Receita de coxinha de jaca light, vegana e integral

Especialista da área:
atualizado em 08/10/2021

A coxinha de jaca já é um verdadeiro clássico entre os veganos e vegetarianos. Ela é uma versão sem carne do salgado, em que o tradicional recheio de frango desfiado é substituído pela carne de jaca desfiada.

  Continua Depois da Publicidade  

Entretanto, para quem está querendo controlar melhor o peso, a opção ideal é recorrer a uma coxinha de jaca light. Nesta receita, a farinha de trigo integral toma o lugar da farinha de trigo branca.

Para completar, a massa também leva óleo de canola, água, cebola, cúrcuma e sal. Já no recheio, a jaca ganha a companhia do tomate, da azeitona e de temperos como alho, cebola e cheiro-verde (salsinha e cebolinha).

Como fritar a coxinha no óleo vai encher o salgado de calorias e frituras, o ideal para manter a preparação mais light é assar no forno.

Vamos aprender como fazer tudo isso? Então, não deixe de conferir as instruções de como fazer a coxinha de jaca light que estão explicadas logo abaixo:

Coxinha de jaca

Coxinha de jaca light

Uma coxinha para quem não come carne. Uma forma dos veganos e vegetarianos matarem a saudade do salgado!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 40 mins
Refeição Lanche
Culinária Brasileira
Rendimento 10
Calorias 272 kcal

Equipamento

  • Panela grande
  • Panela antiaderente
  • Assadeira
  • Papel vegetal

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Junte as duas xícaras de água com o óleo de canola, a cebola em pó, a cúrcuma e uma pitada de sal em uma panela. Leve ao fogo e espere esquentar.
  • Então, adicione as três xícaras de farinha de trigo integral aos poucos, mexendo com uma colher de pau até a massa começar a desgrudar da panela.
  • Não desligue o fogo enquanto mexe e mexa constantemente para evitar grudar e queimar no fundo. Após finalizar a massa, deixe que ela esfrie.
  • Para fazer o recheio, ponha um fio de óleo em uma panela antiaderente e leve ao fogo. Junte o alho e a cebola picada para refogar.
  • Após refogar o alho e a cebola, acrescente a jaca verde cozida e desfiada. Refogue por mais alguns minutos.
  • Coloque o tomate, os temperos e mexa bem. Ponha no fogo baixo e refogue por mais um minuto.
  • Adicione a azeitona, a salsinha, a cebolinha e deixe cozinhar por mais três minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Deixe o recheio esfriar.
  • Quando a massa e o recheio já estiverem frios, você poderá montar as coxinhas. Abra uma porção da massa no formato de um disco, recheio com a jaca refogada e modele no formato de coxinhas.
  • Passe a coxinha na água e empane na farinha de trigo integral. Repita o mesmo processo com o restante da massa e do recheio até acabar.
  • Distribua as coxinhas em uma assadeira forrada com papel vegetal e leve para assar no forno em 180º C por 30 minutos ou até começar a dourar.

Notas

  • Se a sua dieta permitir, você pode passar as coxinhas no ovo em vez de passá-las na água.
  • Aprenda aqui como fazer a jaca verde cozida e desfiada.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você modelar as suas coxinhas.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Coxinha de jaca light
Quantidade por Porção
Calorias
272
% VD*
Gordura
 
13
g
24
%
Gordura Saturada
 
1
g
5
%
Gordura Trans
 
1
g
Gordura Poliinsaturada
 
4
g
Gordura Monoinsaturada
 
8
g
Carboidratos
 
38
g
13
%
Fibras
 
6
g
24
%
Açúcar
 
6
g
7
%
Proteína
 
6
g
8
%
Sódio
 
71
mg
3
%
Potássio
 
337
mg
10
%
Vitamina A
 
216
IU
11
%
Vitamina C
 
7
mg
16
%
Cálcio
 
74
mg
7
%
Ferro
 
3
mg
21
%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave coxinha de jaca, coxinha de jaca light, coxinha light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário