tóxicas da planta.

Vale destacar ainda que a taioba indicada para o consumo é a Xanthosoma sagittifolium, que tem folhas gigantes e talos carnudos e verdes. Por outro lado, a taioba brava (Xanthosoma violaceum) apresenta talos arroxeados e não podemos consumi-la. 

Você também se preocupa com o gosto do bolinho? Calma, pois a receita conta com ingredientes que dão muito sabor como cebola, alho, pimenta-do-reino e cominho.

Já se convenceu a dar uma chance ao bolinho? Então, aprenda como preparar e experimente a receita agora mesmo! O passo a passo está logo a seguir:

Bolinho de taioba

Bolinho de taioba

Aprenda uma receita diferente de bolinho sem carne. Um petisco vegano para o seu lanchinho!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 30 mins
Tempo Total 40 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 16
Calorias 344 kcal

Equipamento

  • Panelas
  • Escorredor
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Cozinhar as folhas de taioba em uma panela com água por 10 minutos. Escorrer bem e reservar.
  • Colocar o azeite em uma panela e levar ao fogo para aquecer. Adicionar o alho, a cebola e dourar. Acrescentar a taioba e refogar por mais dois minutos.
  • Misturar a farinha de trigo e mexer bem, até dar liga. Desligar o fogo e temperar com pimenta-do-reino e um pouco de sal.
  • Deixar a massa esfriar. Após, modelar no formato de 16 croquetes.
  • Passar os croquetes na farinha de trigo integral para empanar. Depois é só fritar no óleo de girassol quente até que os bolinhos fiquem dourados por fora.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolinho de taioba
Quantidade por Porção
Calorias 344 Calorias da Gordura 315
% Valores Diários*
Gordura Total 35g54%
Gordura Saturada 4g20%
Sódio 18mg1%
Potássio 54mg1%
Carboidratos 7g2%
Fibras 1g4%
Açúcar 1g
Proteína 1g2%
Vitamina A 2IU0%
Vitamina C 1mg1%
Cálcio 6mg0%
Ferro 1mg6%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave bolinho, bolinho de taioba, bolinho vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário