Receita de bolo de manga vegano

Especialista da área:
atualizado em 10/06/2022

As frutas são uma verdadeira bênção, não é mesmo? Saborosas, elas fornecem nutrientes e também podem ser utilizadas em receitas capazes de agradar diferentes pessoas.

Um belo exemplo é o bolo de manga que vamos conhecer. Embora seja uma sobremesa vegana, ele tem tudo para conquistar o coração (e o paladar) até de quem não vai muito com a cara do veganismo

  Continua Depois da Publicidade  

Por si só, a manga já é bem gostosa, no entanto, o prato ainda tem direito a uma deliciosa calda de caramelo, que é feita a partir da clássica combinação entre açúcar e água. 

Sem leite de vaca ou ovos, a massa da preparação é à base de farinha de trigo. Além disso, ela pede um leite vegetal, como o leite de amêndoas. Mas, se quiser, você ainda pode substituir o ingrediente por água ou suco de manga, caso deseje intensificar o sabor da fruta.

Agora que já sabe disso tudo, só falta aprender como fazer o bolo de manga vegano e experimentar essa delícia! Então, aproveite que o passo a passo está explicadinho a seguir, separe os ingredientes e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Bolo de manga

Bolo de manga vegano

Um bolo para os veganos que amam doce. Um jeito delicioso de usar a manga!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 10 mins
Refeição Lanche, Sobremesa
Rendimento 10
Calorias 389 kcal

Equipamento

  • Forma de silicone
  • Panela
  • Tigela

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Fatie de 1 a 2 mangas. A quantidade exata depende do tamanho das suas mangas e do tanto de manga que você quer que o seu bolo tenha. Reserve.
  • Coloque 1 xícara de açúcar e ½ xícara de água em uma panela no fogo médio. Mexa até a mistura derreter bem. Após atingir o ponto de bala mole, continue a mexer até formar um caramelo bem lisinho.
  • Despeje a calda de caramelo no fundo de uma assadeira de silicone, espalhando bem. Distribua as fatias de manga por cima dela. Reserve.
  • Junte a farinha de trigo, o 1⅓ de xícara de açúcar, o fermento e o bicarbonato em uma tigela. Misture.
  • Acrescente o leite vegetal, o óleo e o vinagre, Misture novamente até ficar homogêneo.
  • Despeje a massa na forma reservada. Caso tenha sobrado manga, você pode colocar algumas fatias por cima da massa, mas isso é opcional.
  • Leve para assar por 40 a 45 minutos no forno preaquecido em 200º C. Porém, fique de olho para não queimar. Para saber se está bom, espete com um palito, se sair seco, o bolo já assou.
  • Deixe dar uma esfriadinha, desenforme e sirva!

Notas

  • Se usar uma forma de alumínio, não esqueça de untar. Além disso, desenforme o bolo no máximo 10 a 15 minutos após tirar do forno. Caso contrário, o caramelo vai endurecer, será mais difícil desenformar e a manga que está embaixo não ficará tão legal.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo de manga vegano
Quantidade por Porção
Calorias 389 Calorias da Gordura 72
% Valores Diários*
Gordura Total 8g12%
Gordura Saturada 1g5%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 5g
Sódio 184mg9%
Potássio 104mg2%
Carboidratos 77g26%
Fibras 2g8%
Açúcar 52g
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo de manga, bolo de manga vegano, bolo vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário