Receita de bolo gelado vegano

Especialista da área:
atualizado em 02/08/2022

Lembra da toalha felpuda? Aquele bolo gelado de coco marcou tanto a infância, que só de pensar já bate uma saudade. Porém, nada impede alguém de saborear essa delícia de sobremesa depois de adulto.

Nem mesmo o fato de ser adepto do estilo de vida vegano. Afinal, com algumas mudanças é possível preparar um delicioso bolo gelado vegano bem no estilo da toalha felpuda. 

  Continua Depois da Publicidade  

A versão vegana do quitute conta com uma massa à base de ingredientes como coco ralado, farinha de trigo e leite de soja. Ela ainda leva o açúcar demerara para ficar mais docinha.

Como se não bastasse, o doce tem direito a uma deliciosa cobertura, mas você vai precisar de leite de coco caseiro para prepará-la. Portanto, aproveite para aprender como fazer um leite de coco caseiro

Já deu até água na boca, não é mesmo? Então, confira o passo a passo do bolo gelado vegano e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Bolo gelado

Bolo gelado vegano

Uma versão vegana do famoso bolo toalha felpuda. Uma delícia com o gostinho do coco!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 15 mins
Tempo de Espera 45 mins
Tempo Total 1 hr
Refeição Lanche, Sobremesa
Porções 12
Calorias 375 kcal

Equipamento

  • Tigela
  • Forma
  • Papel alumínio

Ingredientes
  

Para a massa

Para a cobertura

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em 200º C. Unte uma forma com um pouco de óleo e enfarinhe com um pouco de farinha de trigo.
  • Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar demerara, o sal, o bicarbonato de sódio e o coco ralado. Misture.
  • Adicione o óleo de girassol e o leite de soja. Misture delicadamente, indo de baixo para cima, até a massa ficar bem homogênea.
  • Acrescente a essência de baunilha, o fermento e o vinagre branco. Mexa novamente de baixo para cima. Despeje a massa na forma untada e enfarinhada.
  • Leve o bolo para assar por 35 minutos no forno preaquecido. Após colocar o bolo no forno, não abra antes de dar 20 minutos. Para saber se está bom, espete com um palito: se sair limpo, o bolo já assou.
  • Para fazer a cobertura, primeiro, misture as 2 colheres de café de amido de milho com 2 colheres de sopa de leite de coco caseiro.
  • Então, junte 1½ xícara de leite de coco caseiro, ½ xícara de leite de soja, 3 colheres de sopa de açúcar demerara e a mistura entre amido de milho e leite de coco em uma panela ao fogo.
  • Mexa com uma espátula. Logo que levantar fervura, conte 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.
  • Depois que o bolo estiver pronto, faça vários furinhos na massa para que a cobertura penetre bem no bolo. Então, corte em 12 quadradinhos, mas ainda não tire os quadradinhos da forma.
  • Jogue a cobertura quente por cima do bolo ainda quente. Polvilhe coco ralado por cima.
  • Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Prontinho!

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Bolo gelado vegano
Quantidade por Porção
Calorias 375 Calorias da Gordura 198
% Valores Diários*
Gordura Total 22g34%
Gordura Saturada 10g50%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 10g
Sódio 210mg11%
Potássio 195mg4%
Carboidratos 40g13%
Fibras 1g4%
Açúcar 21g
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave bolo gelado, bolo gelado vegano, bolo vegano, toalha felpuda
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário