Além de todos os benefícios que a abóbora traz para a saúde, uma de suas vantagens é que, quando usada na medida certa, sem exageros, e ao lado dos ingredientes corretos, ela pode fazer parte do cardápio de uma dieta low carb.
E não, a presença do vegetal não precisa se limitar a uma saladinha para acompanhar o almoço ou o jantar. A abóbora também pode aparecer em uma deliciosa receita de bolo low carb!
A receita que vamos conhecer hoje também é livre de glúten e de laticínios. O prato é feito à base de farinha de coco e farinha de amêndoas, que são algumas das farinhas low carb que podem substituir a farinha de trigo.
Por ser low carb, a preparação não conta com qualquer tipo de açúcar ou mel na sua lista de ingredientes. Entretanto, ela traz o toque saboroso das raspas de laranja, da canela em pó, da baunilha e da noz-moscada.
Que tal experimentar o bolo de abóbora low carb no lanchinho da tarde? Então, aprenda agora mesmo como preparar a receita! As instruções estão logo abaixo:
Bolo de abóbora low carb
Equipamento
- Batedeira
- Liquidificador
- Tigela
- Forma antiaderente
Ingredientes
- 250 gramas abóbora picada em cubinhos
- 7 ovos gemas e claras separadas
- 90 gramas farinha de amêndoa
- 40 gramas farinha de coco
- 70 ml azeite de oliva extra virgem
- laranja raspas, a gosto
- ⅓ vagem baunilha ou 1 gota de essência de baunilha (opcional)
- 1 colher de chá canela em pó
- 1 pitada noz-moscada (opcional)
- 1 colher de chá fermento sem glúten para bolos
- 1 pitada sal
Instruções
- Preaqueça o forno em 180º C. Bata as claras em neve e reserve.
- Junte as gemas, o azeite e a abóbora picada no liquidificador. Triture até formar um creme homogêneo.
- Despeje o creme em uma tigela grande e junte o restante dos ingredientes, com exceção das claras em neve. Mexa para misturar muito bem.
- Incorpore as claras em neve lentamente, com muito cuidado e delicadeza para não desmanchá-las.
- Despeje a massa na forma e leve ao forno para assar por 45 a 50 minutos.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- A farinha de amêndoa pode ser substituída pela farinha de nozes. Você ainda pode usar 40 gramas de farinha de amêndoa mais 40 gramas de farinha de nozes.
- Se achar que o bolo precisa ficar mais docinho, use duas colheres de sopa de xilitol ou stevia pura.
- O número de porções que a receita rende e o teor de carboidratos e calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar cada fatia do bolo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?