Que brasileiro em sã consciência consegue dizer que não gosta do brigadeiro ou recusar o docinho? Talvez aqueles que estejam querendo cortar o açúcar em excesso da dieta para cuidar melhor da saúde e manter o peso sob controle.
No entanto, sabia que existem receitas do doce que não utilizam açúcar? Uma delas é o brigadeiro diet, que pede um adoçante como xilitol, stévia ou eritritol no lugar do tradicional açúcar de mesa.
Ao mesmo tempo, em vez de ser feita com achocolatado ou chocolate em pó, esta versão diet do docinho é preparada com o cacau em pó. Aliás, que tal aproveitar que está por aqui e conhecer os possíveis benefícios do cacau em pó?
Logicamente, não dá para comer a panela inteira de brigadeiro, pois qualquer comida, mesmo as diet, podem fazer mal e engordar quando consumimos em excesso. No entanto, com moderação, dá para aproveitar o docinho sem acabar com a saúde ou a dieta.
E aí, vamos aprender como é que se faz o brigadeiro diet? Então, confira o passo a passo de como preparar o quitute, que está logo a seguir:
Brigadeiro diet
Equipamento
- Panela
Ingredientes
- 300 ml leite desnatado
- 2 colheres de sopa cheias cacau em pó sem açúcar
- 1 colher de sopa manteiga
- 2 colheres de sopa xilitol
Instruções
- Juntar a manteiga e o cacau em pó em uma panela. Levar ao fogo baixo, adicionar um pouco do leite e misturar bem, até a manteiga derreter completamente.
- Acrescentar o restante do leite e colocar o adoçante. Mexendo sempre, deixar ferver em fogo médio.
- Misturar bem até dar o ponto de brigadeiro, o que pode demorar um pouco. Quando começar a desgrudar da panela, desligar o fogo e esperar ficar morno.
- Depois de 10 minutos, passar o brigadeiro para um recipiente, como um prato ou tigela. Servir de colher ou levar para gelar. Após gelar, será possível enrolar o doce, caso você queira.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- Você pode fazer a receita com outro adoçante no lugar do xilitol, como stévia ou eritritol.
- O número de porções que a receita rende e a quantidade de calorias por porção variam conforme o tamanho de brigadeiro que você enrolar ou a quantia que você servir em cada colher.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?