Benefícios do Xilitol – Para que serve e como usar

Especialista da área:
atualizado em 04/01/2021

O uso xilitol em ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Mas você sabe que é esse adoçante e quais os benefícios do xilitol para a saúde?

  Continua Depois da Publicidade  

O Xilitol é um adoçante natural presente nas fibras de alguns vegetais e, embora seja quase tão doce quanto o açúcar de mesa, ele é 40% menos calórico.

Assim, ele ajuda não só quem quer perder peso, mas também quem precisa seguir uma dieta restrita em açúcares.

Então, vamos conhecer os principais benefícios do xilitol para a saúde e como incorporá-lo à sua rotina alimentar.

O que é Xilitol

O xilitol é um poliol, um tipo de adoçante muito mais saudável que o açúcar branco refinado. Além disso, ele não é tão facilmente quebrado e processadas pelo corpo humano quanto as moléculas de açúcares e carboidratos simples.

Por isso existe uma grande diferença entre índice glicêmico dele e do açúcar branco refinado: Enquanto o do açúcar de mesa fica em torno de 100, o do xilitol varia entre 7 e 13.

Na prática, isso significa que o seu consumo não gera variação significativa do nível de açúcar no sangue, evitando assim picos de insulina.

Além disso, enquanto 5 g de açúcar branco contém 20 calorias, a mesma quantidade de xilitol contém apenas 12 calorias. Ou seja, o índice calórico do xilitol é quase a metade da sacarose.

Atualmente é possível encontrar muitos produtos com este tipo de adoçante, desde comidas, balas, chicletes, geleias, iogurtes, até pastas de dente.

Benefícios do Xilitol

O uso do xilitol é uma forma de evitar tanto o consumo de açúcar refinado, quanto dos adoçantes sintéticos, como o aspartame.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso o xilitol pode trazer diversos benefícios para a saúde, como veremos a seguir.

1. Ajuda na perda e na manutenção do peso

O açúcar de mesa é um alimento altamente calórico, mas indispensável na vida de muitas pessoas.

Por isso, o xilitol é um excelente aliado na luta contra a balança, uma vez que tem praticamente a metade de calorias que o açúcar comum.

Um estudo publicado em 2015 no periódico Journal of Biosciences and Medicines de 2015 avaliou este efeito. Nele os pesquisadores avaliaram a influência do uso do xilitol no peso, níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

Os resultados foram bastante animadores, uma vez que o uso do xilitol foi capaz de ajudar na redução do peso, da glicemia e ainda aumentou os níveis de HDL, o colesterol bom.

2. Liberado para diabéticos

Diferentemente dos carboidratos, o xilitol não precisa da insulina para ser metabolizado. Assim, quem sofre de diabetes, seja do tipo 1 ou do tipo 2, tolera bem seu consumo.

Além disso, a absorção do xilitol pelo intestino é bastante lenta, o que evita picos de glicemia.

3. Melhora a densidade dos ossos

O consumo regular de xilitol pode ajudar na manutenção da densidade dos ossos.

  Continua Depois da Publicidade  

Um estudo de 2019 publicado no periódico Nutrients, mostra que esse efeito ocorre principalmente pela ação prebiótica do xilitol, que não é completamente digerido, e chega ao intestino grosso praticamente intacto.

No intestino grosso o xilitol é fermentado pelas bactérias da microbiota intestinal. Assim, produz-se substâncias que ajudam na absorção de minerais, como o cálcio.

Mas esses efeitos, por enquanto, só foram vistos em modelos animais, e é necessária a realização de estudos maiores para avaliar melhor os benefícios em humanos.

4. Ajuda a prevenir cáries

O xilitol é utilizado para adoçar chicletes diet

A cárie é uma doença infecciosa evitável que atinge os dentes.  E o açúcar é um dos principais causadores das cáries.

Mas, as bactérias que causam as cáries e a placa bacteriana, que se alimentam dos restos de alimentos em nossos dentes, não conseguem digerir o xilitol.

Assim, o uso de xilitol ajuda a controlar a quantidade de bactérias na boca, e a evitar o aparecimento de cáries e placa, como demonstrado em estudos, como este publicado no periódico Iranian journal of microbiology, em 2012.

5. Ajuda a prevenir infecções respiratórias e de ouvido

Boca, nariz e ouvidos são partes do corpo que estão conectadas. E podemos ver isso facilmente: muitas vezes uma infecção de garganta causa tanto a congestão nasal quanto a sensação de “ouvido tapado”.

E, como o xilitol ajuda a reduzir a quantidade de bactérias na boca, isso acaba diminuindo a chance de infecções, seja de garganta, de ouvido e mesmo a sinusite.

Como usar?

A comercialização do xilitol é feita, de maneira geral, em pó, e ele pode ser usado em sucos, vitaminas, chás e cafés.

Além disso, como o xilitol suporta altas temperaturas, pode-se usá-lo no preparo de diversas receitas que requerem o uso de açúcar.

E quanto a dosagem ideal, ela deve ser feita de acordo com o paladar de cada um, já que ele não é tão doce quanto o açúcar de mesa.

Veja no vídeo abaixo qual é o melhor açúcar para o diabético, dicas e cuidados.

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais

Você já conhecia os benefícios do xilitol? Pretende incorporar esse adoçante no seu dia a dia? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Benefícios do Xilitol – Para que serve e como usar”

  1. Começarei a fazer uso do xilitol para equilibrar minha taxa de insulina no sangue, que está muito alta.

    Responder