Leite vegetal

Como Fazer Leite Vegetal – Receitas e Dicas

O leite vegetal é uma excelente alternativa para quem é vegano ou procura por uma alimentação mais saudável e light. Abaixo, você encontra algumas receitas de como fazer leite vegetal em casa com facilidade e utilizar em diferentes preparos.

Cada leite possui uma consistência e aroma diferente e pode ser usado para certos fins, como tomado puro ou no preparo de receitas doces e salgadas. Lembre-se de que quanto mais água usar para bater, mais líquido o leite fica.

O leite vegetal deve ser guardado em garrafa de vidro limpa e mantido por no máximo 4 a 5 dias. Use o resíduo do leite para preparo de receitas, evite o desperdício. Confira então como fazer leite vegetal caseiro abaixo!   

1. Como fazer leite vegetal de castanhas

Esse leite vegetal é ideal para cozinhar, principalmente cremes. Com apenas 25 calorias por copo, é fonte de cálcio e vitaminas D, E e A. Ajuda no fortalecimento dos ossos e reforça o sistema imunológico, além da proteção contra o envelhecimento precoce da pele.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de castanhas-do-pará;
  • 3 xícaras de chá de água filtrada;
  • água para deixar de molho.

Modo de preparo:

Coloque as castanhas-do-pará em uma tigela, cubra com o dobro de água e deixe de molho por 8 horas.

Escorra, lave e leve para bater no liquidificador com a água filtrada e bata por 1 minuto.

Em seguida coe em peneira e guarde na geladeira.

2. Como fazer leite vegetal de arroz

O leite de arroz tem baixo índice calórico e poucas gorduras. O seu consumo regular pode trazer a redução do peso. A sua composição bem fina pode ser líquida demais para bebidas quentes, por isso considere o melhor uso desse leite no dia a dia.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de arroz integral;
  • 4 xícaras de chá de água;
  • 4 xícaras de chá de água filtrada.

Modo de preparo:

Em uma panela em fogo médio, coloque 1 xícara de arroz integral e 4 xícaras de água. Deixe cozinhar até os grãos ficarem macios e cozidos, por cerca de 25 minutos. Desligue, leve ao liquidificador e bata com mais 4 xícaras de água filtrada em temperatura ambiente no modo pulsar por 6 vezes. Se quiser mais encorpado, pode bater.

3. Como fazer leite vegetal de amendoim

O leite de amendoim tem sabor similar ao leite de amêndoas, com a vantagem de ser mais econômico e sem perder em nutrientes. O resíduo do leite é ideal para o preparo de doces como bolos, bolachas e cookies, portanto, não desperdice.

Ingredientes:

  • 1 1/2 xícaras de chá de amendoim cru e com casca;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Lave os amendoins em uma peneira. Coloque-os em uma vasilha; cubra com água e deixe repousar por 12 horas. Escorra e lave.

Coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo médio até ferver. Quando ferver, desligue e deixe descansar por 5 minutos. Escorra, lave rapidamente e bata em um liquidificador com 1 litro de água. Guarde na geladeira em pote fechado.

4. Como fazer leite vegetal de inhame

Esse leite é muito energético e ótima fonte de vitamina E, além de ser anti-inflamatório e um regulador hormonal. O leite também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • 2 inhames;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Descasque o inhame, pique em cubos grandes e cozinhe em água até ficar macio. Descarte a água do cozimento. Transfira o inhame para o liquidificador junto com a água filtrada. Bata até ficar líquido.

Coe em um pano fino. Transfira para um vidro com tampa e guarde na geladeira por até 3 ou 4 dias.

5. Como fazer leite vegetal de coco

O leite de coco pode ser usado para receitas doces e salgadas. A sua textura é cremosa e combina bem com smoothies e bebidas quentes. É ótima fonte de nutrientes e ajuda no controle do colesterol.

Ingredientes:

  • 1 coco seco;
  • 3 xícaras de chá de água quente.

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 240ºC, retire toda a água de um coco seco, coloque em uma assadeira e leve para assar por 15 minutos.

Espere ficar morno e dê leves marteladinhas para ajudar a quebrar o coco. Separe a casca da polpa com o auxílio de uma faca sem ponta. Pique esta polpa em pedaços menores.

Em um liquidificador, coloque a polpa de coco, adicione a água quente e bata por 3 minutos. Coe com um pano limpo ou peneira bem fina.

6. Como fazer leite vegetal de soja

O leite de soja é rico em proteínas, fibras e vitaminas do complexo B. Fique atento para o fato de que, por vezes, em bebidas quentes, o leite pode coalhar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de soja;
  • 5 xícaras de água;
  • essência de baunilha a gosto.

Modo de preparo:

Para dar um choque térmico e evitar o sabor desagradável da soja, deixe os grãos cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria.

Deixe-os de molho em recipiente de vidro por 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada  xícara do grão de soja hidratado. Coe, peneire e esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Conserve na geladeira por 3 dias.

7. Como fazer leite vegetal de aveia

Naturalmente adocicado e cremoso, esse leite vegetal é rico em fibras, antioxidantes, ferro, zinco e magnésio. Seu consumo auxilia no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, auxilia a manter o intestino regulado e evitar doenças cardíacas.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de aveia em flocos;
  • 2 xícaras de chá de água filtrada;
  • 5 pedras de gelo.

Modo de preparo:

Em um liquidificador, coloque a aveia, a água e deixe de molho por uma hora. Adicione as pedras de gelo e bata até ficar uniforme. Coe em uma peneira bem fina. Adoce a gosto e conserve na geladeira por 4 dias.

8. Como fazer leite vegetal de cânhamo

Com sabor mais acentuado que os outros leites vegetais, o leite de cânhamo é ideal para o preparo de receitas salgadas. Feito com as sementes de cânhamo em água, esse leite é rico em vitaminas, proteínas e minerais.

Ingredientes:

  • 600 ml de água;
  • 90 gramas de sementes de cânhamo descascadas.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes num processador de alimentos e triture. No último minuto bata em  velocidade máxima. Passe o líquido por um pano fino. Esprema bem para retirar o máximo de sabor. Conserve em geladeira por no máximo 5 dias.

9. Como fazer leite vegetal de amêndoas

O leite é rico em cálcio e magnésio. O leite ajuda a prevenir e a osteoporose. Além disso, o seu consumo regular fortalece os músculos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de amêndoas cruas;
  • 3 xícaras de chá de água filtrada;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Em uma vasilha funda, coloque as amêndoas cobertas com o dobro de água e deixe de molho por 12 horas. Se estiver muito calor, tampe e coloque na geladeira. Escorra a água e bata as amêndoas em um liquidificador juntamente com a água e a essência de baunilha. Bata tudo, coe em uma peneira e guarde na geladeira.

10. Como fazer leite vegetal de nozes

Previne doenças cardiovasculares, é rico em vitamina E, ácidos graxos ômega 3 e 6, polifenóis e oligoelementos, selênio, cobre, zinco e magnésio.

Ingredientes:

  • 1 xícara de nozes;
  • 2 a 3 xícaras de água.

Modo de preparo:

Coloque as nozes de molho em uma vasilha com água por 8 a 12 horas. Escorra a água do molho e lave as nozes com água corrente; leve as nozes ao liquidificador junto com as xícaras de água filtrada até obter a consistência desejada. Coe o leite com uma peneira e guarde na geladeira.

11. Como fazer leite vegetal de gergelim

O gergelim ajuda a reduzir o colesterol ruim e contém bastante cálcio.

Ingredientes:

  • 1 xícara de gergelim;
  • 3 xícaras de água filtrada.

Modo de preparo:

Deixe o gergelim de molho na água por 8 horas. Depois desse tempo jogue a água fora.

Bata no liquidificador com 3  xícaras de água filtrada. Coe. Coloque em uma garrafa de vidro com tampa e guarde na geladeira por no máximo 2 dias.

12. Como fazer leite vegetal de linhaça

A linhaça tem a função adstringente, ou seja, é uma ótima aliada na perda de gordura. Ajuda também a tratar problemas na pele como ressecamento, psoríase, acnes e alergias.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de semente de linhaça;
  • água o suficiente para cobrir.

Modo de preparo:

Coloque as semente de linhaça dentro de um recipiente fundo, adicione água até cobrir 2 dedos acima das sementes. Deixe de molho por 8 horas ou de um dia para o outro.

No dia seguinte, essa linhaça terá se transformado em um tipo de gel. Escorra a água. Transfira a linhaça em gel para dentro de um liquidificador. Adicione 2 xícaras de água. Bata bem até que triture todas as semente de linhaça. Passe o leite por um pano fino e esprema bem. Transfira o leite para uma garrafa de vidro e mantenha na geladeira por até 10 dias.

13. Como fazer leite vegetal de semente de abóbora

As sementes de abóboras muitas vezes são descartadas para apenas a polpa da abóbora ser consumida. É possível fazer um leite vegetal super nutritivo com essa semente e que pode ser usada em diversas receitas.

Ingredientes:

  • 1 xícara de sementes de abóbora;
  • 1 litro de água filtrada.

Modo de preparo:

Coloque as sementes em uma peneira ou escorredor. Lave bem em água corrente. Coloque as sementes em um recipiente de vidro, acrescente água filtrada, tampe o vidro e deixe de molho por 8 horas na geladeira. Depois disto, escorra a água do molho, coloque as sementes no liquidificador, acrescente o litro de água filtrada e bata bem. Coe em peneira bem fina ou um pano especial como o voal. Conserve na geladeira por até 3 dias.

14. Como fazer leite vegetal de quinoa

A quinoa é um alimento de alto valor nutricional com múltiplos benefícios para a saúde física e mental.  É rica fonte de fibra, ácidos graxos e aminoácidos essenciais. Contém poucas calorias.

Ingredientes:

  • 1 xícara de grãos de quinoa;
  • 6 xícaras de água;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha.

Modo de preparo:

Coloque a quinoa em um recipiente, cubra-a com água e deixe-a de molho a noite inteira. No dia seguinte, escorra a quinoa e coloque os grãos em uma panela com duas xícaras de água. Cozinhe até que amaciar e depois leve para bater no liquidificador, com outras duas xícaras de água.

Processe na velocidade máxima até obter uma bebida homogênea.

15. Como fazer leite de sementes de girassol

O leite de sementes de girassol é nutritivo e mais econômico do que as outras opções. Ele é rico em proteínas, vitamina B1 e minerais importantes como potássio, magnésio, cobre, selênio e fósforo.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de sementes de girassol;
  • 5 xícaras de chá de água filtrada;
  • 1 pitada de sal;
  • adoçante a gosto;
  • extrato de baunilha.

Modo de preparo:

Coloque as sementes de girassol em uma peneira e lave bem. Coloque-as em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 8 horas. Escorra, lave e coloque em um liquidificador com a água filtrada. Bata por cerca de 1 minuto ou até as sementes ficarem bem trituradas. Adicione adoçante a gosto. Coe em uma peneira e guarde na geladeira em vidro limpo e fechado.

O que você achou dessas receitas que separamos acima? Pretende aprender como fazer leite vegetal em casa? Quais tipos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*